Vivências de escritas entre os laklãnõ/Xokleng
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133084 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015 |
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Vivências de escritas entre os laklãnõ/XoklengAntropologiaIndios XoklengEscritaHistóriaPesquisadoresDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2015Esta dissertação trata dos diferentes usos de escritas entre os Laklãnõ/Xokleng. A partir de pesquisa bibliográfica, em campo e contínuos contatos com pesquisadores indígenas e não-indígenas foram se delineando os caminhos percorridos pelas coisas escritas em diferentes suportes. Ao longo da dissertação são abordadas questões em torno das histórias de contato nativa e de pesquisadores, a autodenominação do grupo, as escritas em diferentes suportes como o corpo (marcas corporais), audiovisual (produção pelos indígenas de um filme) e textos. O contexto em que cada um desses diferentes suportes é escolhido para inscrever uma história depende da situação, do que se deseja contar e registrar e para quem esta inscrição se dirige. O que se cria neste movimento são lugares de pensamento sempre passíveis de serem transformadores e transformados.<br>This dissertation is about the different uses of writings among the Laklãnõ/Xokleng. The bibliographical research, fieldwork and ongoing contacts with indigenous and non-indigenous researchers served as the starting point from which to outline the paths traveled by written things in different mediums and materials. Throughout the dissertation, questions are raised regarding natives' and researchers' stories of contact, ethnonyms, and writing in different kinds of mediums, such as the body (body marks), video (indigenous film production) and texts. The context in which each of these different kinds of mediums is chosen to inscribe a story depends on the situation, what one wishes to tell and register, and to whom this inscription is directed. What is created through this movement are places for thought, always liable to transform and be transformed.Zea, Evelyn Martina SchulerUniversidade Federal de Santa CatarinaConceição, Lays Cruz2015-05-26T04:08:06Z2015-05-26T04:08:06Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis183 p.| ils.application/pdf333587https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/133084porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-26T04:08:06Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/133084Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-05-26T04:08:06Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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