Formação docente de enfermeiros que atuam em cursos de especialização em enfermagem obstétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Bruna de Souza
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180554
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Florianópolis, 2017.
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Entretanto, há uma elevação nas taxas de cesarianas muito além do recomendado pelas diretrizes da Organização Mundial da Saúde e muitas práticas consideradas prejudiciais para a mulher e o recém-nascido ainda são realizadas pelos profissionais de saúde. Para mudar esta realidade, os cursos de especialização em enfermagem obstétrica têm se configurado como uma estratégia das políticas públicas brasileiras. Porém, para formar enfermeiros especialistas qualificados e embasados nas novas evidências científicas da área, precisamos dar atenção especial aos profissionais que os formam: os docentes. Estes são os próprios enfermeiros, que precisam estar preparados e possuir uma boa prática pedagógica para poder formar outros enfermeiros especialistas atendendo às necessidades do Sistema Único de Saúde. Objetivo principal: Compreender como os enfermeiros de cursos de especialização em enfermagem obstétrica de um estado do sul do Brasil têm se preparado para o exercício da docência. Pesquisa de natureza qualitativa com abordagem exploratório-descritiva, realizada com dez enfermeiros docentes de especialização em enfermagem obstétrica. Os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas que abrangeram questões sobre a caracterização inicial do docente e as ações de formação utilizadas pelos mesmos. As entrevistas foram analisadas por meio da análise temática de conteúdo proposta por Minayo (2010) e os dados interpretados à luz de Lee S. Shulman e autores da área. Os resultados são apresentados sobre a forma de dois manuscritos. O primeiro manuscrito apresenta dados sobre a formação e prática do docente de especialização em enfermagem obstétrica, sua forma de aperfeiçoamento na docência, a relação existente entre a prática assistencial e docente, e o vínculo estabelecido entre o docente e a Instituição de Ensino Superior. O segundo manuscrito apresenta as principais características de um bom professor na visão dos participantes do presente estudo, que vão desde sua relação com os alunos, o domínio do conteúdo até sua desenvoltura em sala de aula. A prática assistencial foi considerada essencial para o professor exercer a docência no curso em questão. Há grande fragilidade no que se refere ao vínculo estabelecido entre a Instituição de Ensino Superior e os docentes, bem como desvalorização profissional. O docente deve aproximar-se mais do aluno de forma a conhecer sua realidade e objetivos; é necessário um domínio do conteúdo, de acordo com as novas evidências científicas na área; e a desenvoltura do docente em sala de aula, seu preparo anteriormente às aulas e sua abordagem diante dos imprevistos que surgem, o tornam um bom professor. Os resultados apresentados viabilizarão e devem sensibilizar docentes e Instituição de Ensino Superior a modificarem sua prática, firmarem sua relação de trabalho com uma melhor valorização da docência, bem como subsidiar novos estudos na área em questão.<br>Abstract : Obstetrics experiences major changes in good practices and scientific evidence for care of women and the newborn. The obstetric nurse plays a fundamental role in the new models of attention to humanized delivery, since in her practice she uses scientific evidences that value the physiology of the woman, being recognized and supported to meet the new guidelines of the Ministry of Health. However, there is an elevation in Cesarean rates far beyond what is recommended by the World Health Organization guidelines and many practices considered harmful to the woman and the newborn are still performed by health professionals. To change this reality, the courses of specialization in obstetrical nursing have been configured as a strategy of Brazilian public policies. However, in order to train qualified specialist nurses based on the new scientific evidence of the area, we need to pay special attention to the professionals who form them: the teachers. These are the nurses themselves, who need to be prepared and have a good pedagogical practice in order to train other specialist nurses in order to meet the needs of the Unified Health System. Main objective: To understand how the nurses of specialization courses in obstetric nursing in a southern state Have been preparing for teaching. Qualitative research with an exploratory-descriptive approach, carried out with ten nurses teaching specialization in obstetric nursing. Data were collected through semi-structured interviews that covered questions about the initial characterization of the teacher and the training actions used by them. The interviews were analyzed through the thematic analysis of content proposed by Minayo (2010) and the data interpreted in the light of Lee S. Shulman and authors of the area. The results are presented on the form of two manuscripts. The first manuscript presents data on the training and practice of the obstetrical nursing specialization teacher, his form of improvement in teaching, the relationship between the practice of care and teaching, and the link established between the teacher and the Institution of Higher Education. The second manuscript presents the main characteristics of a good teacher in the view of the participants of the present study, ranging from their relationship with the students, the mastery of content to their resourcefulness in the classroom. The assistance practice was considered essential for the teacher to practice teaching in the course in question. There is great fragility regarding the link established between the Institution of Higher Education and teachers, as well as professional devaluation. The teacher should get closer to the student in order to know his reality and goals; A mastery of content is required, according to new scientific evidence in the area; And the teacher's resourcefulness in the classroom, his preparation before classes, and his approach to the unexpected, make him a good teacher. The results presented will enable and motivate teachers and the Institution of Higher Education to modify their practice, establish their working relationship with a better valuation of teaching, as well as subsidize new studies in the area in question.Backes, Vania Marli SchubertUniversidade Federal de Santa CatarinaFrancisco, Bruna de Souza2017-10-31T03:18:51Z2017-10-31T03:18:51Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis128 p.| il., tabs.application/pdf348335https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180554porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-31T03:18:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180554Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-10-31T03:18:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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