MAPEAMENTO DE PROCESSO COMO CAMINHO ÓTIMO PARA GESTÃO PÚBLICA UNIVERSITÁRIA VISANDO À PADRONIZAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO EM UMA PÓS-GRADUAÇÃO
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181129 |
Resumo: | Nas últimas décadas, o setor público viu-se sob maior pressão no sentido de buscar melhorias em sua forma de operar, tendo como pano de fundo os conceitos do Direito Administrativo e as Boas Práticas da Administração Pública no que tange os processos e as premissas relacionadas à legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Diante deste contexto, várias estratégias de mudança têm sido adotadas por diferentes instituições públicas, geralmente utilizando práticas gerenciais do setor privado. Este artigo apresenta um estudo de caso realizado em uma Instituição Pública de Ensino Superior brasileira, de renome internacional, durante o desenvolvimento de uma proposta para nortear a elaboração de um Edital de Processo de Seleção de Mestrado e Doutorado. O objetivo da pesquisa é apresentar o mapeamento de processos, relatando as vantagens e limitações encontradas durante sua utilização. Além disso, o texto estabelece alguns elementos essenciais ao gestor de sistemas de educação, buscando orientações para a configuração de possíveis modelos de gestão e destacando alguns desafios e dificuldades enfrentadas pelos Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) em seu cotidiano de trabalho. |
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MAPEAMENTO DE PROCESSO COMO CAMINHO ÓTIMO PARA GESTÃO PÚBLICA UNIVERSITÁRIA VISANDO À PADRONIZAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO EM UMA PÓS-GRADUAÇÃOAdministração PúblicaGestão UniversitáriaEditalProcesso SeletivoMapeamento de ProcessoNas últimas décadas, o setor público viu-se sob maior pressão no sentido de buscar melhorias em sua forma de operar, tendo como pano de fundo os conceitos do Direito Administrativo e as Boas Práticas da Administração Pública no que tange os processos e as premissas relacionadas à legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Diante deste contexto, várias estratégias de mudança têm sido adotadas por diferentes instituições públicas, geralmente utilizando práticas gerenciais do setor privado. Este artigo apresenta um estudo de caso realizado em uma Instituição Pública de Ensino Superior brasileira, de renome internacional, durante o desenvolvimento de uma proposta para nortear a elaboração de um Edital de Processo de Seleção de Mestrado e Doutorado. O objetivo da pesquisa é apresentar o mapeamento de processos, relatando as vantagens e limitações encontradas durante sua utilização. Além disso, o texto estabelece alguns elementos essenciais ao gestor de sistemas de educação, buscando orientações para a configuração de possíveis modelos de gestão e destacando alguns desafios e dificuldades enfrentadas pelos Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) em seu cotidiano de trabalho.2017-11-17T18:15:24Z2017-11-17T18:15:24Z2017-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-03-5https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/181129COLLE, ALEXANDRE B.CARVALHO, FERNANDO LUZporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-17T18:15:24Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/181129Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-17T18:15:24Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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