A DISTRIBUIÇÃO DOS CAPITAIS CIENTÍFICOS ENTRE OS DOCENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS FRENTE AOS CONCEITOS DE BOURDIEU NA PERSPECTIVA DE AVALIAÇÃO DA CAPES
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114726 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi identificar a distribuição do capital científico dos docentes do programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau a partir dos conceitos descritos por Bourdieu, tomando a avaliação da CAPES do último triênio de 2007 a 2009. Desta forma, procuramos observar se a relação não igualitária entre as duas possibilidades de capitais, o científico puro e o institucional ocorre na dinâmica de distribuição entre os docentes do programa objeto deste estudo. A metodologia aplicada foi qualitativa, a partir dos dados da avaliação da instituição de ensino disponibilizado pela CAPES. Os principais resultados apontam que, a partir dos conceitos de Bourdieu (2004) no que tange a acumulação do capital no conjunto dos docentes, não ocorreu expressiva ocupação de posições de forma significativa entre os docentes com forte crédito político, mas uma forte acumulação de capital científico puro e fraca acumulação de capital institucional a partir dos resultados da avaliação da CAPES. Logo, o estudo contribui para demonstrar uma valorização atribuída pela CAPES na sua avaliação as atividades de pesquisa e ensino em detrimento as atividades de extensão, estimulando reflexões acerca dos conceitos de Pierre Bourdieu no que tange ao campo do capital científico puro e capital institucional. |
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