A Aritmética no ensino primário de Brasília: 1957-1970
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183575 |
Resumo: | Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de A aritmética no ensino primário de Brasília: 1957-1970. / Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho. – São Paulo, 2017. 226 f.: il.; 30 cm Tese (Programa de Pós-graduação em Educação Matemática) – Coordenadoria de Pós-graduação - Universidade Anhanguera de São Paulo, 2018. Orientador: Prof. Dr. Ubiratan D’Ambrosio Co-orientadora: Profa. Dra. Aparecida Rodrigues Silva Duarte 1. Aritmética. 2. Circulação. 3. Ensino primário de Brasília. I. Título. II. Universidade Anhanguera de São Paulo. CDD 370.9 |
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A Aritmética no ensino primário de Brasília: 1957-1970CirculaçãoEnsino primário de BrasíliaAritméticaCarvalho, Rosália Policarpo Fagundes de A aritmética no ensino primário de Brasília: 1957-1970. / Rosália Policarpo Fagundes de Carvalho. – São Paulo, 2017. 226 f.: il.; 30 cm Tese (Programa de Pós-graduação em Educação Matemática) – Coordenadoria de Pós-graduação - Universidade Anhanguera de São Paulo, 2018. Orientador: Prof. Dr. Ubiratan D’Ambrosio Co-orientadora: Profa. Dra. Aparecida Rodrigues Silva Duarte 1. Aritmética. 2. Circulação. 3. Ensino primário de Brasília. I. Título. II. Universidade Anhanguera de São Paulo. CDD 370.9A tese teve por objetivo analisar, na perspectiva da História Cultural, como se constituiu o ensino de aritmética nas escolas primárias de Brasília no período de 1957 a 1970. Para tanto, analisamos os Currículos e os Manuais didáticos que circularam no Distrito Federal-DF naquele período e as apropriações da professora Olinda Lôbo que orientou a organização dos primeiros currículos de aritmética da escola primária no início do sistema de ensino público da nova capital. Nesse período estava em andamento o Programa de Assistência Brasileiro-Americana para o Ensino Elementar (PABAEE). Dessa forma buscamos indícios de apropriações desse Programa. A escolha desse período deveu-se ao fato de em 1957, a primeira escola pública primária da nova capital ter sido inaugurada, e no início do decênio de 1970 encontramos modelos de testes diagnósticos aplicados nas escolas primárias de Brasília, o que caracterizou a presença da pedagogia científica, pressuposto central da Escola Nova. Além disso, em 1970, foi elaborado um novo currículo que apresentou rupturas por trazer ideias da matemática moderna. O aporte teórico-metodológico é construído na perspectiva da História Cultural, mais especificamente, com base nos conceitos de apropriação de Chartier (2002), circulação (Gruzinski, 2001), Táticas e estratégias de De Certeau (2012) e Cultura escolar de Julia (2001). Conclui-se que: as orientações do ensino de aritmética contidas nos currículos analisados, assim como na fala da professora Olinda, apresentam similaridades, o que nos leva a afirmar que a referida professora apropriou-se de recomendações propugnadas nos manuais analisados e da sua experiência como cursista do PABAEE.Ambrosio, Ubiratan D'Duarte, Aparecida Rodrigues SilvaCarvalho, Rosália Policarpo Fagundes de2018-02-18T21:45:43Z2018-02-18T21:45:43Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfCARVALHO, Rosália Policarpo Fagundes de. A aritmética no ensino primário de Brasília: 1957-1970. 226f. Tese (Educação Matemática). Programa de Pós-graduação em Educação Matemática. Universidade Anhanguera de São Paulo, 2018.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/183575porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-02-18T21:58:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/183575Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-02-18T21:58:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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