A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190083 |
Resumo: | A Gestão do Conhecimento impulsiona as Bibliotecas Universitárias no atendimento da satisfação dos usuários, com relação às crescentes necessidades individuais e institucionais. Deste modo, é necessário que a estratégia da BU/UFSC esteja alinhada às diretrizes da GC e, para isto, a equipe de bibliotecários tem de participar de treinamentos e capacitações, para oferecer um trabalho qualitativo, voltado para a manutenção e criação de práticas de GC. Consequentemente, para a GC promover mudanças significativas e adequadas, o PDCA é a ferramenta que tem a função de auxiliar no diagnóstico, na padronização de informações, na melhoria contínua e na tomada de decisão mais assertiva. Assim, objetivou-se relatar a aplicação do Framework GC@BU, “Módulo Coordenação de Gestão do Conhecimento” na BU da Universidade Federal de Santa Catarina, descrevendo-se a avaliação e as proposições de ações dos elementos do Framework GC@BU na percepção da Comissão envolvida. Verifica-se que desafios ainda estão sendo impostos, mas percebe-se avanços significativos, quanto a melhoria na comunicação e na interação da equipe. |
id |
UFSC_fdb8f9e7c4315780827cca6caefaed15 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190083 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamentoGestão do conhecimentoFramework GC@BUEstratégiaTreinamentoPDCAA Gestão do Conhecimento impulsiona as Bibliotecas Universitárias no atendimento da satisfação dos usuários, com relação às crescentes necessidades individuais e institucionais. Deste modo, é necessário que a estratégia da BU/UFSC esteja alinhada às diretrizes da GC e, para isto, a equipe de bibliotecários tem de participar de treinamentos e capacitações, para oferecer um trabalho qualitativo, voltado para a manutenção e criação de práticas de GC. Consequentemente, para a GC promover mudanças significativas e adequadas, o PDCA é a ferramenta que tem a função de auxiliar no diagnóstico, na padronização de informações, na melhoria contínua e na tomada de decisão mais assertiva. Assim, objetivou-se relatar a aplicação do Framework GC@BU, “Módulo Coordenação de Gestão do Conhecimento” na BU da Universidade Federal de Santa Catarina, descrevendo-se a avaliação e as proposições de ações dos elementos do Framework GC@BU na percepção da Comissão envolvida. Verifica-se que desafios ainda estão sendo impostos, mas percebe-se avanços significativos, quanto a melhoria na comunicação e na interação da equipe.2018-09-20T20:11:03Z2018-09-20T20:11:03Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf7.1_0068https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190083Rossi, TatianaSilva, Wanessa CarolinePinto, Marli Dias de SouzaAlves, Maria Bernadete MartinsBem, Roberta Moraes deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T12:04:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190083Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-02-01T12:04:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento |
title |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento |
spellingShingle |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento Rossi, Tatiana Gestão do conhecimento Framework GC@BU Estratégia Treinamento PDCA |
title_short |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento |
title_full |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento |
title_fullStr |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento |
title_full_unstemmed |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento |
title_sort |
A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento |
author |
Rossi, Tatiana |
author_facet |
Rossi, Tatiana Silva, Wanessa Caroline Pinto, Marli Dias de Souza Alves, Maria Bernadete Martins Bem, Roberta Moraes de |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Wanessa Caroline Pinto, Marli Dias de Souza Alves, Maria Bernadete Martins Bem, Roberta Moraes de |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rossi, Tatiana Silva, Wanessa Caroline Pinto, Marli Dias de Souza Alves, Maria Bernadete Martins Bem, Roberta Moraes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Framework GC@BU Estratégia Treinamento PDCA |
topic |
Gestão do conhecimento Framework GC@BU Estratégia Treinamento PDCA |
description |
A Gestão do Conhecimento impulsiona as Bibliotecas Universitárias no atendimento da satisfação dos usuários, com relação às crescentes necessidades individuais e institucionais. Deste modo, é necessário que a estratégia da BU/UFSC esteja alinhada às diretrizes da GC e, para isto, a equipe de bibliotecários tem de participar de treinamentos e capacitações, para oferecer um trabalho qualitativo, voltado para a manutenção e criação de práticas de GC. Consequentemente, para a GC promover mudanças significativas e adequadas, o PDCA é a ferramenta que tem a função de auxiliar no diagnóstico, na padronização de informações, na melhoria contínua e na tomada de decisão mais assertiva. Assim, objetivou-se relatar a aplicação do Framework GC@BU, “Módulo Coordenação de Gestão do Conhecimento” na BU da Universidade Federal de Santa Catarina, descrevendo-se a avaliação e as proposições de ações dos elementos do Framework GC@BU na percepção da Comissão envolvida. Verifica-se que desafios ainda estão sendo impostos, mas percebe-se avanços significativos, quanto a melhoria na comunicação e na interação da equipe. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2018-09-20T20:11:03Z 2018-09-20T20:11:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
7.1_0068 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190083 |
identifier_str_mv |
7.1_0068 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652052419575808 |