Projeto político-pedagógico escolar: instrumento de mudança ou a própria mudança?: a Escola do Ceará, uma experiência a ser compartilhada /

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reynaud, Rose Margareth
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78323
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.
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spelling Projeto político-pedagógico escolar: instrumento de mudança ou a própria mudança?: a Escola do Ceará, uma experiência a ser compartilhada /Escolas -Organizacao e administracaoEscolas publicasCriciuma (SC)Criciuma (SC)Sistemas de escolas municipaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação.O objetivo desta pesquisa foi compreender o que os professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Criciúma entendem por Projeto Político-pedagógico, e analisar como este vem sendo construído no dia-a-dia das escolas. Este estudo foi realizado a partir de uma pesquisa com as diretoras da Rede Municipal de Ensino de Criciúma/SC e de um estudo de caso em uma escola municipal. A Escola Reunida Professor Moacyr Jardim de Menezes, conhecida como Escola do Ceará, foi a escolhida por Ter se destacado no município, pelo trabalho desenvolvido, sendo pioneira em alguns aspectos, principalmente no que diz respeito à participação comunitária. Com os dados levantados no questionário aplicado aos diretores da Rede Municipal de Ensino, com a observação feita no dia-a-dia da escola onde entrevistamos docentes, funcionários, alunos, pais e pessoas da comunidade envolvidos, e com a análise dos documentos escolares existentes, relacionados com a política do país, foi possível perceber qual a concepção de educação que perpassa pelos projetos escolares municipais e apontar os aspectos que favorecem, e os maiores entraves para a construção do Projeto Político-Pedagógico escolarFlorianópolis, SCScheibe, LedaUniversidade Federal de Santa CatarinaReynaud, Rose Margareth2012-10-17T12:47:25Z2012-10-17T12:47:25Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxii, 131 f.| il., tabs. +application/pdf174381http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78323porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T18:35:14Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78323Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T18:35:14Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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