Uma proposta de solução para o problema de roteamento de veículos com frota heterogênea e janelas temporais positivas e negativas esparsas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Louis Augusto
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189293
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2017.
id UFSC_fc7395549480fe70b5054aeeb3c6fd01
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/189293
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma proposta de solução para o problema de roteamento de veículos com frota heterogênea e janelas temporais positivas e negativas esparsasEngenharia de produçãoEmpresas de transporteVeículos a motorTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2017.Um dos assuntos mais estudados e desafiadores da Pesquisa Operacional é o problema de roteamento de veículos. Neste problema, um conjunto de veículos é alocado para distribuir produtos em uma região, cada um obedecendo a um problema de caixeiro viajante. De valor teórico e operacional, é uma peça chave para a sobrevivência de várias empresas de transporte, que competem entre si em um ambiente árduo, normalmente próximo de concorrência perfeita. Sob estas circunstâncias todos os métodos que minimizem o custo destas empresas, melhorem o serviço prestado e contribuam para sua continuidade, tendem a somente trazer benefícios para todas as partes. É por meio do transporte que os produtos e insumos alcançam os seus destinos, e diminuir o esforço e o custo necessário para cumprir esta função colabora significativamente para tornar, em última análise, o país mais forte economicamente, eficaz e eficiente em seus processos produtivos.O problema de roteamento de veículos sofreu, desde o seu princípio, várias adaptações para torná-lo mais realista, ajustado e aplicável às necessidades das empresas de transporte. Nesta tese apresenta-se um problema de roteamento de veículos com frota heterogênea e janela de tempo. É um problema habitual e que determina fundamentalmente o lucro de empresas de transporte que se prestam unicamente a este fim. O modus operandi de uma empresa de transporte do sul de Santa Catarina foi estudado e as condições a ela impostas pela cadeia de suprimento a jusantee a montante foram avaliadas. Por fim, uma proposta de resolução do problemade roteamento de veículos com frota heterogênea e janelas de tempo positivas e negativas esparsas é apresentada, utilizando algoritmos genéticos aninhados. A heurística em questão é simples de ser compreendida e implementada, gera resultados de boa qualidade e permite a qualquer empresa de transporte, análoga à estudada, ter suporte computacional em suas operações, permitindo a comparação dos resultados que obtém com os heurísticos calculados.Abstract : One of the most studied and challenging subjects of Operational Research is the vehicle routing problem. In this problem, a set of vehicles is allocated to distribute products in a region, each obeying a traveling salesman problem. Of theoretical and practical value, it is a key element for the survival of several transportation companies, which compete with each other in an arduousenvironment, usually close to perfect competition. Under these circumstancesall methods that minimize the cost of these companies, improve the serviceprovided and contribute to its continuity, tend to bring profits to all actors.It is through transportation that manufactured and raw products reach theirdestinations, consequently reducing effort and costs required to fulfill thisfunction significantly contributes to make the economy stronger, more efficientand effective in its production processes. The vehicle routing problem has undergone several adaptations from the outset to make it more realistic, adjusted and applicable to the needs of transport companies. This thesis presents a vehicle routing problem with heterogeneous fleet and time window. It is a common problem and fundamentally determines the profitability of transport companies that are uniquely established for this purpose. The modus operandi of a transport company in the south of Santa Catarina, Brazil, was studied and the conditions imposed by the downstream and upstream supply chain were evaluated. Eventually, is proposed a solution model to the vehicle routing problem with sparse time windows and heterogeneous fleet using nested genetic algorithms, which helps to give computational support to operations, and make possible to compare the results the company produces with the threshold conceived by the heuristics.Coelho, Antônio SérgioUniversidade Federal de Santa CatarinaGonçalves, Louis Augusto2018-08-23T04:02:52Z2018-08-23T04:02:52Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis176 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf353589https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189293porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-08-23T04:02:53Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/189293Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-08-23T04:02:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de solução para o problema de roteamento de veículos com frota heterogênea e janelas temporais positivas e negativas esparsas
title Uma proposta de solução para o problema de roteamento de veículos com frota heterogênea e janelas temporais positivas e negativas esparsas
spellingShingle Uma proposta de solução para o problema de roteamento de veículos com frota heterogênea e janelas temporais positivas e negativas esparsas
Gonçalves, Louis Augusto
Engenharia de produção
Empresas de transporte
Veículos a motor
title_short Uma proposta de solução para o problema de roteamento de veículos com frota heterogênea e janelas temporais positivas e negativas esparsas
title_full Uma proposta de solução para o problema de roteamento de veículos com frota heterogênea e janelas temporais positivas e negativas esparsas
title_fullStr Uma proposta de solução para o problema de roteamento de veículos com frota heterogênea e janelas temporais positivas e negativas esparsas
title_full_unstemmed Uma proposta de solução para o problema de roteamento de veículos com frota heterogênea e janelas temporais positivas e negativas esparsas
title_sort Uma proposta de solução para o problema de roteamento de veículos com frota heterogênea e janelas temporais positivas e negativas esparsas
author Gonçalves, Louis Augusto
author_facet Gonçalves, Louis Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Antônio Sérgio
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Louis Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Empresas de transporte
Veículos a motor
topic Engenharia de produção
Empresas de transporte
Veículos a motor
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-08-23T04:02:52Z
2018-08-23T04:02:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 353589
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189293
identifier_str_mv 353589
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/189293
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 176 p.| il., gráfs., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652412051783680