Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Estevão, Luciano Pedro
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86647
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
id UFSC_ff269cc8b45035220fa4d0186bedc2a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86647
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaEstevão, Luciano PedroZanella, Andrea Vieira2012-10-21T09:09:29Z2012-10-21T09:09:29Z20042004204293http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86647Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Esta pesquisa objetiva compreender como ocorre e quais as características do processo de aprender e ensinar via prática pedagógica de projetos de pesquisa. A investigação foi desenvolvida junto a uma turma de 1o. ano do Ensino Médio de um colégio particular da cidade de Itajaí # SC, tendo como sujeitos coadjuvantes 37 alunos e como protagonistas uma aluna e um professor desta classe. Para a coleta de informações utilizou-se a videografia, diário de campo e entrevista com os protagonistas. As filmagens ocorreram em sala de aula, e fora do contexto escolar. Foram filmadas dez sessões em sala de aula com foco nas atividades do professor e da aluna e dez sessões da aluna fora do contexto escolar desenvolvendo atividades relacionadas ao seu projeto de pesquisa. Para a análise das filmagens recorri à análise de conteúdo, procedimento este que possibilitou a categorização das atividades relacionadas no projeto de pesquisa engendradas tanto pelo professor como pela aluna. Como resultado da análise, foram identificadas 55 atividades características, sendo 27 da prática docente em sala de aula, 18 da prática discente em sala de aula e 10 da prática discente fora do contexto escolar. Com isso constatei que a proposta de aprender e ensinar via projeto de pesquisa só se viabiliza através das relações interpessoais estabelecidas pelos alunos e destes com os professores por intermédio de ações e atividades tanto intencionalmente limitadas quanto espontâneas. Assim, por meio da apropriação das significações dessas atividades, das quais participam na condição de autores e atores, alunos e professores se constituem enquanto sujeitos na escola e na sociedade.1 v.| il.porFlorianópolis, SCPsicologiaEnsino de segundo grauPratica de ensinoAprendizagemProjetosPesquisaAbrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL204293.pdfapplication/pdf3469006https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86647/1/204293.pdfda1c9d0fba8660278c59403aca5dbb1eMD51TEXT204293.pdf.txt204293.pdf.txtExtracted Texttext/plain488396https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86647/2/204293.pdf.txtcd87268ad970489a2ea50f05ff72e246MD52THUMBNAIL204293.pdf.jpg204293.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86647/3/204293.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/866472013-05-04 04:28:10.952oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86647Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T07:28:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa
title Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa
spellingShingle Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa
Estevão, Luciano Pedro
Psicologia
Ensino de segundo grau
Pratica de ensino
Aprendizagem
Projetos
Pesquisa
title_short Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa
title_full Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa
title_fullStr Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa
title_full_unstemmed Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa
title_sort Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa
author Estevão, Luciano Pedro
author_facet Estevão, Luciano Pedro
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Estevão, Luciano Pedro
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Zanella, Andrea Vieira
contributor_str_mv Zanella, Andrea Vieira
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Psicologia
Ensino de segundo grau
Pratica de ensino
Aprendizagem
Projetos
Pesquisa
topic Psicologia
Ensino de segundo grau
Pratica de ensino
Aprendizagem
Projetos
Pesquisa
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
publishDate 2004
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv 2004
dc.date.issued.fl_str_mv 2004
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-10-21T09:09:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2012-10-21T09:09:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86647
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 204293
identifier_str_mv 204293
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il.
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86647/1/204293.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86647/2/204293.pdf.txt
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86647/3/204293.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv da1c9d0fba8660278c59403aca5dbb1e
cd87268ad970489a2ea50f05ff72e246
673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805016609292288