ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, LUCIANA SAMPAIO DA
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: STALLIVIERI, LUCIANE, PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230260
Resumo: O objetivo deste artigo é identificar a produção científica sobre assistência estudantil publicada no Portal de Periódicos CAPES, mais precisamente na base de dados Web of Science. Foram identificados e analisados os seguintes indicadores bibliométricos: (i) análise de citações, publicações por instituição e por país, (ii) temas secundários, (iii) enquadramento metodológico e (iv) referências mais utilizadas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de natureza descritiva e a mostra compõe-se de 05 artigos. Como resultados, constata-se que o período entre 2016 e 2020 foi marcado pelo maior número de publicações, sendo que todas ocorrem no Brasil. Observa-se que a política de assistência estudantil, os programas de assistência estudantil e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) aparecem como temas secundários e estão presentes em 100% das pesquisas. Para metodologia, 70% dos trabalhos utilizam apenas uma abordagem de pesquisa, sendo ela a qualitativa. Por fim, são apresentadas as referências mais incidentes na amostra pesquisada. Após a realização do estudo, conclui-se que o tema é recentemente explorado. Espera-se que a síntese desta pesquisa permita algum direcionamento nos estudos relacionados à assistência estudantil na educação superior.
id UFSC_fd0e6d82756f10a24865d8fd4eb808d1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/230260
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICAO objetivo deste artigo é identificar a produção científica sobre assistência estudantil publicada no Portal de Periódicos CAPES, mais precisamente na base de dados Web of Science. Foram identificados e analisados os seguintes indicadores bibliométricos: (i) análise de citações, publicações por instituição e por país, (ii) temas secundários, (iii) enquadramento metodológico e (iv) referências mais utilizadas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de natureza descritiva e a mostra compõe-se de 05 artigos. Como resultados, constata-se que o período entre 2016 e 2020 foi marcado pelo maior número de publicações, sendo que todas ocorrem no Brasil. Observa-se que a política de assistência estudantil, os programas de assistência estudantil e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) aparecem como temas secundários e estão presentes em 100% das pesquisas. Para metodologia, 70% dos trabalhos utilizam apenas uma abordagem de pesquisa, sendo ela a qualitativa. Por fim, são apresentadas as referências mais incidentes na amostra pesquisada. Após a realização do estudo, conclui-se que o tema é recentemente explorado. Espera-se que a síntese desta pesquisa permita algum direcionamento nos estudos relacionados à assistência estudantil na educação superior.INPEAU/UFSC2021-12-03T18:13:16Z2021-12-03T18:13:16Z2021-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-08-0https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230260SILVA, LUCIANA SAMPAIO DASTALLIVIERI, LUCIANEPACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUESporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-12-03T18:13:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/230260Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-12-03T18:13:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
title ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
spellingShingle ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
SILVA, LUCIANA SAMPAIO DA
title_short ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
title_full ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
title_fullStr ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
title_full_unstemmed ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
title_sort ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA
author SILVA, LUCIANA SAMPAIO DA
author_facet SILVA, LUCIANA SAMPAIO DA
STALLIVIERI, LUCIANE
PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES
author_role author
author2 STALLIVIERI, LUCIANE
PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, LUCIANA SAMPAIO DA
STALLIVIERI, LUCIANE
PACHECO, ANDRESSA SASAKI VASQUES
description O objetivo deste artigo é identificar a produção científica sobre assistência estudantil publicada no Portal de Periódicos CAPES, mais precisamente na base de dados Web of Science. Foram identificados e analisados os seguintes indicadores bibliométricos: (i) análise de citações, publicações por instituição e por país, (ii) temas secundários, (iii) enquadramento metodológico e (iv) referências mais utilizadas. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de natureza descritiva e a mostra compõe-se de 05 artigos. Como resultados, constata-se que o período entre 2016 e 2020 foi marcado pelo maior número de publicações, sendo que todas ocorrem no Brasil. Observa-se que a política de assistência estudantil, os programas de assistência estudantil e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) aparecem como temas secundários e estão presentes em 100% das pesquisas. Para metodologia, 70% dos trabalhos utilizam apenas uma abordagem de pesquisa, sendo ela a qualitativa. Por fim, são apresentadas as referências mais incidentes na amostra pesquisada. Após a realização do estudo, conclui-se que o tema é recentemente explorado. Espera-se que a síntese desta pesquisa permita algum direcionamento nos estudos relacionados à assistência estudantil na educação superior.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03T18:13:16Z
2021-12-03T18:13:16Z
2021-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-08-0
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230260
identifier_str_mv 978-85-68618-08-0
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651993336512512