Proposta de inclusão do consumidor como agente participativo no processo de desenvolvimento de novos produtos alimentícios
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83267 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Proposta de inclusão do consumidor como agente participativo no processo de desenvolvimento de novos produtos alimentíciosEngenharia de produçãoAlimentos -IndustriaComercializaçãoProdutos novosDesenvolvimentoProdutos pereciveisConsumidores -PreferenciaServiço ao clienteDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.O presente trabalho tem por objetivo, demonstrar a partir de uma abordagem de conceituação contemporânea, o contexto em que podemos observar os avanços nos processos de inter-relação entre fornecedores industriais e consumidor final no fenômeno de criação, aperfeiçoamento e desenvolvimento de novos produtos, com a possibilidade de envolvimento do consumidor final em parte dos processos. Trabalho realizado com base em um estudo de caso de empresa industrial que mantêm intenso relacionamento com o mercado consumidor. Na parte inicial apresenta-se os aspectos relevantes sobre o comportamento do consumidor frente aos fatores pessoais e ambientais em suas tomadas de decisão e comportamentos de compra, bem como suas relações com o meio. Avalia-se principalmente o processo evolutivo e interativo a partir do poder de percepção sobre o mercado e experiências, tendo como agente influenciador, o Código de Defesa do Consumidor, instrumento normativo legal criado para definir direitos e orientar decisões que eventualmente possam envolver o poder judiciário. Proporcionando ao consumidor direitos concretos, que o impelem a adotar um novo perfil de conduta atitudinal, em que passa a exigir seus direitos e conseqüentemente influenciando as empresas a reverem produtos, processos industriais e condutas de comunicação com clientes reclamantes. Complementamos a diretriz inicial, com o estudo voltado a produtos, analisando-se conceitos básicos que permitem um melhor entendimento sobre sua evolução, e mudanças mercadológicas ocorridas desde o processo de trocas. Permitindo um entendimento mais aprofundado sobre a necessidade em desvendar os desejos dos consumidores, dando atenção especial ao público reclamante que detêm pré-disposição em criticar e apresentar sugestões de melhorias. O envolvimento dos públicos interno e externo no desenvolvimento de produtos na conjuntura atual, levando-se em consideração os aspectos tecnológicos e de velocidade na tomada de decisões, que influencia a diminuição do ciclo de vida dos produtos. Finalizando com os tradicionais e modernos formatos adotados para o desenvolvimento em projetos de novos produtos, reforçando os conceitos de que quanto maior for o envolvimento dos usuários, maiores serão as possibilidades de sucesso. Podendo assim convergir em aspectos comportamentais decisórios, com necessidades de mudanças nos processos e plantas industriais. Seqüencialmente realizou-se uma pesquisa de campo, com consumidores, para a exposição dos fenômenos abordados, buscando respostas ao problema em estudo, procurando definir o perfil dos entrevistados e verificando a manifestação participativa e positiva dos entrevistados sobre os processos internos que envolvem o desenvolvimento de produtos, como forma de buscar o atendimento às suas necessidades e inibir possíveis problemas advindos de projetos elaborados por áreas internas da empresa e/ou pesquisas aplicadas apenas por métodos convencionais. Paralelamente fez-se junto à empresa, um levantamento sobre a recepção e condução de reclamações e elaboração de novos projetos, detectando a confirmação pelo grupo interno responsável pelos processos, sobre a acessibilidade de consumidores selecionados por critérios, a participarem diretamente do desenvolvimento de produtos. Finalizando o trabalho, são apresentadas sugestões para formação de grupos específicos em pesquisa. Formatando-se uma nova proposta de pesquisa e desenvolvimento. Apostar no futuro é desvendar as ansiedades dos clientes hoje, tendo uma visão futurista que permeie as iniciativas em inovação.Florianópolis, SCBarros, Nelci Moreira deUniversidade Federal de Santa CatarinaMattiello, Nereu Vilmar2012-10-19T22:22:33Z2012-10-19T22:22:33Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis118 f.| il., tabs., grafs.application/pdf190835http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83267porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T05:37:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83267Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T05:37:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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