O Limite da política no embate de projetos da educação do campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Titton, Mauro
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93937
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaTitton, MauroJantsch, Ari Paulo2012-10-25T04:51:39Z2012-10-25T04:51:39Z2012-10-25T04:51:39Z279656http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93937Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2010O presente estudo tem por objeto a educação em suas relações com a política. Partindo da realidade concreta da produção da vida no campo na atualidade, objetiva verificar como as relações entre educação e política têm marcado o desenvolvimento teórico-prático da educação do campo e se há limites em seu desenvolvimento decorrentes de tal relação. Para sua realização, elaboramos o seguinte problema científico: como os limites e possibilidades que a relação entre educação e política existente na materialidade das relações sociais e no modo de produção da vida humana no campo brasileiro hoje se expressa na construção teórico-prática da educação do campo? Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental a partir da referência do materialismo histórico dialético, tendo delimitado para a análise as políticas educacionais para o campo e a sistematização teórica presente nos Cadernos da Coleção Por uma Educação do Campo. A partir da análise dos materiais e das políticas, as hipóteses formuladas foram confirmadas, evidenciando que um dos limites centrais impostos à educação do campo decorre de seu aprisionamento na política, especialmente via políticas do Estado e de governo; que há opções teóricas utilizadas para a formulação da educação do campo que interditam a possibilidade de dar inteligibilidade às concretas relações de produção da educação e de sua articulação à uma estratégia de superação do capital; e que a possibilidade de romper o cerco da política está numa organização revolucionária. Apontamos que no atual momento histórico a educação, e em especial a educação do campo, estão reféns da política, necessitando uma intervenção firme e com clareza para romper o cerco da política, e que a possibilidade de essência está presente na atividade e nas experiências em desenvolvimento por organizações de caráter revolucionário, como o MST.1 v.| grafs., tabs.porEducaçãoEducação ruralPoliticas publicasEducação e EstadoConflito socialO Limite da política no embate de projetos da educação do campoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL279656.pdfapplication/pdf1180362https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93937/1/279656.pdfa5ce3f410c4bf541723e2f415c8d5bf0MD51TEXT279656.pdf.txt279656.pdf.txtExtracted Texttext/plain476909https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93937/2/279656.pdf.txt36689e78af07a5e91846bb2dbd31b02eMD52THUMBNAIL279656.pdf.jpg279656.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg814https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/93937/3/279656.pdf.jpg351daf45e9a591950c6e81ccce784037MD53123456789/939372013-05-02 16:37:16.487oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93937Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T19:37:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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