Por mais respeito e responsabilidade com crianças: possibilidades de se desenvolver e "brincar e se-movimentar" pelo Turnen

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Andrize Ramires
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169403
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015.
id UFSC_fba2f88dab775d38ece6fac30735fb0e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169403
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Por mais respeito e responsabilidade com crianças: possibilidades de se desenvolver e "brincar e se-movimentar" pelo TurnenEducação físicaBrincadeirasCriançasDesenvolvimentoEducação física para criançasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015.Neste trabalho, temos como intuito conhecer, esclarecer, fundamentar o desenvolvimento da criança, seu mundo de vida e de movimento. Temos como grande objetivo, a partir de uma pesquisa teórico-empírica, ampliar as concepções sobre o desenvolvimento e sobre qual a importância do ?Brincar e Se-movimentar? nestas instâncias de vida da criança e para os adultos que com ela convive. Vimos assim, que as crianças atualmente estão cada vez mais sendo aceitas no seio das comunidades como integrantes de uma sociedade, pois é delas que se espera sempre um futuro melhor para a sociedade, para o país e para o mundo. Por isso, é preciso ver em primeiro lugar como as crianças se desenvolvem de forma integral e se isso ainda é possível no mundo de hoje, mas temos o intuito de alertar para uma adultificação precoce. Percebemos, dessa forma, que a maior parte da literatura a respeito do desenvolvimento da criança se apresenta por áreas de conhecimentos, como a psicologia, a sociologia, a medicina e até mesmo a pedagogia, as quais fragmentam seu conhecimento para compreender melhor o desenvolvimento da criança. Foi muito difícil descobrir teorias, pesquisas que tratassem do desenvolvimento integral ? não disciplinar ? da criança. Questiona-se, portanto, analisando especialmente nosso sistema de ensino para crianças, se a sociedade e a família estão preparadas para um desenvolvimento assim para as crianças. Pareceu-nos que a chamada ?educação para crianças? nada mais é do que uma tentativa de reduzir a subjetividade infantil, suas descobertas e sentidos e significados por elas identificados para um suposto valor pedagógico ao que é correto na ótica do adulto. Resumindo, escolariza-se precocemente as crianças para garantir melhor um futuro adequado para as mesmas. Foi realizada, além de uma ampla pesquisa teórica, uma pesquisa empírica que contou com a participação de 4 professores de escolas municipais, além das crianças com as quais estes professores trabalhavam, foram registrados por entrevistas e um diário de campo, no qual podemos observar que a proposta pedagógica para o ensino do Turnen na concepção apresentada se orienta também numa proposta clara de educação, por isso a forte concentração e descrição nos aspectos pedagógicos do ensinar com e para o Turnen. Por ser uma atividade deum envolvimento corporal algo diferente das demais modalidades esportivas e porque desperta novos e relevantes sentidos e significados para o se-movimentar da criança é que se pode falar de uma dimensão educacional que se manifesta em seu ensino-aprendizagem. Também pela multiplicidade das formas de ?Brincar e Se-movimentar? pelo Turnen é que dele se pode esperar elementos educacionais de grande importância para a vida da criança. Enfim ainda é necessário dizer que, nesta concepção de ensino do Turnen, não se trata de desenvolver na criança capacidades para executar bem alguns ou todos os elementos do Turnen como acima apresentamos, ou seja, de executar a atividade ou os elementos do Turnen em si apenas, mas trata-se, acima de tudo, de uma participação subjetiva mais efetiva na interpretação/entendimento e participação em toda a configuração das atividades do Turnen pelo ?Brincar e Se-Movimentar? com responsabilidade. Portanto, o mais importante não é a realização perfeita de um ?salto?, ?rolamento?, ?giro?, ?equilíbrio?, etc., mas em que contexto educacional e de compreensão de criança e movimento estes elementos estão organizados e apresentados às crianças.<br>Abstract : This work is intended to understand and clarify the basis of children development, as well as their world of life and movement. We have as our main goal, from a theoretical and empirical research, to broaden the concepts of development and how important the "Playing and moving oneself" is for these instances of a child's life and for the adults who live with them. We have seen, therefore, that children nowadays are increasingly accepted within their communities as regular members of a society, since they are the ones who are always expected to build a better future for society, for the country and for the world. For this reason, we must see first how children develop in an integral way and if that is still possible in today's world, therefore we have the intention of raising awareness about early adultification. We realize, thus, that most of the literature on child development is presented by areas of knowledge, such as psychology, sociology, medicine and even pedagogy, which fragment their knowledge to better understand child development. It was very difficult to find theories or research that addressed the full ? non-disciplinary ? development of the child. Therefore, analyzing especially our education system, it is possible to ask if society and family are prepared for such development for the children. It seemed to us that the so-called "education for children" is nothing but an attempt to reduce the child's subjectivity, their findings and senses and meanings identified by them to an alleged pedagogical value to what is right in the adult perspective. In short, there is an early schooling to better ensure a proper future for the children. In addition to a broad theoretical research, there was an empirical research that included the participation of four teachers of public city schools and some of the children with whom these teachers worked. Interviews were conducted, and notes were made in a diary in which we can see that the pedagogical approach for teaching Turnen within the conception presented is oriented also by a clear educational project, therefore there is a strong concentration and description in the pedagogical aspects of teaching with and for Turnen. As it is a bodily activity with differences from other sports and because it arouses new and relevant senses andmeanings to the child's ?moving oneself?, it is possible to refer to an educational dimension that manifests itself in its teaching-learning process. Also, it is because of the multiplicity of forms of "Playing and moving oneself" through Turnen that it can be expected to provide educational elements of great importance for the child's life. Finally it is also necessary to say that this teaching concept of Turnen is not concerned with developing in children abilities to perform successfully some or all Turnen elements as above present, or to perform the activity or the Turnen elements themselves only, but it is, above all, concerned with a real subjective participation in the interpretation/understanding and participation in the entire configuration of Turnen activities through "Playing and moving oneself" responsibly. Therefore, the most important is not the perfect performance of a "jump", "roll", "turn", "balance", etc., but in which educational context, as well as child and movement concept these elements are organized and presented to children.Kunz, ElenorCunha, António CamiloUniversidade Federal de Santa CatarinaCosta, Andrize Ramires2016-10-19T12:50:47Z2016-10-19T12:50:47Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis246 p.| il.application/pdf339048https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169403porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-19T12:50:47Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/169403Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-19T12:50:47Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Por mais respeito e responsabilidade com crianças: possibilidades de se desenvolver e "brincar e se-movimentar" pelo Turnen
title Por mais respeito e responsabilidade com crianças: possibilidades de se desenvolver e "brincar e se-movimentar" pelo Turnen
spellingShingle Por mais respeito e responsabilidade com crianças: possibilidades de se desenvolver e "brincar e se-movimentar" pelo Turnen
Costa, Andrize Ramires
Educação física
Brincadeiras
Crianças
Desenvolvimento
Educação física para crianças
title_short Por mais respeito e responsabilidade com crianças: possibilidades de se desenvolver e "brincar e se-movimentar" pelo Turnen
title_full Por mais respeito e responsabilidade com crianças: possibilidades de se desenvolver e "brincar e se-movimentar" pelo Turnen
title_fullStr Por mais respeito e responsabilidade com crianças: possibilidades de se desenvolver e "brincar e se-movimentar" pelo Turnen
title_full_unstemmed Por mais respeito e responsabilidade com crianças: possibilidades de se desenvolver e "brincar e se-movimentar" pelo Turnen
title_sort Por mais respeito e responsabilidade com crianças: possibilidades de se desenvolver e "brincar e se-movimentar" pelo Turnen
author Costa, Andrize Ramires
author_facet Costa, Andrize Ramires
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kunz, Elenor
Cunha, António Camilo
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Andrize Ramires
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Brincadeiras
Crianças
Desenvolvimento
Educação física para crianças
topic Educação física
Brincadeiras
Crianças
Desenvolvimento
Educação física para crianças
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2016-10-19T12:50:47Z
2016-10-19T12:50:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 339048
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169403
identifier_str_mv 339048
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 246 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651935417368576