Experiências docentes sobre o uso do livro didático de história na rede municipal de Florianópolis (SC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, Marcos Antônio Rosa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226797
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2020.
id UFSC_fdba56a3b45c0773ee173810ae876a21
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/226797
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Experiências docentes sobre o uso do livro didático de história na rede municipal de Florianópolis (SC)HistóriaProfessoresPrática de ensinoEscolas públicasLivros didáticosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2020.A presente dissertação de mestrado (ProfHistória ? UFSC) tem como objetivo analisar como os professores/as efetivos de História da Rede Pública Municipal de Florianópolis usam o livro didático de História ? LDH. Foram enviados questionários online para os professores/as que participavam da formação continuada da rede de ensino, dos quais quatorze responderam, onde selecionamos cinco para a realização de entrevistas semiestruturadas (todos possuindo mestrado acadêmico em História), sendo eles/as: Victória Gambetta da Silva, César Augusto Jungblut, Joseane Zimmermann Vidal, Carlos Rogério Müller e Marcos Antônio da Silva (em ordem temporal das entrevistas). A seleção desses cinco professores/as de História deu-se pelos seguintes motivos: 1) ter respondido o questionário exploratório, 2) paridade de gênero, 3) experiência mínima de dez anos no magistério, 4) facilidade de contato, 5) disponibilidade de tempo para a entrevista, 6) proximidade geográfica. E tem como base as reflexões do professor Elison Paim (2005, 2006, 2012 e 2018), a partir do Fazer-se Professor, que parte das análises de Edward P. Thompson (1987) em A Formação da Classe Operária Inglesa, onde o seu fazer-se não ocorreu em um determinado momento, mas sim, em um processo construtivo e relacional, fruto das experiências de homens e mulheres. Ou seja, a partir desta lógica, os(as) professores(as) se fazem em um processo não exclusivamente ao período da academia, mas também em sua vida escolar, nas relações com demais professores de História e de outras disciplinas, não esquecendo dos próprios alunos e seus professores do presente e passado (desde quando eram alunos/as nos primeiros anos do ensino fundamental até a pós-graduação). A partir deste fazer-se professor(a), uso as experiências docentes enquanto uma ferramenta para analisar de que maneira estes professores(as) usam o livro didático.Abstract: The present master's dissertation (History Teacher- UFSC -Federal University of Santa Catarina) aims to analyze how History teachers of the Florianópolis Municipal Public System use the History textbook (LDH). Online questionnaires were sent to teachers participating in the ongoing development of educational network, from which fourteen educators responded, then five were selected for conducting semi-structured interviews (all of them having a master?s degree in History), namely: Victória Gambetta da Silva, César Augusto Jungblut, Joseane Zimmermann Vidal, Carlos Rogério Müller e Marcos Antônio da Silva (by temporal order of the interviews). The selection of these five history teachers was made through the following reasons: 1) having responded to an exploratory questionnaire, 2) gender parity, 3) at least ten years teaching experience, 4) easy contact, 5) available time for the interview, 6) geographic proximity. It is based on the reflections of Professor Elison Paim (2005, 2006, 2012 and 2018), from The Making of The Teacher, which comes from the analysis of Edward P Thompson in the Making of The English Working Class (1987), where his making of did not happen on a particular moment, but in a constructive and relational process, fruit of men and women experiences. In other words, following this logic, teachers are made of a process not exclusively to the academy period, but also in his or her school life, in their relationships with other history teachers as well as from other subjects, not forgetting their own students and teachers from past and present (since when they were students in the first years of basic learning until Post-graduation). From this making of the teacher, I use teaching experiences as a tool to analyze the way these teachers use the textbook.Reis, Carlos Eduardo dosUniversidade Federal de Santa CatarinaTrindade, Marcos Antônio Rosa2021-08-23T14:02:13Z2021-08-23T14:02:13Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis127 p.| tabs.application/pdf371864https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226797porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:02:13Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226797Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:02:13Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiências docentes sobre o uso do livro didático de história na rede municipal de Florianópolis (SC)
title Experiências docentes sobre o uso do livro didático de história na rede municipal de Florianópolis (SC)
spellingShingle Experiências docentes sobre o uso do livro didático de história na rede municipal de Florianópolis (SC)
Trindade, Marcos Antônio Rosa
História
Professores
Prática de ensino
Escolas públicas
Livros didáticos
title_short Experiências docentes sobre o uso do livro didático de história na rede municipal de Florianópolis (SC)
title_full Experiências docentes sobre o uso do livro didático de história na rede municipal de Florianópolis (SC)
title_fullStr Experiências docentes sobre o uso do livro didático de história na rede municipal de Florianópolis (SC)
title_full_unstemmed Experiências docentes sobre o uso do livro didático de história na rede municipal de Florianópolis (SC)
title_sort Experiências docentes sobre o uso do livro didático de história na rede municipal de Florianópolis (SC)
author Trindade, Marcos Antônio Rosa
author_facet Trindade, Marcos Antônio Rosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Reis, Carlos Eduardo dos
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, Marcos Antônio Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv História
Professores
Prática de ensino
Escolas públicas
Livros didáticos
topic História
Professores
Prática de ensino
Escolas públicas
Livros didáticos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-08-23T14:02:13Z
2021-08-23T14:02:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 371864
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226797
identifier_str_mv 371864
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226797
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 127 p.| tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652300437159936