Student-athletes' identity and motivation toward dual-career

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quinaud, Ricardo Teixeira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231160
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2021.
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spelling Student-athletes' identity and motivation toward dual-careerEducação físicaAtletasEstudantesPsicometriaEsportesEducaçãoEnsino superiorTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2021.Estudantes-atletas são individuos que agregam as carreiras atlética e educacional. Durante as suas vidas, os estudantes-atletas enfrentam desafios sociais, psicológicos, culturais e individuais. Durante a graduação os estudantes-atletas são mais afetados pelo aumento dos compromissos e demandas esportivas e educacionais, que podem levar ao abandono de uma das carreiras. Para evitar tal situação, torna-se relevante investigar a identidade e motivação para uma dupla carreira e questionar sobre as razões e soluções para o desenvolvimento da dupla carreira estudante-atleta. Consequentemente, o presente estudo tem como objetivo investigar a identidade e motivação do estudante-atleta para a dupla carreira. Considerando que a inexistência de questionários válidos (em português) para avaliar a identidade e motivação dos estudantes-atletas, foram traduzidos conceitualmente e semanticamente dois questionários para o português: Baller Identity Measurement Scale (BIMS) e o Student Athlete Motivation Toward Sport and Academic Questionnaire (SAMSAQ). Froam avaliados 862 participantes brasileiros nos jogos universitários catarinenses e brasileiros em 2018 e 2019. Adicionalmente, foram recolhidas observações repetidas em 134 em estudantes atletas nos anos de 2018 e 2019, com 12 meses de intervalo. Os dados também foram recolhidos em Portugal, com 197 participantes. Foram considerados estudantes-atletas internacionais (4), sendo entrevistados com base em uma entrevista semiestruturada baseada nos construtos dos questionários. Para investigar as evidências de validade dos questionários foram aplicadas análise fatorial exploratória e confirmatória. Para investigar a variação da identidade e motivação dos estudantes-atletas em relação às características educacionais, esportivas e individuais foram utilizados modelos multinível e pós-estratificação. Por fim, a análise temática foi aplicada para analisar as falas dos participantes. Ambos os questionários se mostraram validade e confibilidade para avaliar a identidade e motivação de estudantes-atletas brasileiros. Não foi observada variação substancial para a identidade associada ao gênero e tipo de esporte praticado, No entanto, observou-se uma variação substancial associada contexto educacional e esporte na identidade de estudante-atleta. As estimativas de motivação indicaram uma variação associada ao gênero, nível competitivo e tipo de universidade na motivação para carreira e motivação esportiva. As predições dos valores do SAMSAQ-PT ao longo de um ano acadêmico indicam uma tendência de estabilidade da motivação, ajustando para o gênero, contextos acadêmico e esportivo. Para a identidade foi observado uma pequena diminuição após o primeiro ano de universidade. No entanto a variação nas estimativas foi substancial aconselhando a uma interpretação conservadora. Adicionalmente, quando comparando os estudantes-atletas brasileiros com os atletas portugueses, as estimativas indicaram que o contexto cultural provavelmente tem uma influência substancial na identidade e motivação dos estudantes-atletas. As declarações dos participantes sugerem uma mudança na identidade de acordo com as circunstâncias em que vivem. Globalmente, os questionários apresentaram robustez e confiabilidade para contextos de língua portuguesa. As presentes observações indicam a necessidade de considerar as características individuais e contextuais ao investigar e compreender a dupla carreira de estudantes-atletas. Adicionalmente, potenciais interessados e intervenientes de ambos os contextos (por exemplo, esporte e educacional) devem cooperar para implementar regulamentos e políticas que promovam o desenvolvimento da dupla carreira para apoiar estudantes-atletas na combinação dos compromissos esportivos e acadêmicos.Abstract: Student-athletes are those people with major force on athletic and student careers. During their lives, they face social, psychological, cultural, and individual challenges combining a dual-career. During the college degree, student-athletes are most affected due to the increase of sport and educational commitments and demands, which can lead to dropping out from one of the careers. Therefore, it is important to investigate their identity and motivation toward a dual-career and speculate on its reasons and solutions. Therefore, the present study aims to examine the student-athlete identity and motivation toward dual-career. Considering there were no valid questionnaires (in Portuguese) to measure student-athletes identity and motivation, we conceptually and semantically translated the Baller Identity Measurement Scale (BIMS) and the Student-Athlete Motivation Toward Sport and Academic Questionnaire (SAMSAQ) to Portuguese. We collected 862 Brazilian participants in the Santa Catarina and Brazilian university games of 2018 and 2019. Additionally, 134 repetitive measures were collected from these events. Data was also collected in Portugal, with 197 participants. International student-athletes (4) were also interviewed following a semi-structured interview based on the questionnaires? constructs. We applied exploratory and confirmatory factor analysis to investigate the questionnaire's validity evidence. Multilevel regression and poststratification modeling were applied to examine the variation of student-athletes identity and motivation with educational, sport, and individual characteristics. Lastly, thematic analysis was applied to analyze the participates? statements. Both questionnaires presented being valid and trustable to measure student-athletes' identity and motivation. We observed no substantial identity variation in gender and sport type. Still, there was a substantial influence of the educational (e.g., university type) and sport (e.g., competitive level) context on student-athletes identity. The motivation estimates indicated the influence of gender, competitive level, and university type on career and sport motivation. Predictions of SAMSAQ-PT scores variation across an academic year and BIMS-PT2 estimates across graduation showed a trend of stability in the scores, adjusting for gender, academic, and sports contexts. Additionally, comparing Brazilian student-athletes to Portuguese student-athletes, the predictions showed that cultural (e.g., type of country) context likely has a substantial influence on student-athletes identity and motivation. Participants? statements might indicate a change in identity according to the circumstances that they are living. Overall, both questionnaires proved robust and useful, which could be used in Portuguese-speaking countries. The finds urge to consider individual and contextual characteristics when investigating dual-career of student-athletes. Furthermore, stakeholders from both contexts (e.g., sport and educational) should cooperate in implementing regulations and policies fostering the development of dual-career for supporting student-athletes in combining sports and academic commitments.Carvalho, Humberto MoreiraGonçalves, Carlos EduardoUniversidade Federal de Santa CatarinaQuinaud, Ricardo Teixeira2022-02-14T13:33:54Z2022-02-14T13:33:54Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis146 p.| il., tabs.application/pdf374216https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/231160engreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-14T13:33:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/231160Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-02-14T13:33:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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