Contos de fadas na educação infantil: narrativas de experiências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cordeiro, Ivete Tomazi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201571
Resumo: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
id UFSC_ff88865f130b1a4aca23539fe4346de1
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/201571
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Contos de fadas na educação infantil: narrativas de experiênciasContos de fadas, educação infantil, narrativasTCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a DistânciaEsta monografia tem como tema: Contos de fadas na educação Infantil: Narrativas de experiências. Neste trabalho relato um pequeno resumo da minha infância, o qual motivou a incessante busca por direcionar uma experiência de ensino na área de educação infantil em que as crianças sentissem motivação por livros e histórias. Descrevo também trabalhos realizados em sala de aula a incessante busca de instigar as crianças a terem interesse por histórias contadas de diversas maneiras bem como ajudar os bebês a partir dos 6 meses de idade na descoberta de suas primeiras palavras faladas. Tendo como objetivo principal a estimulação da fala com histórias contadas a partir de encenações de contos de fadas. O questionamento que motivou a escolha desse tema foi: Como o professor pode fazer a contação de histórias? Quais as estratégias que podem ser utilizadas em sala de aula e que possam contribuir para a aquisição da linguagem? Ou seja, de que maneira a contação de histórias contribui na pronúncia das primeiras palavras de crianças da sala do berçário? Como estimular a aquisição da linguagem falada? Como perceber fatos marcantes durante o processo de contação de histórias? De que maneira selecionar contos que despertam a maior atenção e interesse dos bebês? Como proporcionar o desenvolvimento da linguagem de forma lúdica? De que forma colaborar no processo de construção das primeiras palavras, através dos contos de fada? Essas são as perguntas que motivaram meu trabalho e resultaram em uma grande descoberta. Realmente, além de todos os benefícios de aprendizagem encontrados em uma contação de histórias, também pode auxiliar de maneira lúdica e atrativa na construção das primeiras palavras pronunciadas pelas crianças que as ouvem.This monograph has as its theme: Fairytales in Early Childhood Education: Narratives of experiences. In this paper I report a short summary of my childhood, which motivated the relentless quest to direct a teaching experience in the area of early childhood education in which children were motivated by books and stories. I also describe classroom work on the relentless pursuit of enticing children to be interested in stories told in a variety of ways, as well as helping babies as young as six months old discover their first spoken words. Having as its main objective the stimulation of speech with stories told from fairytale enactments. The question that motivated the choice of this theme was: How can the teacher do the storytelling? What strategies can be used in the classroom that can contribute to language acquisition? That is, how does storytelling contribute to the pronunciation of the first words of children in the nursery room? How to stimulate the acquisition of spoken language? How to perceive striking facts during the storytelling process? How to select stories that attract the most attention and interest of babies? How to provide language development in a playful way? How to collaborate in the process of building the first words through fairy tales? These are the questions that motivated my work and resulted in a breakthrough. Indeed, in addition to all the learning benefits found in storytelling, it can also playfully and attractively assist in the construction of the first words spoken by the children who hear them.Treze Tílias, SCRamos, Tânia OliveiraFritzen, CeldonUniversidade Federal de Santa CatarinaCordeiro, Ivete Tomazi2019-11-14T17:50:26Z2019-11-14T17:50:26Z2019-10-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject35 folhasapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201571porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-14T17:50:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/201571Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-11-14T17:50:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contos de fadas na educação infantil: narrativas de experiências
title Contos de fadas na educação infantil: narrativas de experiências
spellingShingle Contos de fadas na educação infantil: narrativas de experiências
Cordeiro, Ivete Tomazi
Contos de fadas, educação infantil, narrativas
title_short Contos de fadas na educação infantil: narrativas de experiências
title_full Contos de fadas na educação infantil: narrativas de experiências
title_fullStr Contos de fadas na educação infantil: narrativas de experiências
title_full_unstemmed Contos de fadas na educação infantil: narrativas de experiências
title_sort Contos de fadas na educação infantil: narrativas de experiências
author Cordeiro, Ivete Tomazi
author_facet Cordeiro, Ivete Tomazi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ramos, Tânia Oliveira
Fritzen, Celdon
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Cordeiro, Ivete Tomazi
dc.subject.por.fl_str_mv Contos de fadas, educação infantil, narrativas
topic Contos de fadas, educação infantil, narrativas
description TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Linguagem e Educação a Distância
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-14T17:50:26Z
2019-11-14T17:50:26Z
2019-10-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201571
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/201571
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 35 folhas
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Treze Tílias, SC
publisher.none.fl_str_mv Treze Tílias, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652174180220928