Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitários
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102243 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_fa51f0398866393ec9978a97e31955e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102243 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitáriosEngenharia de produçãoProfessores universitariosSaudeQualidade de vida no trabalhoPercepçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.As condições de saúde dos professores, assim como dos trabalhadores de uma forma geral, dependem fundamentalmente das relações entre as exigências e condições de realização do trabalho, denominadas genericamente de cargas de trabalho, derivadas do contexto e das características da organização do trabalho, nesse caso, da atividade de docência. A avaliação das cargas de trabalho, a partir das suas dimensões físicas e psicológicas permite ampliar o grau de compreensão acerca da percepção das condições de trabalho, dos riscos e evidências de processos de adoecimento. O presente estudo tem como objetivo caracterizar as cargas psíquicas no trabalho de professores universitários e sua influência nos processos de saúde. A pesquisa, iniciada com base em uma análise documental dos afastamentos para tratamento de saúde dos professores do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (CCS-UFSM-RS), foi realizada em duas etapas: a) observação das atividades dos professores em aulas teóricas e práticas, com o intuito de organizar um check-list das condições de trabalho dos professores que atuam nos cursos do CCS-UFSM, que serviu de base para a organização do Q-CP - Questionário de Avaliação da Carga Psíquica; b) aplicação do Q-CP com professores dos cursos do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (318 participantes). A amostra válida (n = 86) contou de tempo médio de docência de 13,4 anos (DP= 9,9), idade média de 41,4 anos (DP= 10,5). As condições físicas dos ambientes de trabalho (ruídos, estado de conservação dos materiais e equipamentos, exigências posturais) foram percebidas pelos professores como fatores geradores de desconfortos, produzindo, sobre eles, efeitos psicogênicos das cargas físicas. A necessidade de falar constantemente durante as aulas é percebida como desconforto para 44% dos professores, reforçando a tese da relação entre sobrecarga no uso da voz e distúrbios da laringe e das cordas vocais. Em relação à organização do trabalho, 54,7% dos professores mostram-se insatisfeitos com a desproporcionalidade entre a responsabilidade exigida e a remuneração percebida pelo seu trabalho; 37,2% afirmam estarem descontentes com o seu trabalho, ainda que 54,7% nunca tenham pensado em mudar de emprego. Há uma distribuição equilibrada de sintomas quanto à idade e sexo sugerindo que o bem-estar psicológico é uma variável interveniente na avaliação da carga psíquica (Q-CP). Os resultados do estudo permitem afirmar que as condições de trabalho desses profissionais são precárias, tornando-os suscetíveis a processos de adoecimento, tanto no aspecto físico como no aspecto psíquico.Florianópolis, SCCruz, Roberto MoraesUniversidade Federal de Santa CatarinaLemos, Jadir Camargo2013-07-16T00:25:17Z2013-07-16T00:25:17Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| tabs.application/pdf221301http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102243porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-19T02:36:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102243Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-19T02:36:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitários |
title |
Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitários |
spellingShingle |
Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitários Lemos, Jadir Camargo Engenharia de produção Professores universitarios Saude Qualidade de vida no trabalho Percepção |
title_short |
Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitários |
title_full |
Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitários |
title_fullStr |
Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitários |
title_full_unstemmed |
Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitários |
title_sort |
Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitários |
author |
Lemos, Jadir Camargo |
author_facet |
Lemos, Jadir Camargo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cruz, Roberto Moraes Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Jadir Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Professores universitarios Saude Qualidade de vida no trabalho Percepção |
topic |
Engenharia de produção Professores universitarios Saude Qualidade de vida no trabalho Percepção |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-16T00:25:17Z 2013-07-16T00:25:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
221301 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102243 |
identifier_str_mv |
221301 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652238638284800 |