Abordagem das Capacitações e educação infantil: um estudo sobre bem-estar, oportunidades e liberdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assis, Rafaella de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227259
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2021.
id UFSC_f8a26324b6f4130d237469acb0746f3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227259
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaAssis, Rafaella de OliveiraMarin, Solange Regina2021-08-23T14:09:53Z2021-08-23T14:09:53Z2021372031https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227259Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2021.A Abordagem das Capacitações é uma visão de desenvolvimento alternativa que desafia as estruturas econômicas padrão. Criada a partir de uma crítica ao pensamento utilitarista, a teoria formulada pelo economista Amartya Sen e a filósofa feminista Martha Nussbaum coloca os indivíduos no centro do discurso do bem-estar e os entende como meios e fins do desenvolvimento. O próprio processo de desenvolvimento é conceituado como a ampliação das escolhas e capacitações que irão ajudá-los a alcançar as vidas que têm razão para valorizar. A Abordagem das Capacitações vai além da renda para destacar a importância da liberdade. Mas esta acumula uma infinidade de opções, incluindo boas e ruins, e é através da Educação que o indivíduo, desde a infância, poderá ser oportunizado com as melhores escolhas. Serão desenvolvidos em formato de três ensaios, os objetivos são: apresentar a Abordagem das Capacitações partindo de uma análise crítica da teoria utilitarista. O segundo ensaio objetiva desenvolver uma visão alternativa para a educação partindo de pressupostos identificados na Abordagem das Capacitações, e o último ensaio tem por finalidade sugestionar metodologias a educadores, pais e responsáveis no desenvolvimento de crianças autônomas, livres e com suas capacitações expandidas.Abstract: The Capabilities Approach is a vision of alternative development that challenges according to standard regulations. Created from a critique of utilitarian thinking, a theory formulated by economist Amartya Sen and a feminist philosopher Martha Nussbaum places the incommunicado at the center of the well-being discourse and sees them as means and ends of development. The development process itself is conceptualized as the expansion of choices and capabilities that will help them reach the lives they have reason to value. The Capabilities Approach goes beyond income to highlight the importance of freedom. But this accumulates a multitude of options, including good and bad, and it is through Education that the individual, since childhood, can be given the opportunity with the best choices. They will be developed in the format of three essays, the objectives are: to present the Training Approach starting from a critical analysis of utilitarian theory. The second essay aims to develop an alternative vision for education based on assumptions identified in the Training Approach, and the last essay aims to suggest methodologies to educators, parents and guardians in the development of autonomous, free children and with their capacities expanded.192 p.| il., tabs.porEconomiaEducação infantilBem-estarDesenvolvimento socialAbordagem das Capacitações e educação infantil: um estudo sobre bem-estar, oportunidades e liberdadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPCNM0368-T.pdfPCNM0368-T.pdfapplication/pdf2338691https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/227259/-1/PCNM0368-T.pdf6e02616aafbd8ab1ae393b5af8921bd4MD5-1123456789/2272592021-08-23 11:09:54.002oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227259Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:09:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem das Capacitações e educação infantil: um estudo sobre bem-estar, oportunidades e liberdade
title Abordagem das Capacitações e educação infantil: um estudo sobre bem-estar, oportunidades e liberdade
spellingShingle Abordagem das Capacitações e educação infantil: um estudo sobre bem-estar, oportunidades e liberdade
Assis, Rafaella de Oliveira
Economia
Educação infantil
Bem-estar
Desenvolvimento social
title_short Abordagem das Capacitações e educação infantil: um estudo sobre bem-estar, oportunidades e liberdade
title_full Abordagem das Capacitações e educação infantil: um estudo sobre bem-estar, oportunidades e liberdade
title_fullStr Abordagem das Capacitações e educação infantil: um estudo sobre bem-estar, oportunidades e liberdade
title_full_unstemmed Abordagem das Capacitações e educação infantil: um estudo sobre bem-estar, oportunidades e liberdade
title_sort Abordagem das Capacitações e educação infantil: um estudo sobre bem-estar, oportunidades e liberdade
author Assis, Rafaella de Oliveira
author_facet Assis, Rafaella de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Assis, Rafaella de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marin, Solange Regina
contributor_str_mv Marin, Solange Regina
dc.subject.classification.none.fl_str_mv Economia
Educação infantil
Bem-estar
Desenvolvimento social
topic Economia
Educação infantil
Bem-estar
Desenvolvimento social
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Economia, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-08-23T14:09:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-08-23T14:09:53Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227259
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 372031
identifier_str_mv 372031
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227259
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 192 p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/227259/-1/PCNM0368-T.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6e02616aafbd8ab1ae393b5af8921bd4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805349975719936