E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102722 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_fb41f1190e3eb5262408eb889b6e5ba6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102722 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básicaEngenharia de produçãoEnsino a distanciaProfessores -FormaçãoEducação de baseTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta tese tem como objetivo geral desenvolver um modelo de curso para fortalecer a capacitação dos professores da educação básica, usando, para tanto, o e-learning educacional, tendo a internet como mídia principal e como cenário o site da Secretaria de Educação de Santa Catarina. Os potenciais cursistas são os professores da rede pública de ensino do estado, até então capacitados na modalidade presencial. Para que este objetivo fosse alcançado, buscou-se, primeiramente, apresentar o referencial teórico sobre educação no modo presencial, a distância, sempre em consonância com a legislação que lhe dá amparo legal. Descreveram-se 15 cases de educação corporativa, que utilizam o e-learning como possibilidade exitosa de treinamento dos seus funcionários. No sentido de contextualizar a viabilidade da proposta, foi analisada a capacitação ofertada aos professores nos últimos dez (10) anos em Santa Catarina, os sites das vinte e sete (27) Secretarias de Educação do Brasil, sendo um conteúdo documental de extrema valia para respaldar o modelo de e-learning educacional. A experiência da pesquisadora como Consultora Educacional da Secretaria de Educação de Santa Catarina, professora da educação básica, docente na educação superior, aluna e tutora em cursos on-line, no Portal Educacional das Américas, instituição internacional, foi fundamental para consolidar a proposta do curso. O processo de criação do modelo está voltado para as necessidades epistemológicas de construção de conhecimentos tratados na rede estadual de ensino, mas até então não relacionados com o e-learning educacional. Salienta-se a relação existente entre a concepção do materialismo histórico e a perspectiva histórica cultural ou teoria sócio-interacionista de aprendizagem como suporte conceitual do e-learning educacional. Os procedimentos metodológicos adotados para a feitura do trabalho podem ser classificados como pesquisa aplicada utilizando a internet, em relação à abordagem do problema, como qualitativa; quanto aos procedimentos técnicos, como pesquisa bibliográfica ou teórica, na fase da validação dos dados, pode ser considerada documental. Quanto ao método, o que mais se aproxima do fenômeno pesquisado é o dialético. A orientação filosófica que permeia o trabalho é o materialismo histórico e a contradição como categoria de análise. Como resultados, a investigação apresenta o modelo de curso de capacitação, usando o e-learning, via internet, e tem nos conteúdos da Proposta Curricular de Santa Catarina e nas ferramentas mediáticas e interacionais a possibilidade de uma nova pauta de treinamento para os professores. Finaliza com conclusões, sugestões e considerações, entre as quais que será necessário uma estrutura própria para a educação a distância, que contemple unidades funcionais como: a) diretoria de administração; b) diretoria de ensino básico; c) diretoria de tecnologias de informação e comunicação; d) equipes com profissionais permanentes e com dedicação exclusiva para atuar nos programas de EAD.Florianópolis, SCMartins Rodriguez, AlejandroBlattmann, UrsulaUniversidade Federal de Santa CatarinaTobal, Ada Mariza2013-07-16T01:44:50Z2013-07-16T01:44:50Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis206 f.| il., tabs.application/pdf213953http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102722porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T01:44:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102722Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T01:44:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica |
title |
E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica |
spellingShingle |
E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica Tobal, Ada Mariza Engenharia de produção Ensino a distancia Professores - Formação Educação de base |
title_short |
E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica |
title_full |
E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica |
title_fullStr |
E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica |
title_full_unstemmed |
E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica |
title_sort |
E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica |
author |
Tobal, Ada Mariza |
author_facet |
Tobal, Ada Mariza |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins Rodriguez, Alejandro Blattmann, Ursula Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tobal, Ada Mariza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Ensino a distancia Professores - Formação Educação de base |
topic |
Engenharia de produção Ensino a distancia Professores - Formação Educação de base |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005 2013-07-16T01:44:50Z 2013-07-16T01:44:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
213953 http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102722 |
identifier_str_mv |
213953 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
206 f.| il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652122536804352 |