Análise de um motor de histerese cilíndrico bifásico com fluxo circunferencial via circuito equivalente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168179 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2016. |
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Análise de um motor de histerese cilíndrico bifásico com fluxo circunferencial via circuito equivalenteEngenharia elétricaHistereseMotoresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2016.Esta dissertação apresenta os principais aspectos referentes ao motor de histerese: sua evolução técnica através dos anos, as diferentes topologias estudadas e as principais perspectivas em cima dessa tecnologia. Focando principalmente no caso de um motor cilíndrico de fluxo circunferencial bifásico, são apresentadas as diferentes abordagens desenvolvidas acerca da modelagem por meio de circuitos equivalentes, além da confecção de uma rotina de cálculos que permita, utilizando informações geométricas de um motor, fazer uso dessas técnicas a fim de levantar suas curvas de funcionamento. Os resultados são então comparados com medições realizadas para um motor real ensaiado tendo como carga um freio eletromagnético. Os resultados apontam hipóteses formadoras deficientes para um dos métodos enquanto são mais apropriadas para o outro. Dessa forma, é possível avaliar adequadamente se as escolhas das proposições iniciais para o desenvolvimento de circuitos equivalentes são consistentes com as características peculiares dessa máquina.<br>Abstract: This master's degree dissertation presents the main aspects regarding the hysteresis motor: its technical evolution over the years, the possible topologies and the main perspectives on this technology. Focusing particularly in the case of a two-phase circumferential flux cylindrical motor, different modeling approaches are developed by means of equivalent circuits, besides the producing of routine calculations so that, by means of motor geometrical information, these techniques can be used in order to acquire the machine performance curves. The results are then compared to measurements made for a real motor tested in an electromagnetic brake. The results indicate forming hypotheses disabled to one of methods whilst they are better for the other one. Thus, it is possible to properly assess whether the choices of the initial proposals for the development of equivalent circuits are consistent with the peculiar characteristics of this machine.Leite, Jean VianeiKuo-Peng, PatrickUniversidade Federal de Santa CatarinaScheufele, Ricardo Luiz2016-09-20T05:00:18Z2016-09-20T05:00:18Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis117 p.| il., grafs., tabs.application/pdf341236https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168179porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T05:00:18Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168179Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T05:00:18Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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