Estudos sobre internacionalização de pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras intensivas em conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Evelin Priscila
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226912
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaTrindade, Evelin PriscilaBastos, Rogerio CidMarques, Jamile Sabatini2021-08-23T14:04:53Z2021-08-23T14:04:53Z2021372220https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226912Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2021.Esta é uma tese para o Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) da Universidade Federal de Santa Catarina ? UFSC. Teve como objetivo principal estabelecer um modelo que descreveu quais as variáveis significativas são mais relevantes no processo de internacionalização de uma PME intensiva em conhecimento. Para alcançar este propósito foi realizada uma busca na literatura, sobre os temas principais: PME e internacionalização de empresas e Organizações Intensivas em Conhecimento (OIC) nas bases de dados Scopus, Science Direct e Periódicos CAPES. Foram selecionadas e analisadas 23 soluções voltadas para internacionalização de PME. Uma delas foi selecionada como base para identificação dos fatores críticos a internacionalização das PME intensivas em conhecimento. O estudo selecionado apresentou 14 barreiras à internacionalização de PME. Estas foram consideradas como as variáveis preliminares à internacionalização das PME intensivas em conhecimento. Para identificar e validar quais deles realmente eram relevantes para o processo de internacionalização das PME intensivas em conhecimento foi elaborado um instrumento de pesquisa que, com apoio de uma associação de classe das empresas de software (empresas intensivas em conhecimento) brasileiras, foi enviado um instrumento de pesquisa para os gestores dessas empresas. Como resultado, foram recebidas 29 respostas, sendo 23 delas válidas. Este estudo segue o método dedutivo, descritivo, de natureza quantitativa. Quanto à análise de dados, definição do modelo e otimização dos resultados, foi utilizada a regressão binária (técnica estatística para análise de dados). Como resultado foram identificados quais das 14 variáveis eram de fato relevantes à internacionalização das PME e aquelas que, após as análises realizadas com auxílio do software SPSS, realmente interferem nas chances de uma PME ser intensiva em conhecimento. Por fim, foi proposto um modelo teórico adequado aos dados encontrados e que mostrou a relevância principal de duas variáveis, capital e tempo, o aumento da variável capital eleva em até 13 vezes as chances de uma PME intensiva em conhecimento de ter um processo de internacionalização de maior êxito.Abstract: This is a thesis of Postgraduate Program in Engineering and Knowledge Management (PPGEGC) at the Federal University of Santa Catarina - UFSC. Its main objective is establishing a model that describes which significant variables are most relevant in the internationalization process of a knowledge-intensive SME. To achieve this purpose, a literature search was carried out on the main themes: SMEs and internationalization of companies and Knowledge Intensive Organizations (KIO) in the Scopus, Science Direct and CAPES Journals databases. 23 solutions focused on the internationalization of SMEs were selected and analyzed, one of which was selected as a basis for identifying the critical factors for the internationalization of Knowledge-Intensive SMEs. The selected study presented 14 barriers to the internationalization of SMEs. These were considered as the preliminary variables to the internationalization of knowledge-intensive SMEs, to identify and validate which ones were relevant to the process of internationalization of knowledge-intensive SMEs, a research instrument was developed which, with the support of a Class Association of Brazilian Software Companies (knowledge-intensive companies), a survey instrument was sent to the managers of these companies. As a result, 29 responses were received, 23 of which are valid. This study follows the deductive, descriptive, quantitative method. As for data analysis, model definition and optimization of results, binary regression was used (statistical technique and used in Knowledge Management and Engineering for data analysis). As a result, it was identified which of the 14 variables were in fact relevant to the internationalization of SMEs and those which, after the analyzes carried out with the aid of the SPSS software, really interfere in the chances of a Knowledge Intensive SME. Finally, it was proposed a theoretical model appropriate to the data found and that showed the main relevance of two variables, the increase in the capital variable increases up to 13 times the chances of a knowledge-intensive SME to have a more successful internationalization process.126 p.| il., gráfs., tabs.porEngenharia e gestão do conhecimentoInternacionalização de empresasPequenas e médias empresasEstudos sobre internacionalização de pequenas e médias empresas (PMEs) brasileiras intensivas em conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPEGC0670-T.pdfPEGC0670-T.pdfapplication/pdf1925877https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/226912/-1/PEGC0670-T.pdf1d4c2cb798c44035cb96d42479d480dbMD5-1123456789/2269122021-08-23 11:04:53.264oai:repositorio.ufsc.br:123456789/226912Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:04:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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