Reflexões sobre os referenciais de análise em bioética no ensino da naturologia no Brasil à luz da bioética social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hellmann, Fernando
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103235
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Florianópolis, 2009.
id UFSC_f99d168fa6b08827e08e2add499d97f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103235
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Reflexões sobre os referenciais de análise em bioética no ensino da naturologia no Brasil à luz da bioética socialSaúde públicaBioéticaNaturologiaEstudo e ensinoBrasilDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Florianópolis, 2009.As possíveis relações entre Bioética e Naturologia estão presentes no desejo dessas áreas de conhecimento zelarem pelo bem-estar humano e do planeta, também no enfrentamento do desafio de superar perspectivas da práxis de âmbito individual e de caminhar na direção do bem comum coletivo. Considerando que há diferentes enfoques em Bioética, apresenta-se a Bioética Social como possível marco teórico para propor reflexões acerca dos desafios atuais da Naturologia frente a atenção à saúde coletiva. Assim, este estudo tem por objetivo discutir, à luz da Bioética Social, os temas e os referenciais de análise em Bioética presentes no ensino de Naturologia no Brasil e suas implicações para a formação do naturólogo. Este é um estudo qualitativo-descritivo, realizado por meio de investigação documental e de campo, desenvolvido em duas universidades brasileiras que abrigam o curso de Naturologia. Participaram como sujeitos da pesquisa vinte docentes. As informações foram obtidas em dois momentos: no primeiro, procedeu-se a coleta de dados documentais, em que foram selecionados e analisados trinta e seis planos de ensino, que continham temas de interesse à Bioética. No segundo, foram entrevistados vinte professores visando conhecer como era realizado o processo de ensino-aprendizagem frente aos temas encontrados. Os dados foram tratados através da análise de conteúdo. Os resultados são apresentados em dois artigos. O primeiro, responde à questão central do estudo, expondo os temas e referenciais bioéticos estudados transversalmente no curso, em cinco categorias: (1) Da relação terapêutica à ecologia: temas bioéticos presentes no ensino da Naturologia; (2) A relação terapêutica na Naturologia: enfoque do cuidado na Bioética; (3) Fundamentos da Naturologia: do enfoque naturalista à naturalização dos problemas sociais; (4) Das virtudes à deontologia: pluralidade de enfoques no ensino da Naturologia; (5) Vocação, presença e desafios da Bioética Social no curso de Naturologia. O segundo artigo versa sobre como se dá o estudo da ética, da deontologia e da bioética no curso, em quatro categorias: (1) Características gerais das disciplinas que envolvem o estudo da ética, bioética, e deontologia; (2) Bioética enquanto disciplina no curso de Naturologia: temas e referenciais de análise; (3) Abordagens teóricas da ética estudadas na Naturologia: um olhar a partir da Bioética Social; (4) O estudo da deontologia no ensino da Naturologia. Considera-se que, atualmente, o ensino de Naturologia tende a formar o naturólogo para o cuidado à saúde individual, mas não para a atenção à saúde coletiva e informa o acadêmico que há problemas sociais, mas não possibilita a capacitação de um profissional socialmente comprometido. Faz-se necessário ampliar conteúdos de caráter sóciopolítico no ensino e habilitar os referenciais à ótica da Bioética Social.Verdi, Marta Inez MachadoUniversidade Federal de Santa CatarinaHellmann, Fernando2013-07-16T03:44:51Z2013-07-16T03:44:51Z2013-07-16T03:44:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf269954http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103235porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T03:44:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/103235Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T03:44:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre os referenciais de análise em bioética no ensino da naturologia no Brasil à luz da bioética social
title Reflexões sobre os referenciais de análise em bioética no ensino da naturologia no Brasil à luz da bioética social
spellingShingle Reflexões sobre os referenciais de análise em bioética no ensino da naturologia no Brasil à luz da bioética social
Hellmann, Fernando
Saúde pública
Bioética
Naturologia
Estudo e ensino
Brasil
title_short Reflexões sobre os referenciais de análise em bioética no ensino da naturologia no Brasil à luz da bioética social
title_full Reflexões sobre os referenciais de análise em bioética no ensino da naturologia no Brasil à luz da bioética social
title_fullStr Reflexões sobre os referenciais de análise em bioética no ensino da naturologia no Brasil à luz da bioética social
title_full_unstemmed Reflexões sobre os referenciais de análise em bioética no ensino da naturologia no Brasil à luz da bioética social
title_sort Reflexões sobre os referenciais de análise em bioética no ensino da naturologia no Brasil à luz da bioética social
author Hellmann, Fernando
author_facet Hellmann, Fernando
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Verdi, Marta Inez Machado
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Hellmann, Fernando
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde pública
Bioética
Naturologia
Estudo e ensino
Brasil
topic Saúde pública
Bioética
Naturologia
Estudo e ensino
Brasil
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública, Florianópolis, 2009.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-16T03:44:51Z
2013-07-16T03:44:51Z
2013-07-16T03:44:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 269954
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103235
identifier_str_mv 269954
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103235
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651989358215168