A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rossi, Tatiana
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Wanessa Caroline, Pinto, Marli Dias de Souza, Alves, Maria Bernadete Martins, Bem, Roberta Moraes de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190083
Resumo: A Gestão do Conhecimento impulsiona as Bibliotecas Universitárias no atendimento da satisfação dos usuários, com relação às crescentes necessidades individuais e institucionais. Deste modo, é necessário que a estratégia da BU/UFSC esteja alinhada às diretrizes da GC e, para isto, a equipe de bibliotecários tem de participar de treinamentos e capacitações, para oferecer um trabalho qualitativo, voltado para a manutenção e criação de práticas de GC. Consequentemente, para a GC promover mudanças significativas e adequadas, o PDCA é a ferramenta que tem a função de auxiliar no diagnóstico, na padronização de informações, na melhoria contínua e na tomada de decisão mais assertiva. Assim, objetivou-se relatar a aplicação do Framework GC@BU, “Módulo Coordenação de Gestão do Conhecimento” na BU da Universidade Federal de Santa Catarina, descrevendo-se a avaliação e as proposições de ações dos elementos do Framework GC@BU na percepção da Comissão envolvida. Verifica-se que desafios ainda estão sendo impostos, mas percebe-se avanços significativos, quanto a melhoria na comunicação e na interação da equipe.
id UFSC_fdb8f9e7c4315780827cca6caefaed15
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190083
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamentoGestão do conhecimentoFramework GC@BUEstratégiaTreinamentoPDCAA Gestão do Conhecimento impulsiona as Bibliotecas Universitárias no atendimento da satisfação dos usuários, com relação às crescentes necessidades individuais e institucionais. Deste modo, é necessário que a estratégia da BU/UFSC esteja alinhada às diretrizes da GC e, para isto, a equipe de bibliotecários tem de participar de treinamentos e capacitações, para oferecer um trabalho qualitativo, voltado para a manutenção e criação de práticas de GC. Consequentemente, para a GC promover mudanças significativas e adequadas, o PDCA é a ferramenta que tem a função de auxiliar no diagnóstico, na padronização de informações, na melhoria contínua e na tomada de decisão mais assertiva. Assim, objetivou-se relatar a aplicação do Framework GC@BU, “Módulo Coordenação de Gestão do Conhecimento” na BU da Universidade Federal de Santa Catarina, descrevendo-se a avaliação e as proposições de ações dos elementos do Framework GC@BU na percepção da Comissão envolvida. Verifica-se que desafios ainda estão sendo impostos, mas percebe-se avanços significativos, quanto a melhoria na comunicação e na interação da equipe.2018-09-20T20:11:03Z2018-09-20T20:11:03Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf7.1_0068https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190083Rossi, TatianaSilva, Wanessa CarolinePinto, Marli Dias de SouzaAlves, Maria Bernadete MartinsBem, Roberta Moraes deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-01T12:04:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190083Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-02-01T12:04:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
title A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
spellingShingle A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
Rossi, Tatiana
Gestão do conhecimento
Framework GC@BU
Estratégia
Treinamento
PDCA
title_short A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
title_full A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
title_fullStr A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
title_full_unstemmed A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
title_sort A Gestão do Conhecimento sob o ponto de vista de sua coordenação: estratégia, treinamento e planejamento
author Rossi, Tatiana
author_facet Rossi, Tatiana
Silva, Wanessa Caroline
Pinto, Marli Dias de Souza
Alves, Maria Bernadete Martins
Bem, Roberta Moraes de
author_role author
author2 Silva, Wanessa Caroline
Pinto, Marli Dias de Souza
Alves, Maria Bernadete Martins
Bem, Roberta Moraes de
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rossi, Tatiana
Silva, Wanessa Caroline
Pinto, Marli Dias de Souza
Alves, Maria Bernadete Martins
Bem, Roberta Moraes de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Framework GC@BU
Estratégia
Treinamento
PDCA
topic Gestão do conhecimento
Framework GC@BU
Estratégia
Treinamento
PDCA
description A Gestão do Conhecimento impulsiona as Bibliotecas Universitárias no atendimento da satisfação dos usuários, com relação às crescentes necessidades individuais e institucionais. Deste modo, é necessário que a estratégia da BU/UFSC esteja alinhada às diretrizes da GC e, para isto, a equipe de bibliotecários tem de participar de treinamentos e capacitações, para oferecer um trabalho qualitativo, voltado para a manutenção e criação de práticas de GC. Consequentemente, para a GC promover mudanças significativas e adequadas, o PDCA é a ferramenta que tem a função de auxiliar no diagnóstico, na padronização de informações, na melhoria contínua e na tomada de decisão mais assertiva. Assim, objetivou-se relatar a aplicação do Framework GC@BU, “Módulo Coordenação de Gestão do Conhecimento” na BU da Universidade Federal de Santa Catarina, descrevendo-se a avaliação e as proposições de ações dos elementos do Framework GC@BU na percepção da Comissão envolvida. Verifica-se que desafios ainda estão sendo impostos, mas percebe-se avanços significativos, quanto a melhoria na comunicação e na interação da equipe.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-09-20T20:11:03Z
2018-09-20T20:11:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 7.1_0068
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190083
identifier_str_mv 7.1_0068
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652052419575808