Condições de produção do texto em questões da Prova Brasil e de um livro didático do nono ano do ensino fundamental: possíveis diálogos
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191459 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2018. |
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Condições de produção do texto em questões da Prova Brasil e de um livro didático do nono ano do ensino fundamental: possíveis diálogosLingüísticaLíngua portuguesaRedaçãoDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras, Florianópolis, 2018.A Prova Brasil e o Livro Didático são enunciados linguístico-discursivos, na especificidade da área da Língua Portuguesa Nono Ano do Ensino Fundamental que são constitutivos do processo de ensino e aprendizagem que ocorre na escola na esfera pública ora do acontecimento da aula (GERALDI, 2010) ora de contextos avaliativos externos à escola. Ambos, nesses contextos, em teoria, são instrumentos pedagógicos que procuram, através, especificamente, da leitura de textos e de questões que referenciam esses textos, dar fomento ao ensino de Língua Portuguesa, baseados em diferentes concepções do próprio ensino de Língua Portuguesa, de leitura e de texto. Nosso objetivo neste trabalho foi analisar como alguns textos que constituem esses enunciados foram considerados nas atividades de linguagem verbal, os textos foram trabalhados apenas a partir de sua materialidade linguística e/ou de seu contexto extraverbal, considerando também as suas condições de produção? No campo da Linguística Aplicada, referenciados pela base epistemológica da filosofia da linguagem do Círculo de Bakhtin, calcados nos conceitos de Enunciado, Texto, Discurso, Língua, Gêneros do Discurso, entre outros, identificamos os discursos político-econômicos internacionais e nacionais que influenciam a produção da Prova Brasil e do Livro Didático. Definidos estes quadros, em um primeiro momento, investigamos mais especificamente a questão de autoria (posição de autoria/autor-pessoa, BAKHTIN, 2000a) nesses enunciados; em seguida, descrevemos a concepção de leitura e de texto que subjaz nestas materialidades, analisando a Matriz de Referência da Prova Brasil e alguns excertos do Manual do Professor do Livro Didático pesquisado. A partir dessa sequência analítica de investigação, delimitamos os dados dessa dissertação, para então analisarmos propriamente os corpora de pesquisa: textos e questões de linguagem verbal que referenciam estes textos, procurando estabelecer, na observação de regularidades, possíveis relações entre os dados dos corpora, tomando como referência também um Descritor (D12) da Prova Brasil. Com base nos dados analisados, constatamos, na Prova Brasil, uma tendência no sentido de não considerar a questão do contexto de produção no trabalho de leitura dos textos que constituem essa prova, subjugando a capacidade do leitor/aluno de dar significação ao texto quando preservada a sua cadeia da enunciação (BAKHTIN [VOLOCHINOV], 1992[1928-29]), a dimensão extraverbal do texto (VOLOCHINOV, 1926), sobretudo pela veiculação de comandos de questões extremamente sucintos, limitados, inclusive, do ponto de vista linguístico. No Livro Didático, a partir dos textos e questões analisadas, houve uma maior consideração do potencial discursivo dos textos estudados, bem como da consideração de uma identidade sócio-histórica do interlocutor do texto que é constitutiva para um processo de enunciação, a partir da leitura de textos, compreendida em uma concepção dialógica de linguagem.Abstract : The Brazil Proof and the Didactic Book are linguistic-discursive statements, in the specificity of the area of the Portuguese Language - Ninth Year of Elementary Education - that are constitutive of the teaching and learning process that occurs in the school in the public sphere and now of the event of the class (GERALDI , 2010), or contextual evaluations outside the school. Both, in these contexts, in theory, are pedagogical instruments that seek, through specifically, the reading of texts and questions that refer to these texts, to foment the teaching of Portuguese Language, based on different conceptions of the Portuguese language teaching itself, reading and text. Our objective in this work was to analyze how some texts that constitute these statements were considered in the activities of verbal language, the texts were only worked from their linguistic materiality and / or their extraverbal context, also considering their production conditions? In the field of Applied Linguistics, referenced by the epistemological basis of the Bakhtin Circle language philosophy, based on the concepts of Statement, Text, Discourse, Language, Discourse Genres, among others, we identify the international and national political-economic discourses that influence production of Proof Brazil and the Didactic Book. Once these tables are defined, at first, we investigate more specifically the question of authorship (position of authorship / author-person, BAKHTIN, 2000a) in these statements; then we describe the conception of reading and text that underlies these materialities, analyzing the Matrix of Reference of the Brazil Proof and some excerpts from the Manual of the Teacher of the Didactic Book researched. From this analytical sequence of investigation, we delimit the data of our dissertation, to then analyze properly the corpora of research: texts and questions of verbal language that refer these texts, trying to establish, in the observation of regularities, possible relations between the data of the corpora , taking as reference also a Descriptor (D12) of the Brazil Test. Based on the data analyzed, we find in the Brazil Proof a tendency in the sense of not considering the issue of the production context in the work of reading the texts that constitute this proof, subjugating the capacity of the reader / student to give meaning to the text when preserved (BAKHTIN [1992] [1928-29]), the extraverbal dimension of the text (VOLOCHINOV, 1926), especially by the transmission of extremely succinct commands, limited even from a linguistic point of view. In the Didactic Book, from the texts and questions analyzed, there was a greater consideration of the discursive potential of the texts studied, as well as the consideration of a socio-historical identity of the text interlocutor that is constitutive for a process of enunciation, from reading of texts, understood in a dialogical conception of language.Rodrigues, Nara CaetanoUniversidade Federal de Santa CatarinaGóes, Samuel Arlindo2018-11-22T03:04:34Z2018-11-22T03:04:34Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis221 p.| il., tabs.application/pdf354533https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/191459porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-11-22T03:04:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/191459Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-11-22T03:04:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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