Análise de medidas mitigadoras para controle de ruído ferroviário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255023 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas, Joinville, 2024. |
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Análise de medidas mitigadoras para controle de ruído ferroviárioEngenharia mecânicaControle de ruídoFerroviasAbsorção do somAcústicaTrens de ferroDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Joinville, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Mecânicas, Joinville, 2024.O impacto sonoro causado por trens pode interferir diretamente no conforto e na saúde de habitantes nas proximidades das ferrovias. Desta forma, a aplicação de soluções para diminuição do ruído ferroviário é fundamental na melhoria da qualidade de vida destas pessoas. Este trabalho teve como objetivo analisar medidas de controle de ruído ferroviário aplicadas na Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). Para isso, primeiramente, foi necessário o entendimento das fontes de ruído do tráfego ferroviário e seus principais mecanismos de geração. Na sequência, foram coletados os níveis de pressão sonora emitidos por trens de transporte de carga, e assim analisada a eficiência das medidas mitigadoras utilizadas. As medidas analisadas consistiram no uso de barreira acústica, atenuadores ferroviários instalados na ferrovia, e estratégias de manutenção de rodas e trilhos, como análise de defeitos de rodas ferroviárias, esmerilhamento de trilhos e manutenção de juntas isoladas coladas (JICs). Com as medições de ruído em campo, foi observada uma atenuação máxima de 14 dB(A) na região com barreira acústica. Os atenuadores ferroviários não apresentaram redução significativa no ruído médio dos trens analisados. Ao analisar as estratégias de manutenção de rodas e trilhos, foi possível observar que a manutenção das rodas podem evitar um ruído de impacto de até 10 dB(A). Já o esmerilhamento dos trilhos pode causar um aumento do ruído de rolagem em até 8 dB(A), que vai diminuindo com o passar dos dias, conforme a carga transportada. Por fim, a manutenção de JICs pode contribuir com a redução do ruído ferroviário em até 5 dB(A), dependendo da periodicidade da manutenção.Abstract: The noise impact caused by trains can directly interfere with the comfort and health of people living near railways.Therefore, the application of solutions to reduce railway noise is fundamental to improving the quality of life of these people. The aim of this study was to analyse railway noise control measures applied on the Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM). To do this, it was first necessary to understand the sources of railway traffic noise and their main generation mechanisms. Next, the sound pressure levels emitted by freight trains were collected and the efficiency of the mitigating measures used was analysed. The measures analysed consisted of the use of acoustic barriers, rail dampers installed on the railway, and wheel and rail maintenance strategies, such as analysing rail wheel defects, grinding rails and maintaining insulated rail joints (IRJ). The field noise measurements showed a maximum attenuation of 14 dB(A) in the area with the noise barrier. The railway dampers did not significantly reduce the average noise of the trains analysed. When analysing wheel and rail maintenance strategies, it was observed that wheel maintenance can prevent impact noise of up to 10 dB(A). Rail grindind, on the other hand, can cause an increase in rolling noise of up to 8 dB(A), which decreases as the days go by as the load is transported. Finally, the maintenance of IRJ can help reduce railway noise by up to 5 dB(A), depending on the frequency of maintenance.Fiorentin, Thiago AntonioAsaff Mendoza, Yesid ErnestoUniversidade Federal de Santa CatarinaConradt, Amanda2024-04-23T23:24:11Z2024-04-23T23:24:11Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis84 p.| il., tabs.application/pdf386790https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/255023porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T23:24:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/255023Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-04-23T23:24:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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