Evidências teóricas para um marketing da ciência em acesso aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Jorge Moisés Kroll do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215017
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019.
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spelling Evidências teóricas para um marketing da ciência em acesso abertoCiência da informaçãoMarketingComunicação na ciênciaPeriódicos técnico-científicosPublicação de acesso abertoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019.Reconhecidamente como um dos principais produtos da comunicação científica, os periódicos em acesso aberto são fontes de informação que veiculam os avanços, transformações, paradigmas e propõem novos questionamentos dentro e fora dos campos do conhecimento em que estão inseridos. Para continuar cumprindo com este papel, os editores têm buscado aperfeiçoá-los em diferentes aspectos (técnicos, tecnológicos, sociais, políticos e econômicos), sendo um deles o marketing. Esta tese teve por objetivo o de apresentar quais são as evidências teóricas para um marketing da ciência em acesso aberto, tendo por análise e desenvolvimento de produto os periódicos científicos. Destacou-se a partir da revisão sistemática da literatura, principalmente a nacional ao longo dos últimos quarenta anos de publicações da Ciência da Informação, que a prática e entendimento de marketing tem se limitado aos conceitos de divulgação e de promoção; com as tecnologias de informação e comunicação, principalmente as mídias sociais, este viés tem se fortalecido cada vez mais. Caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica, fundamentalmente de cunho teórico-reflexivo, pois se apropria, num primeiro momento, da literatura da sociologia da ciência, da economia da informação e da comunicação científica e, em seguida, da do marketing, para formar o panorama de entendimento do mercado da ciência em acesso aberto. Já o periódico é compreendido como um produto, apresentando todas as suas etapas de desenvolvimento sob a perspectiva do marketing de modo a contribuir com a elucidação do próprio conceito e das tarefas que o editor precisa assumir ao se preparar para este processo. A tese finaliza com uma proposta de pensamento de marketing da ciência em acesso aberto, inspirada nas escolas de pensamento de Sheth, Gardner e Garrett, importantes teóricos da área, para contribuir com a consolidação do conceito dentro da Ciência da Informação e da comunicação científica.Abstract: Admittedly, as one of the main products of scientific communication, open access journals are the Information sources that provide advances, transformations, paradigms and propose new questions within foruns of the fields of knowledge in which they are inserted. To continue fulfilling this role, editors have sought to improve them in different aspects (technical, technological, social, political and economic), one of them being marketing. This thesis aimed to presente the theoretical evidences for an open access science marketing, having as analysis and product development the scientific journals. It was highlighted from the systematic literature review, especially the national one over the last forty years of Information Science publications, that the practice and understanding of marketing has been limited to the concepts of dissemination and promotion; with information and communication technologies, especially social media, this bias has become stronger. It is characterized by a qualitative, descriptive and bibliographical research, fundamentally of a theoretical and reflexive nature, since it appropriates, firstly, the literature of the sociology of science, the economy of information and scientific communication, and then of marketing, to build the panorama of understanding of the open access science market. The journal is understood as product, presenting all it stages of development from the perspective of marketing in order to contribute to the elucidation of the concept itself and and the tasks that the editor needs to take it preparing for this process The thesis concludes with a proposal for open access science marketing thinking, inspired by the schools of thought of Sheth, Gardner and Garrett, leading theorists in the field, to contribute to the consolidation of the concept within Information Science and science communication.Pinto, Adilson LuizUniversidade Federal de Santa CatarinaPrado, Jorge Moisés Kroll do2020-10-21T21:12:17Z2020-10-21T21:12:17Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis139 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf368869https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215017porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:12:17Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215017Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:12:17Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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