ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230260 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é identificar a produção científica sobre assistência estudantil publicada no Portal de Periódicos CAPES, mais precisamente na base de dados Web of Science. Foram identificados e analisados os seguintes indicadores bibliométricos: (i) análise de citações, publicações por instituição e por país, (ii) temas secundários, (iii) enquadramento metodológico e (iv) referências mais utilizadas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de natureza descritiva e a mostra compõe-se de 05 artigos. Como resultados, constata-se que o período entre 2016 e 2020 foi marcado pelo maior número de publicações, sendo que todas ocorrem no Brasil. Observa-se que a política de assistência estudantil, os programas de assistência estudantil e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) aparecem como temas secundários e estão presentes em 100% das pesquisas. Para metodologia, 70% dos trabalhos utilizam apenas uma abordagem de pesquisa, sendo ela a qualitativa. Por fim, são apresentadas as referências mais incidentes na amostra pesquisada. Após a realização do estudo, conclui-se que o tema é recentemente explorado. Espera-se que a síntese desta pesquisa permita algum direcionamento nos estudos relacionados à assistência estudantil na educação superior. |
id |
UFSC_fd0e6d82756f10a24865d8fd4eb808d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230260 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICAO objetivo deste artigo é identificar a produção científica sobre assistência estudantil publicada no Portal de Periódicos CAPES, mais precisamente na base de dados Web of Science. Foram identificados e analisados os seguintes indicadores bibliométricos: (i) análise de citações, publicações por instituição e por país, (ii) temas secundários, (iii) enquadramento metodológico e (iv) referências mais utilizadas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de natureza descritiva e a mostra compõe-se de 05 artigos. Como resultados, constata-se que o período entre 2016 e 2020 foi marcado pelo maior número de publicações, sendo que todas ocorrem no Brasil. Observa-se que a política de assistência estudantil, os programas de assistência estudantil e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) aparecem como temas secundários e estão presentes em 100% das pesquisas. Para metodologia, 70% dos trabalhos utilizam apenas uma abordagem de pesquisa, sendo ela a qualitativa. Por fim, são apresentadas as referências mais incidentes na amostra pesquisada. Após a realização do estudo, conclui-se que o tema é recentemente explorado. Espera-se que a síntese desta pesquisa permita algum direcionamento nos estudos relacionados à assistência estudantil na educação superior.INPEAU/UFSC2021-12-03T18:13:16Z2021-12-03T18:13:16Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230260SILVA, LUCIANA SAMPAIO DASTALLIVIERI, LUCIANEPACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T18:13:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230260Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T18:13:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
title |
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
spellingShingle |
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA SILVA, LUCIANA SAMPAIO DA |
title_short |
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
title_full |
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
title_fullStr |
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
title_full_unstemmed |
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
title_sort |
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA |
author |
SILVA, LUCIANA SAMPAIO DA |
author_facet |
SILVA, LUCIANA SAMPAIO DA STALLIVIERI, LUCIANE PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES |
author_role |
author |
author2 |
STALLIVIERI, LUCIANE PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, LUCIANA SAMPAIO DA STALLIVIERI, LUCIANE PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES |
description |
O objetivo deste artigo é identificar a produção científica sobre assistência estudantil publicada no Portal de Periódicos CAPES, mais precisamente na base de dados Web of Science. Foram identificados e analisados os seguintes indicadores bibliométricos: (i) análise de citações, publicações por instituição e por país, (ii) temas secundários, (iii) enquadramento metodológico e (iv) referências mais utilizadas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de natureza descritiva e a mostra compõe-se de 05 artigos. Como resultados, constata-se que o período entre 2016 e 2020 foi marcado pelo maior número de publicações, sendo que todas ocorrem no Brasil. Observa-se que a política de assistência estudantil, os programas de assistência estudantil e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) aparecem como temas secundários e estão presentes em 100% das pesquisas. Para metodologia, 70% dos trabalhos utilizam apenas uma abordagem de pesquisa, sendo ela a qualitativa. Por fim, são apresentadas as referências mais incidentes na amostra pesquisada. Após a realização do estudo, conclui-se que o tema é recentemente explorado. Espera-se que a síntese desta pesquisa permita algum direcionamento nos estudos relacionados à assistência estudantil na educação superior. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-03T18:13:16Z 2021-12-03T18:13:16Z 2021-11-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-85-68618-08-0 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230260 |
identifier_str_mv |
978-85-68618-08-0 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU/UFSC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651993336512512 |