Efeito da distribuição transversal das cargas na obtenção de linhas de influência reais usando um sistema de pesagem em movimento em pontes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Heinen, Sabrina Kalise
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171446
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2016.
id UFSC_fc513fc2c6c2d4ac699b864ef76a0d88
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171446
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaHeinen, Sabrina KalisePinto, Roberto Caldas de Andrade2016-12-13T03:08:54Z2016-12-13T03:08:54Z2016342954https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171446Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2016.Os sistemas de pesagem em movimento em pontes (Bridge Weigh in Motion ? BWIM) foram desenvolvidos para obter as cargas móveis em pontes e como consequência a segurança da estrutura pode ser melhor avaliada. Com o sistema BWIM é possível obter linhas de influência (LI) reais, a partir de medidas das deformações que ocorrem quando um caminhão de peso conhecido trafega sobre a ponte. Sensores de deformação são instalados sob a estrutura e os sinais adquiridos são processados utilizando o Algoritmo de Moses, obtendo-se uma LI para o sistema, assumindo que todas as vigas tenham o mesmo comportamento estrutural. Esta consideração não é sempre correta, pois as vigas podem ter tamanhos diferentes e/ou um diferente estado de degradação. Além disso, a distribuição transversal das cargas das rodas em cada viga, caracterizando um comportamento bidimensional da ponte com vigas e lajes, não é considerada. Este estudo usa medidas obtidas por um sistema BWIM instalado em uma ponte brasileira no estado de Goiás para obter as LIs reais utilizando o algoritmo tradicional e o algoritmo implementado considerando o efeito de transversalidade das cargas. Neste caso, considera-se que cada viga recebe uma parcela da carga móvel, possibilitando o cálculo de LIs diferentes para cada uma. Estudou-se também a possibilidade de filtrar o sinal de deformação na obtenção de LIs. As LIs obtidas são comparadas às teóricas e utilizadas para cálculo dos pesos dos veículos. Desta forma é possível avaliar a precisão dos resultados obtidos pelos dois algoritmos. Os erros do peso bruto total calculado em relação ao real são ligeiramente inferiores quando considerado o comportamento bidimensional. Os coeficientes de distribuição transversal do carregamento são comparados aos obtidos por métodos teóricos, comprovando a eficiência do método para o peso total.<br>Abstract : Bridge weigh-in-motion (BWIM) systems have been developed to evaluate the actual live load in bridges; as a consequence, the overall structural safety can be better assessed. BWIM systems yield the real influence lines based on strain measurements when a truck with known weight travels over the bridge. Sensors are mounted on the inner surface of the bridge girders. The acquired strain signals are, then, processed using Moses algorithm yielding the influence line for the bridge system. It is assumed that all girders have the same structural behavior. This assumption does not always hold since girders may have different sizes and be in a different state of deterioration. Also, the transversal distribution of the wheel loads on each girder, which characterizes a 2D behavior of the slab-girder bridge, is not considered. This study used BWIM measurements obtained from a Brazilian bridge in Goias state to obtain real influence lines by using the traditional algorithm and the algorithm implemented considering the transversal load distribution. In this latter case, each girder receives a portion of the total load, making it possible to calculate different influence lines for each one. Additionally, the possibility of smoothing the influence lines by filtering the strain signal was studied. The calculated influence lines could be compared to the theoretical ones, and also used to predict the weight of vehicles, which makes it possible to assess the accuracy of the results obtained by both algorithms. Considering a 2D behavior, the difference between the calculated gross vehicle weight and the real one decreased. The transversal distribution factors were also compared to some theoretical models proving the efficiency of this method for the total weight.148 p.| il., grafs., tabs.porEngenharia civilPontesFundações e pilaresEfeito da distribuição transversal das cargas na obtenção de linhas de influência reais usando um sistema de pesagem em movimento em pontesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL342954.pdfapplication/pdf3052234https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171446/1/342954.pdf69012ec4031081eb0229579b85bdcefaMD51123456789/1714462016-12-13 01:08:54.487oai:repositorio.ufsc.br:123456789/171446Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-12-13T03:08:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Efeito da distribuição transversal das cargas na obtenção de linhas de influência reais usando um sistema de pesagem em movimento em pontes
title Efeito da distribuição transversal das cargas na obtenção de linhas de influência reais usando um sistema de pesagem em movimento em pontes
spellingShingle Efeito da distribuição transversal das cargas na obtenção de linhas de influência reais usando um sistema de pesagem em movimento em pontes
Heinen, Sabrina Kalise
Engenharia civil
Pontes
Fundações e pilares
title_short Efeito da distribuição transversal das cargas na obtenção de linhas de influência reais usando um sistema de pesagem em movimento em pontes
title_full Efeito da distribuição transversal das cargas na obtenção de linhas de influência reais usando um sistema de pesagem em movimento em pontes
title_fullStr Efeito da distribuição transversal das cargas na obtenção de linhas de influência reais usando um sistema de pesagem em movimento em pontes
title_full_unstemmed Efeito da distribuição transversal das cargas na obtenção de linhas de influência reais usando um sistema de pesagem em movimento em pontes
title_sort Efeito da distribuição transversal das cargas na obtenção de linhas de influência reais usando um sistema de pesagem em movimento em pontes
author Heinen, Sabrina Kalise
author_facet Heinen, Sabrina Kalise
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Heinen, Sabrina Kalise
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pinto, Roberto Caldas de Andrade
contributor_str_mv Pinto, Roberto Caldas de Andrade
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Engenharia civil
Pontes
Fundações e pilares
topic Engenharia civil
Pontes
Fundações e pilares
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-12-13T03:08:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-12-13T03:08:54Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171446
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 342954
identifier_str_mv 342954
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/171446
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 148 p.| il., grafs., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/171446/1/342954.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 69012ec4031081eb0229579b85bdcefa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805474380873728