Estudo da formação inicial do professor de língua portuguesa na UFSC: reverberações dos documentos oficiais no currículo do curso de letras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Camila Farias
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169248
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2016.
id UFSC_fefe67e829b3ffe84b43763bfdeb65d9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169248
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaFraga, Camila FariasBaltar, Marcos Antonio Rocha2016-10-18T03:09:12Z2016-10-18T03:09:12Z2016342307https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169248Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2016.Esta dissertação, inserida na área de concentração da Linguística Aplicada e na linha de pesquisa Ensino e aprendizagem de língua materna, tem como tema o perfil profissional que emerge da formação inicial do professor de Língua Portuguesa oferecida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com foco no currículo atual do curso de Licenciatura em Letras ? Língua Portuguesa e Literaturas. Nesse sentido, delineamos a seguinte questão central de pesquisa: O perfil do egresso constituído no atual currículo do curso de Licenciatura em Letras ? Língua Portuguesa e Literaturas da UFSC corresponde ao perfil do professor projetado nos documentos oficiais referentes à formação inicial do professor e ao processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa na educação básica? Buscamos identificar em que medida o atual currículo do curso de Letras da UFSC dialoga com os documentos oficiais referentes à formação inicial do professor e ao processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa na educação básica. Para fundamentar a análise dos dados, optamos por dialogar com autores que discutem a formação inicial do professor de Português à luz da perspectiva histórico-cultural e com a teoria crítica do currículo. Para atingirmos nossos objetivos de pesquisa, seguimos a abordagem metodológica qualitativa de natureza interpretativista e, dentre os tipos de pesquisa, optamos pelo estudo de caso. Os dados foram gerados a partir de entrevistas orientadas por roteiro semiestruturado com egressos do curso de Letras, com professores que atuam no referido curso, bem como com gestores das secretarias de educação de Florianópolis e de Santa Catarina, e de análise documental. Os resultados sinalizam que o curso tem buscado se adequar aos documentos curriculares que constituem o currículo prescrito, sobretudo, aos que tratam da formação inicial. Entretanto, dada a desarticulação entre as macroáreas que compõem o curso ? Linguística, Literatura e Conhecimentos Pedagógicos ?, o espaço limitado para aprofundamento das teorias que fundamentam os documentos que parametrizam o ensino de Língua Portuguesa na educação básica e a tendência para a formação do bacharel que vai seguir na pós-graduação, o perfil profissional docente que emerge do currículo organizado pelos professores não atende integralmente às especificidades do ensino e da aprendizagem de Língua Portuguesa na educação básica.<br>Abstract : This dissertation is in the field of Applied Linguistics and the line of research Teaching and learning of the mother tongue. The theme is the professional profile which emerges from the initial training of teachers of Portuguese Language offered by the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), focusing on the current curriculum of the Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa e Literaturas. In this sense, we identified the following central research question: Does the student egress profile made in the current curriculum of the Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas of UFSC correspond to the profile of a qualified teacher outlined in official documents relating to the initial training of teachers and the Portuguese Language teaching and learning process in basic education? We seek to identify to what extent the current curriculum of the Letras course of UFSC is in line with the official reference documents of the initial training of teachers and the Portuguese language teaching and learning process in basic education. To support the data analysis, we chose to have a dialogue with authors who discuss the initial training of teachers of Portuguese in the light of historical-cultural perspectives and critical theory curriculum. To achieve our research goals, we follow the qualitative approach of interpretative nature and within the types of research, we chose the case study. The data was generated from interviews guided by a semi-structured script with egress students from the Letras course, with teachers who work in that course, as well as managers of Florianópolis and Santa Catarina education departments, and document analysis. The results indicate that the course has sought to adapt to the curriculum documents that constitute the prescribed curriculum, especially those that deal with the initial training. However, given the mismatch between the macro areas that make up the course - Linguistics, Literature and Pedagogical Knowledge-, the limited space for further development of theories underlying documents that parameterize teaching Portuguese language in basic education, and the tendency of bachelor graduates to continue to post graduate study, the teaching professional profile that emerges from the curriculum organized by teachers does not to fully meet the specific requirements of Portuguese language teaching and learning in basic education.246 p.| il.porLingüísticaLíngua portuguesaEstudo e ensinoProfessores de portuguêsFormaçãoCurrículosEstudo da formação inicial do professor de língua portuguesa na UFSC: reverberações dos documentos oficiais no currículo do curso de letrasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL342307.pdfapplication/pdf2437341https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/169248/1/342307.pdff60cf039de6339539f41ed562660aa68MD51123456789/1692482016-10-18 01:09:12.849oai:repositorio.ufsc.br:123456789/169248Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-10-18T03:09:12Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo da formação inicial do professor de língua portuguesa na UFSC: reverberações dos documentos oficiais no currículo do curso de letras
title Estudo da formação inicial do professor de língua portuguesa na UFSC: reverberações dos documentos oficiais no currículo do curso de letras
spellingShingle Estudo da formação inicial do professor de língua portuguesa na UFSC: reverberações dos documentos oficiais no currículo do curso de letras
Fraga, Camila Farias
Lingüística
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Professores de português
Formação
Currículos
title_short Estudo da formação inicial do professor de língua portuguesa na UFSC: reverberações dos documentos oficiais no currículo do curso de letras
title_full Estudo da formação inicial do professor de língua portuguesa na UFSC: reverberações dos documentos oficiais no currículo do curso de letras
title_fullStr Estudo da formação inicial do professor de língua portuguesa na UFSC: reverberações dos documentos oficiais no currículo do curso de letras
title_full_unstemmed Estudo da formação inicial do professor de língua portuguesa na UFSC: reverberações dos documentos oficiais no currículo do curso de letras
title_sort Estudo da formação inicial do professor de língua portuguesa na UFSC: reverberações dos documentos oficiais no currículo do curso de letras
author Fraga, Camila Farias
author_facet Fraga, Camila Farias
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Fraga, Camila Farias
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baltar, Marcos Antonio Rocha
contributor_str_mv Baltar, Marcos Antonio Rocha
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Lingüística
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Professores de português
Formação
Currículos
topic Lingüística
Língua portuguesa
Estudo e ensino
Professores de português
Formação
Currículos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2016.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-10-18T03:09:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-10-18T03:09:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169248
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 342307
identifier_str_mv 342307
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/169248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 246 p.| il.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/169248/1/342307.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f60cf039de6339539f41ed562660aa68
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805283701522432