O papel da internet como fonte de pesquisa nas séries iniciais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82087 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_f9ee571ad4fa4a8fa67956fa95b02d39 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82087 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O papel da internet como fonte de pesquisa nas séries iniciaisEngenharia de produçãoPesquisa escolarInternet (Redes de computadores)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A pesquisa deve ser uma atitude cotidiana nos alunos que se defrontam com os instrumentos informatizados. O aprender busca a autonomia de professores e alunos, impulsiona a refletir e criticar sua própria experiência e dela extrair conhecimentos. A formação escolar vem hoje revestida de novas tarefas. De um lado porque deve preparar as novas gerações para viver conscientemente numa sociedade informatizada, de outro porque deve formar indivíduos que terão de exercer sempre um maior número de profissões caracterizadas por funções de tipo não repetitivo onde serão solicitadas, cada vez mais, capacidades para afrontar, comunicar e se auto-atualizar. Manter-se ainda como instituição de mudanças sociais, diante daquelas promovidas pela sociedade, é um grande desafio para a escola e para os profissionais da educação preocupados em contribuir para a formação de indivíduos capazes de compreender, interagir e transformar o mundo, indivíduos capazes de se auto-conduzir por este universo tão múltiplo. Este desafio requer estratégias eficientes de ensino, que contribuam efetivamente para o processo de construção do conhecimento de forma estimulante e motivadora recuperando o dinamismo da escola e estimulando os processos cognitivos facilitadores da aprendizagem. A pesquisa leva o aluno a pensar, a socializar-se a construir o próprio conhecimento, desde que ocorra comprometimento por parte de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem. Devemos considerar que a condução adequada de uma pesquisa, quer seja realizada através de bibliografia ou com o uso da Internet como fonte, dependerá da concepção de educação que o professor possui.Florianópolis, SCFialho, Francisco Antonio PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Ana Maria Müller de2012-10-19T11:21:57Z2012-10-19T11:21:57Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 87 f.| tabs., grafs.application/pdf185577http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82087porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T22:19:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82087Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T22:19:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da internet como fonte de pesquisa nas séries iniciais |
title |
O papel da internet como fonte de pesquisa nas séries iniciais |
spellingShingle |
O papel da internet como fonte de pesquisa nas séries iniciais Souza, Ana Maria Müller de Engenharia de produção Pesquisa escolar Internet (Redes de computadores) |
title_short |
O papel da internet como fonte de pesquisa nas séries iniciais |
title_full |
O papel da internet como fonte de pesquisa nas séries iniciais |
title_fullStr |
O papel da internet como fonte de pesquisa nas séries iniciais |
title_full_unstemmed |
O papel da internet como fonte de pesquisa nas séries iniciais |
title_sort |
O papel da internet como fonte de pesquisa nas séries iniciais |
author |
Souza, Ana Maria Müller de |
author_facet |
Souza, Ana Maria Müller de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Fialho, Francisco Antonio Pereira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Ana Maria Müller de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Pesquisa escolar Internet (Redes de computadores) |
topic |
Engenharia de produção Pesquisa escolar Internet (Redes de computadores) |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001 2001 2012-10-19T11:21:57Z 2012-10-19T11:21:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
185577 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82087 |
identifier_str_mv |
185577 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
ii, 87 f.| tabs., grafs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652075791286272 |