Professoras: significações narradas frente às violências que afetam crianças em escolarização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eberspächer, Nádia Josete
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93824
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
id UFSC_fa12524b4f39926279328d8558d96ed7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93824
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Professoras: significações narradas frente às violências que afetam crianças em escolarizaçãoEducaçãoProfessores -FormaçãoSanta CatarinaViolencia na escolaSanta CatarinaEnsino fundamentalSanta CatarinaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010Esta dissertação gestou-se na linha Ensino e Formação de Educadores, do Programa de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Propus-me o desafio de compreender as narrativas de professoras que atuam junto a crianças em escolarização que vivenciam situações de violências e procurei descortinar as possíveis significações dadas por estas profissionais a estas violências. Para tanto, realizei o estudo junto a uma turma do 5º Ano do Ensino Fundamental e suas professoras, numa escola pública situada no município de Lages, SC, em um bairro nomeado como violento, no período entre outubro de 2009 e junho de 2010. Realizei a pesquisa sob um olhar etnográfico por meio de entrevistas, da observação participante em sala de aula e de registros em diário de campo. Busquei também dados relacionados às violências contra crianças e adolescentes no Conselho Tutelar do município de Lages e, para além das investigações na escola campo, a pesquisa contou com um levantamento bibliográfico sobre a infância, as violências e suas manifestações no espaço escolar. As professoras, através de suas narrativas, deixaram conhecer um pouco de seu cotidiano na escola, o que oportunizou reflexões em relação ao objetivo proposto - a compreensão das suas narrativas, no que diz respeito às situações de violências vividas por seus educandos em contexto escolar.This dissertation is nurtured in line Teaching and Teacher Training, Program Graduate Education Sciences Center, Federal University of Santa Catarina. I set myself the challenge of understanding the narratives of teachers who work with children in school experiencing situations of violence and sought to uncover the possible meanings given by these professionals to the violence. To that end, I conducted the study with a group of 5th year of elementary school and her teachers at a public school located in Lages, SC, in a named violent neighborhood for the period between October 2009 and June 2010. I conducted the research under an ethnographic look through interviews, participant observation in the classroom and daily records in the field. I also searched data related to violence against children and adolescents in the Guardianship of Lages and beyond the school field investigations, the survey also included a literature about childhood, violence and its manifestations in the school. The teachers, through their narratives let know a little of their daily lives at school, which some thoughts in relation to its purpose - to understand their narratives, with regard to situations of violence experienced by their children in school context.Sousa, Ana Maria Borges deUniversidade Federal de Santa CatarinaEberspächer, Nádia Josete2012-10-25T03:45:32Z2012-10-25T03:45:32Z2012-10-25T03:45:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 p.| grafs.application/pdf288338http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93824porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T11:39:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/93824Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T11:39:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Professoras: significações narradas frente às violências que afetam crianças em escolarização
title Professoras: significações narradas frente às violências que afetam crianças em escolarização
spellingShingle Professoras: significações narradas frente às violências que afetam crianças em escolarização
Eberspächer, Nádia Josete
Educação
Professores -
Formação
Santa Catarina
Violencia na escola
Santa Catarina
Ensino fundamental
Santa Catarina
title_short Professoras: significações narradas frente às violências que afetam crianças em escolarização
title_full Professoras: significações narradas frente às violências que afetam crianças em escolarização
title_fullStr Professoras: significações narradas frente às violências que afetam crianças em escolarização
title_full_unstemmed Professoras: significações narradas frente às violências que afetam crianças em escolarização
title_sort Professoras: significações narradas frente às violências que afetam crianças em escolarização
author Eberspächer, Nádia Josete
author_facet Eberspächer, Nádia Josete
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Ana Maria Borges de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Eberspächer, Nádia Josete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Professores -
Formação
Santa Catarina
Violencia na escola
Santa Catarina
Ensino fundamental
Santa Catarina
topic Educação
Professores -
Formação
Santa Catarina
Violencia na escola
Santa Catarina
Ensino fundamental
Santa Catarina
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-25T03:45:32Z
2012-10-25T03:45:32Z
2012-10-25T03:45:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 288338
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93824
identifier_str_mv 288338
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 128 p.| grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652042433986560