Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86647 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
id |
UFSC_ff269cc8b45035220fa4d0186bedc2a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86647 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisaPsicologiaEnsino de segundo grauPratica de ensinoAprendizagemProjetosPesquisaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.Esta pesquisa objetiva compreender como ocorre e quais as características do processo de aprender e ensinar via prática pedagógica de projetos de pesquisa. A investigação foi desenvolvida junto a uma turma de 1o. ano do Ensino Médio de um colégio particular da cidade de Itajaí # SC, tendo como sujeitos coadjuvantes 37 alunos e como protagonistas uma aluna e um professor desta classe. Para a coleta de informações utilizou-se a videografia, diário de campo e entrevista com os protagonistas. As filmagens ocorreram em sala de aula, e fora do contexto escolar. Foram filmadas dez sessões em sala de aula com foco nas atividades do professor e da aluna e dez sessões da aluna fora do contexto escolar desenvolvendo atividades relacionadas ao seu projeto de pesquisa. Para a análise das filmagens recorri à análise de conteúdo, procedimento este que possibilitou a categorização das atividades relacionadas no projeto de pesquisa engendradas tanto pelo professor como pela aluna. Como resultado da análise, foram identificadas 55 atividades características, sendo 27 da prática docente em sala de aula, 18 da prática discente em sala de aula e 10 da prática discente fora do contexto escolar. Com isso constatei que a proposta de aprender e ensinar via projeto de pesquisa só se viabiliza através das relações interpessoais estabelecidas pelos alunos e destes com os professores por intermédio de ações e atividades tanto intencionalmente limitadas quanto espontâneas. Assim, por meio da apropriação das significações dessas atividades, das quais participam na condição de autores e atores, alunos e professores se constituem enquanto sujeitos na escola e na sociedade.Florianópolis, SCZanella, Andrea VieiraUniversidade Federal de Santa CatarinaEstevão, Luciano Pedro2012-10-21T09:09:29Z2012-10-21T09:09:29Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1 v.| il.application/pdf204293http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86647porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T07:28:10Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86647Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T07:28:10Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa |
title |
Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa |
spellingShingle |
Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa Estevão, Luciano Pedro Psicologia Ensino de segundo grau Pratica de ensino Aprendizagem Projetos Pesquisa |
title_short |
Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa |
title_full |
Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa |
title_fullStr |
Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa |
title_full_unstemmed |
Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa |
title_sort |
Abrindo as cortinas da escola para o espetáculo que vai começar: investigando o processo de aprender e ensinar por meio de projetos de pesquisa |
author |
Estevão, Luciano Pedro |
author_facet |
Estevão, Luciano Pedro |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Zanella, Andrea Vieira Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Estevão, Luciano Pedro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia Ensino de segundo grau Pratica de ensino Aprendizagem Projetos Pesquisa |
topic |
Psicologia Ensino de segundo grau Pratica de ensino Aprendizagem Projetos Pesquisa |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004 2012-10-21T09:09:29Z 2012-10-21T09:09:29Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
204293 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86647 |
identifier_str_mv |
204293 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651984560979968 |