E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tobal, Ada Mariza
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102722
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_fb41f1190e3eb5262408eb889b6e5ba6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102722
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básicaEngenharia de produçãoEnsino a distanciaProfessores -FormaçãoEducação de baseTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta tese tem como objetivo geral desenvolver um modelo de curso para fortalecer a capacitação dos professores da educação básica, usando, para tanto, o e-learning educacional, tendo a internet como mídia principal e como cenário o site da Secretaria de Educação de Santa Catarina. Os potenciais cursistas são os professores da rede pública de ensino do estado, até então capacitados na modalidade presencial. Para que este objetivo fosse alcançado, buscou-se, primeiramente, apresentar o referencial teórico sobre educação no modo presencial, a distância, sempre em consonância com a legislação que lhe dá amparo legal. Descreveram-se 15 cases de educação corporativa, que utilizam o e-learning como possibilidade exitosa de treinamento dos seus funcionários. No sentido de contextualizar a viabilidade da proposta, foi analisada a capacitação ofertada aos professores nos últimos dez (10) anos em Santa Catarina, os sites das vinte e sete (27) Secretarias de Educação do Brasil, sendo um conteúdo documental de extrema valia para respaldar o modelo de e-learning educacional. A experiência da pesquisadora como Consultora Educacional da Secretaria de Educação de Santa Catarina, professora da educação básica, docente na educação superior, aluna e tutora em cursos on-line, no Portal Educacional das Américas, instituição internacional, foi fundamental para consolidar a proposta do curso. O processo de criação do modelo está voltado para as necessidades epistemológicas de construção de conhecimentos tratados na rede estadual de ensino, mas até então não relacionados com o e-learning educacional. Salienta-se a relação existente entre a concepção do materialismo histórico e a perspectiva histórica cultural ou teoria sócio-interacionista de aprendizagem como suporte conceitual do e-learning educacional. Os procedimentos metodológicos adotados para a feitura do trabalho podem ser classificados como pesquisa aplicada utilizando a internet, em relação à abordagem do problema, como qualitativa; quanto aos procedimentos técnicos, como pesquisa bibliográfica ou teórica, na fase da validação dos dados, pode ser considerada documental. Quanto ao método, o que mais se aproxima do fenômeno pesquisado é o dialético. A orientação filosófica que permeia o trabalho é o materialismo histórico e a contradição como categoria de análise. Como resultados, a investigação apresenta o modelo de curso de capacitação, usando o e-learning, via internet, e tem nos conteúdos da Proposta Curricular de Santa Catarina e nas ferramentas mediáticas e interacionais a possibilidade de uma nova pauta de treinamento para os professores. Finaliza com conclusões, sugestões e considerações, entre as quais que será necessário uma estrutura própria para a educação a distância, que contemple unidades funcionais como: a) diretoria de administração; b) diretoria de ensino básico; c) diretoria de tecnologias de informação e comunicação; d) equipes com profissionais permanentes e com dedicação exclusiva para atuar nos programas de EAD.Florianópolis, SCMartins Rodriguez, AlejandroBlattmann, UrsulaUniversidade Federal de Santa CatarinaTobal, Ada Mariza2013-07-16T01:44:50Z2013-07-16T01:44:50Z20052005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis206 f.| il., tabs.application/pdf213953http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102722porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-07-16T01:44:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/102722Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-07-16T01:44:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica
title E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica
spellingShingle E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica
Tobal, Ada Mariza
Engenharia de produção
Ensino a distancia
Professores -
Formação
Educação de base
title_short E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica
title_full E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica
title_fullStr E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica
title_full_unstemmed E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica
title_sort E-learning nos programas de capacitação de professores da educação básica
author Tobal, Ada Mariza
author_facet Tobal, Ada Mariza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins Rodriguez, Alejandro
Blattmann, Ursula
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Tobal, Ada Mariza
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Ensino a distancia
Professores -
Formação
Educação de base
topic Engenharia de produção
Ensino a distancia
Professores -
Formação
Educação de base
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005
2013-07-16T01:44:50Z
2013-07-16T01:44:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 213953
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102722
identifier_str_mv 213953
url http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 206 f.| il., tabs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652122536804352