Desempenho de revestimento em terceira faixa executados com ligante HiMA e SBS: estudo de caso de segmentos monitorados na SC-114

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delavy, Francieli Schoenhals
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226836
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil , Florianópolis, 2021.
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spelling Desempenho de revestimento em terceira faixa executados com ligante HiMA e SBS: estudo de caso de segmentos monitorados na SC-114Engenharia civilPavimentosRodoviasConcreto asfálticoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil , Florianópolis, 2021.Grande parte das rodovias brasileiras estão em condições péssimas e ruins de conservação, o trincamento por fadiga e a deformação permanente são os principais defeitos encontrados no pavimento. A necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias é imprescindível para recuperação e maior desempenho das rodovias. Dentre as mais variadas causas, a formação e propagação de trincas no revestimento asfáltico pode ocorrer em consequência das repetidas solicitações do tráfego, que, com o tempo, reduzem a vida de serviço do pavimento. Com isso, surge no mercado ligantes modificados de alto desempenho como o ligante altamente modificado por polímero, o Highly Modified Asphalt ? HiMA. Esta pesquisa teve por objetivo analisar comparativamente a evolução da condição funcional e estrutural dos revestimentos com os dois tipos de ligantes, HiMA e SBS, comparar o desempenho em laboratório e em campo quanto à deformação permanente e analisar a influência da temperatura, na previsão da vida útil do revestimento, de um trecho da rodovia SC-114, na cidade de São Joaquim, no estado de Santa Catarina, Brasil. Em 2020 foi também realizada uma contagem quantitativa e classificatória dos veículos com intuito de se atualizar o número de solicitações equivalentes ao eixo padrão de 8,2 tf que solicitam a rodovia no período de projeto (pela metodologia AASHTO ? American Association of State Highway and Transportation Officials e USACE ? United State Army Corps of Engineers). Foram realizados levantamentos principalmente quanto a deformação permanente e análises de sua evolução temporal desde abertura ao tráfego. A partir de análises de desempenho do pavimento os resultados apontam que a rodovia encontra-se até o momento com 0% de área trincada, e o afundamento médio por trilha de roda está entre 2 e 3mm, fazendo-se entender a qualidade dos materiais empregados, principalmente quanto ao ligante. O efeito da inclusão da variação de temperatura no desempenho do pavimento apresentou uma estimativa de vida útil com aumento média de 15% em ambas misturas. A mistura com ligante HiMA apresenta melhores resultados quanto a vida de fadiga, porém a mistura com ligante SBS apresenta valores menores em relação à deformação permanente.Abstract: Most of the Brazilian highways are in poor condition, the fatigue cracking and permanent deformation are the main defects found in the pavement. The need to develop new technologies is essential for the recovery and greater performance of the highways. Among the most varied causes, the formation and propagation of cracks in the asphalt lining can occur as a result of the repeated causes of traffic, which, over time, lead to a service life of the pavement. As a result, there is no market for modified high-performance binders such as the polymer-modified binder, the Highly Modified Asphalt - HiMA. This research aimed to analyze comparatively the evolution of the functional and structural condition of the coatings with the two types of binders, HiMA and SBS, to compare the performance in the laboratory and in the field regarding permanent deformation and to analyze the influence of temperature, in the prediction of life useful coating, of a stretch of highway SC-114, in the city of São Joaquim, in the state of Santa Catarina, Brazil. In 2020, a quantitative and classificatory count of vehicles was also carried out in order to update the number of requests equivalent to the standard axis of 8.2 tf that request the highway in the project period (using the AASHTO - American Association of State Highway and Transportation methodology Officials and USACE - United State Army Corps of Engineers). Surveys were carried out mainly regarding permanent deformation and analyzes of its temporal evolution since opening to traffic. Based on the performance analysis of the pavement, the results show that the road is currently with 0% cracked area, and the average sinking per wheel track is between 2 and 3mm, making it possible to understand the quality of the materials used, mainly regarding the ligand. The effect of including temperature variation on pavement performance showed an estimated useful life with an average increase of 15% in both mixtures. The mixture with HiMA ligand shows better results in terms of fatigue life, however the mixture with SBS ligand shows lower values in relation to permanent deformation.Trichês, GlicérioUniversidade Federal de Santa CatarinaDelavy, Francieli Schoenhals2021-08-23T14:03:45Z2021-08-23T14:03:45Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis163 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf372363https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226836porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:03:46Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226836Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:03:46Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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