Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86647 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
id |
UFSC_ff269cc8b45035220fa4d0186bedc2a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86647 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Universidade Federal de Santa CatarinaEstevão, Luciano PedroZanella, Andrea Vieira2012-10-21T09:09:29Z2012-10-21T09:09:29Z20042004204293http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86647Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Esta pesquisa objetiva compreender como ocorre e quais as características do processo de aprender e ensinar via prática pedagógica de projetos de pesquisa. A investigação foi desenvolvida junto a uma turma de 1o. ano do Ensino Médio de um colégio particular da cidade de Itajaí # SC, tendo como sujeitos coadjuvantes 37 alunos e como protagonistas uma aluna e um professor desta classe. Para a coleta de informações utilizou-se a videografia, diário de campo e entrevista com os protagonistas. As filmagens ocorreram em sala de aula, e fora do contexto escolar. Foram filmadas dez sessões em sala de aula com foco nas atividades do professor e da aluna e dez sessões da aluna fora do contexto escolar desenvolvendo atividades relacionadas ao seu projeto de pesquisa. Para a análise das filmagens recorri à análise de conteúdo, procedimento este que possibilitou a categorização das atividades relacionadas no projeto de pesquisa engendradas tanto pelo professor como pela aluna. Como resultado da análise, foram identificadas 55 atividades características, sendo 27 da prática docente em sala de aula, 18 da prática discente em sala de aula e 10 da prática discente fora do contexto escolar. Com isso constatei que a proposta de aprender e ensinar via projeto de pesquisa só se viabiliza através das relações interpessoais estabelecidas pelos alunos e destes com os professores por intermédio de ações e atividades tanto intencionalmente limitadas quanto espontâneas. Assim, por meio da apropriação das significações dessas atividades, das quais participam na condição de autores e atores, alunos e professores se constituem enquanto sujeitos na escola e na sociedade.1 v.| il.porFlorianópolis, SCPsicologiaEnsino de segundo grauPratica de ensinoAprendizagemProjetosPesquisaAbrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL204293.pdfapplication/pdf3469006https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86647/1/204293.pdfda1c9d0fba8660278c59403aca5dbb1eMD51TEXT204293.pdf.txt204293.pdf.txtExtracted Texttext/plain488396https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86647/2/204293.pdf.txtcd87268ad970489a2ea50f05ff72e246MD52THUMBNAIL204293.pdf.jpg204293.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg707https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86647/3/204293.pdf.jpg673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261MD53123456789/866472013-05-04 04:28:10.952oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86647Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T07:28:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa |
title |
Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa |
spellingShingle |
Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa Estevão, Luciano Pedro Psicologia Ensino de segundo grau Pratica de ensino Aprendizagem Projetos Pesquisa |
title_short |
Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa |
title_full |
Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa |
title_fullStr |
Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa |
title_sort |
Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa |
author |
Estevão, Luciano Pedro |
author_facet |
Estevão, Luciano Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estevão, Luciano Pedro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Zanella, Andrea Vieira |
contributor_str_mv |
Zanella, Andrea Vieira |
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv |
Psicologia Ensino de segundo grau Pratica de ensino Aprendizagem Projetos Pesquisa |
topic |
Psicologia Ensino de segundo grau Pratica de ensino Aprendizagem Projetos Pesquisa |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
publishDate |
2004 |
dc.date.submitted.pt_BR.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-21T09:09:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-10-21T09:09:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86647 |
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv |
204293 |
identifier_str_mv |
204293 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86647/1/204293.pdf https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86647/2/204293.pdf.txt https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/86647/3/204293.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
da1c9d0fba8660278c59403aca5dbb1e cd87268ad970489a2ea50f05ff72e246 673eb773a1c9a281ec2c260b6a341261 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1766805016609292288 |