Desenvolvimento da centrifugação de alumínio para a produção de rotores de motores elétricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramirez, Rivio Arturo
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78279
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
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spelling Desenvolvimento da centrifugação de alumínio para a produção de rotores de motores elétricosMotores eletricosRotoresCentrifugaçãoAluminioDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.No futuro, as capacidades limitadas de recursos, principalmente ambientais, aumentarão o custo da energia elétrica. Será essencial então levar em consideração o impacto do rendimento elétrico dos motores como um fator para o decréscimo do consumo de energia, pois os motores elétricos consomem a maior parte da energia elétrica em todo o país. Os refrigeradores e freezers com seus compressores herméticos contribuem com expressivos 9 % do consumo global de energia do Brasil. O componente estudado neste trabalho foi o "rotor" do motor elétrico montado dentro do compressor hermético. O rotor é convencionalmente produzido pelo processo de injeção sob pressão e a alternativa proposta é fabricá-lo pelo processo de centrifugação. Para isso, inicialmente uma máquina protótipo foi projetada, fabricada e avaliada em termos de desempenho. São descritos detalhes referentes aos conhecimentos obtidos com a máquina protótipo, ao desempenho dos dois processos de fabricação e os resultados das variáveis influentes no processo de centrifugação objetivando maximizar rendimento elétrico do rotor. Os resultados indicaram que o processo de centrifugação incrementa o rendimento elétrico do rotor em torno de 0,7 a 1,3 % principalmente pela maior densidade do alumínio. Além disso, o custo do processo é menor se comparado à injeção sob pressão, pela possibilidade de eliminação de duas etapas (azulamento do pacote de lâminas e queima do rotor após a injeção). O processo ainda é viável tecnicamente em produtividade.Florianópolis, SCBernardini, Pedro Amedeo NannettiUniversidade Federal de Santa CatarinaRamirez, Rivio Arturo2012-10-17T12:15:58Z2012-10-17T12:15:58Z20002000info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxviii, 119 f.| il., tabs. +application/pdf171811http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/78279porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-25T18:13:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/78279Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-25T18:13:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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