Estudo comparativo entre medidas de deflexão com viga Benkelman e FWD em pavimentos da malha rodoviária estadual de Santa Catarina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Clarissa Beatriz Sandoval
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79447
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.
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spelling Estudo comparativo entre medidas de deflexão com viga Benkelman e FWD em pavimentos da malha rodoviária estadual de Santa CatarinaEngenharia civilPavimentosAvaliaçãoRodoviasSanta CatarinaAvaliaçãoDeflexao (Tecnologia)VigasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.Apresentam-se os resultados de um estudo envolvendo o levantamento deflectométrico por meio dos dois equipamentos usualmente empregados no Brasil para este fim: a viga Benkelman e o Falling Weight Deflectometer (FWD). Os levantamentos foram realizados em segmentos selecionados pertencentes à malha rodoviária estadual pavimentada de Santa Catarina e fazem parte da campanha de avaliação das condições dos pavimentos realizada pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de Santa Catarina no primeiro semestre do ano de 2001 para o Sistema de Gerência de Pavimento. Descreve-se a metodologia utilizada para seleção e marcação dos segmentos amostrais representativos dos pavimentos rodoviários catarinenses e como foram realizados os levantamentos. Através de análise de regressão, avalia-se se há correlação entre os valores obtidos por estes equipamentos e se elas são dependentes do tipo de estrutura do pavimento, tipos de materiais e espessuras das camadas granulares e betuminosas, da presença ou não de camada de reforço em concreto asfáltico e do grau de deflexão atual do pavimento. Apresentam-se correlações entre as medidas de deflexão obtidas com estes dois equipamentos para rodovias catarinenses, permitindo assim, que se possa obter a deflexão que seria medida com a viga a partir de medidas efetuadas com o FWD, validando desta forma, o emprego das deflexões obtidas com o FWD nos métodos atuais de projeto de restauração de pavimentos flexíveis, no Sistema de Gerência de Pavimentos do DER/SC e no modelo HDM adotado pelo Banco Mundial. Permitem, também, que se aproveite o enorme banco de dados criado nas ultimas décadas com a viga Benkelman para o desenvolvimento de novas metodologias sobre a avaliação do desempenho de pavimentos e cálculo de espessuras de reforço com o emprego do Falling Weight Deflectometer. Ao final, faz-se uma análise da influência da utilização da deflexão obtida com o FWD e aquela obtida pela correlação sugerida, no dimensionamento da espessura de reforço do pavimento com a utilização dos métodos normatizados de projetos de restauração de pavimentos flexíveis.Florianópolis, SCTriches, GlicerioUniversidade Federal de Santa CatarinaBorges, Clarissa Beatriz Sandoval2012-10-18T04:04:26Z2012-10-18T04:04:26Z20012001info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisii, 185 f.| il., tabs., grafs., mapasapplication/pdf188421http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79447porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T22:34:02Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/79447Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T22:34:02Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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