Alimentos ultraprocessados como tema para o ensino de química: uma abordagem cts

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marco, Laís Tuani de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228874
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em Química
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spelling Alimentos ultraprocessados como tema para o ensino de química: uma abordagem ctsFunções orgânicasAditivos alimentaresInfográficoTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Blumenau. Licenciatura em QuímicaA presente pesquisa buscou realizar uma abordagem CTS do tema alimentos ultraprocessados para apresentar as funções orgânicas, no contexto dos aditivos alimentares e com o auxílio de infográficos. Para isso, foi identificado o caráter CTS da temática, que apresentou grande potencialidade para discussões científicas, tecnológicas e sociais relacionadas ao cotidiano dos estudantes e que podem possibilitar uma formação para a cidadania. Também foi verificada a pouca recorrência do tema entre as pesquisas na área do ensino de química. A abordagem CTS foi realizada através de duas aulas na disciplina de química para estudantes do ensino médio na modalidade remota de ensino, utilizando, além de outros recursos, uma sequência de infográficos sobre o processamento dos alimentos, a classificação NOVA, os aditivos alimentares e a identificação dos alimentos e bebidas ultraprocessados. Nas aulas também foram apresentadas as funções orgânicas oxigenadas e nitrogenadas no contexto dos aditivos alimentares e foi realizada a análise do rótulo dos alimentos mais consumidos pela turma, classificando-os por grau de processamento. Tendo em vista avaliar a contribuição da abordagem CTS do tema no conhecimento dos estudantes sobre os alimentos ultraprocessados, foram aplicados questionários antes e após as aulas. Por meio destes foi verificado que uma parte expressiva dos estudantes não sabiam o que são os aditivos alimentares, não analisavam os alimentos que consomem e que a relação entre a química e os alimentos acontece, na maioria das vezes, através da tecnologia de conservação dos alimentos. Além disso, foi constatado que os estudantes preferiram aprender o conteúdo de química através de um tema do cotidiano e que a aula contribuiu na identificação dos alimentos e bebidas ultraprocessados. Outras questões abordadas nesta pesquisa são alguns dos desafios do ensino remoto, visto que o seu desenvolvimento se deu durante a pandemia da Covid-19.Blumenau, SCRichetti, Graziela PiccoliUniversidade Federal de Santa CatarinaMarco, Laís Tuani de2021-10-08T13:06:28Z2021-10-08T13:06:28Z2021-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis69application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228874info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-10-08T13:06:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228874Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-08T13:06:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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