Indicadores de eficiência do pregão eletrônico: um estudo em uma universidade pública federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Graice de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182804
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2017.
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spelling Indicadores de eficiência do pregão eletrônico: um estudo em uma universidade pública federalAdministraçãoPregão (Licitação pública)Eficiencia (Serviço público)Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2017.Aborda-se nesta pesquisa, o tema licitações, delimitado para pregão eletrônico. Tem-se como objetivo geral compreender como a utilização de indicadores de eficiência pode contribuir para o aprimoramento dos processos de pregão eletrônico na UFSC. Como objetivos específicos busca-se descrever o processo de pregão eletrônico adotado na UFSC, analisar o processo de pregão eletrônico com base nos indicadores de eficiência, verificar a percepção dos gestores dos departamentos de compras, de licitações e de projetos, contratos e convênios sobre a utilização dos indicadores de eficiência, e, propor ações de aprimoramento para os processos de pregão eletrônico da UFSC. O aprimoramento dos processos de pregão eletrônico representa o aumento da eficiência das compras, uma vez que as compras feitas por pregão eletrônico representaram 91% do total licitado pela UFSC em 2016. Para tanto, usou-se de pesquisa classificada quanto aos fins como descritiva e aplicada e com relação aos meios como bibliográfica, documental, de campo e estudo de caso. O caso em estudo trata dos processos de pregão eletrônico realizados na UFSC, e envolve os ambientes dos departamentos de compras, de licitações e de projetos e contratos. O método de investigação empregado foi o método qualitativo. Para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a utilização de roteiro, além de pesquisa à legislação licitatória e à Constituição Federal. Foram analisadas ainda as informações dos processos de pregão eletrônico finalizados pela UFSC nos anos de 2014 e 2015. Os dados secundários foram obtidos em busca sistemática por trabalhos científicos que compreendessem o uso de indicadores para mensuração da eficiência em compras públicas. A análise dos dados foi apoiada no Modelo Interpretativo de Triviños. Como resultados, obteve-se a identificação de pontos a serem melhorados tanto no sistema integrado utilizado, quanto nos processos de pregão eletrônico na UFSC. A integração das informações obtidas com os gestores dos departamentos de compras, de licitações e de projetos e contratos possibilitou identificar aspectos que podem ser melhorados em conjunto, resultando no aprimoramento dos resultados dos processo de pregão eletrônico. Exemplo de pontos identificados são a necessidade de aprimoramento do sistema de gestão, a necessidade de normalização, de padronização e de publicação das atividades do processo. A lista de indicadores encontrados na literatura recente foi validada com os gestores durante as entrevistas e foi também complementada durante a análise dos dados. Por fim, com base na pergunta de pesquisa ?De que forma a utilização de indicadores de eficiência pode contribuir para o aprimoramento dos processos de pregão eletrônico da UFSC??, concluiu-se que os indicadores evidenciam falhas nos processos e auxiliam na tomada de decisão e elaboração das estratégias por parte dos gestores e, portanto, contribuem para o aprimoramento da eficiência dos pregões eletrônicos.Abstract : It is approached in this research, the subject licitations, delimited for electronic procurement. The general objective is to evaluate the use of efficiency indicators for the improvement of electronic procurement processes in UFSC. The specific objectives are to describe the electronic procurement process adopted at UFSC, to analyze the electronic procurement process based on the efficiency indicators, to verify the perception of the managers of the procurement, bidding and project, contracts and agreements departments on the utilization of efficiency indicators, and propose actions to improve the electronic procurement processes of UFSC. The improvement of electronic trading processes represents an increase in the efficiency of purchases, since purchases made through electronic procurement represented 91% of the total auctioned by UFSC in 2016. For this purpose, a the research was classified for the purposes as descriptive and applied and in relation to the means such as bibliographical, documentary, field and case study. The case study deals with the electronic procurement processes carried out at UFSC, and involves the purchasing, bidding, project and contract departments. The method used was the qualitative method. For the collection of the data, semi-structured interviews were carried out with the use of a script, as well as a survey of the bidding legislation and the Federal Constitution. The information of the electronic trading processes completed by UFSC in the years of 2014 and 2015 was also analyzed. Secondary data were obtained in a systematic search for scientific works that included the use of indicators to measure efficiency in public purchases. The analysis of the data was supported by the Interpretive Model of Triviños. As a result, we obtained the identification of points to be improved in both the integrated system used and in the electronic procurement processes in UFSC. The integration of the information obtained with the purchasing, bidding and project and contract department managers made it possible to identify aspects that could be improved together, resulting in the improvement of the results of the electronic procurement process. Examples of identified points are the need for improvement of the management system, the need for standardization, standardization and publication of the activities of the process. The list of indicators found in the recent literature was validated with the managers during the interviews and was also complemented during data analysis. Finally, based on the research question "How the use of efficiency indicators can contribute to the improvement of UFSC electronic procurement processes?", It was concluded that the indicator point to flaws in the processes and assist managers in decision making and elaboration of strategies and, therefore, contribute to improving the efficiency of electronic procurement sessions.Costa, Alexandre MarinoUniversidade Federal de Santa CatarinaFaria, Graice de2018-01-23T03:18:09Z2018-01-23T03:18:09Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis188 p.| il., gráfs.application/pdf349458https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/182804porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-01-23T03:18:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/182804Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-01-23T03:18:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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