Marketing esportivo e o handebol de quadra feminino em Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Ana Luiza Pasqual
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252774
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
id UFSC_fb60e81be2931f07e5227d70091a4c72
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/252774
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Marketing esportivo e o handebol de quadra feminino em Santa CatarinaMarketing EsportivoHandebolComposto de MarketingTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.Este estudo analisa os conceitos de marketing esportivo no desenvolvimento do handebol de quadra feminino profissional de Santa Catarina, com objeto de estudo, três times profissionais. O objetivo central é analisar as atividades de marketing esportivo utilizadas por equipes de handebol de quadra profissionais femininas em Santa Catarina, e como objetivos específicos, buscou-se descrever como as equipes se estruturam para desenvolver e aplicar o composto de marketing esportivo, analisar a relação entre a teoria de marketing esportivo e a prática observada nas equipes e apresentar um quadro comparativo entre as atividades de marketing adotadas pelas equipes. Sua estrutura foi dividida em quatro blocos: produto; preço; promoção e distribuição esportiva, e para a pesquisa de campo foi utilizada a técnica de estudo de casos múltiplos, tendo como métodos de coleta de dados a análise de documentos, arquivos e páginas da internet. Como resultados desta investigação, foi possível identificar uma gestão de marketing sendo feita de maneira amadora, em que abordam quase unicamente o posicionamento online. O produto principal é o esporte, atletas e o time, valorizando seus campeonatos e treinamentos. O preço, sem muita atuação, devido a não comercialização de produtos físicos e de jogos ou eventos. A promoção é muito abordada, principalmente pelas divulgações, patrocinadores e marketing interativo. E a distribuição é trabalhada para que os fãs acompanhem os jogos, de forma presencial ou online.This study examines the concepts of sports marketing in the development of professional women's team handball in Santa Catarina, with a focus on three professional teams as the object of study. The central objective is to analyze the sports marketing activities used by professional women's handball teams in Santa Catarina. As specific objectives, we aimed to describe how the teams are structured to develop and implement the sports marketing mix, analyze the relationship between sports marketing theory and the observed practices in the teams, and have a comparative framework of the marketing activities adopted by the teams. The structure was divided into four blocks: product; price; promotion; and sports distribution. For the field research, the technique of multiple case studies was used, with data collection methods including the analysis of documents, files, and internet pages. As a result of this investigation, it was possible to identify a marketing management being carried out in an amateur manner, with a focus almost exclusively on online positioning. The primary product is sports, athletes, and the team, emphasizing their championships and training. Pricing has a limited involvement due to the non-commercialization of physical products and games or events. Promotion is heavily emphasized, particularly through promotions, sponsorships, and interactive marketing. Distribution is designed to enable fans to follow the games, either in person or online.Florianópolis, SC.Ocke, Marco Antonio de MoraesUniversidade Federal de Santa Catarina.Schneider, Ana Luiza Pasqual2023-12-11T19:14:50Z2023-12-11T19:14:50Z2023-11-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis100 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252774Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-12-11T19:14:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/252774Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-12-11T19:14:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Marketing esportivo e o handebol de quadra feminino em Santa Catarina
title Marketing esportivo e o handebol de quadra feminino em Santa Catarina
spellingShingle Marketing esportivo e o handebol de quadra feminino em Santa Catarina
Schneider, Ana Luiza Pasqual
Marketing Esportivo
Handebol
Composto de Marketing
title_short Marketing esportivo e o handebol de quadra feminino em Santa Catarina
title_full Marketing esportivo e o handebol de quadra feminino em Santa Catarina
title_fullStr Marketing esportivo e o handebol de quadra feminino em Santa Catarina
title_full_unstemmed Marketing esportivo e o handebol de quadra feminino em Santa Catarina
title_sort Marketing esportivo e o handebol de quadra feminino em Santa Catarina
author Schneider, Ana Luiza Pasqual
author_facet Schneider, Ana Luiza Pasqual
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ocke, Marco Antonio de Moraes
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Ana Luiza Pasqual
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Esportivo
Handebol
Composto de Marketing
topic Marketing Esportivo
Handebol
Composto de Marketing
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Socioeconômico, Administração.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-11T19:14:50Z
2023-12-11T19:14:50Z
2023-11-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252774
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/252774
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 100 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652252862218240