As mudanças climáticas globais e os ciclones tropicais como uma proposta de ensino de termodinâmica e dinâmica dos fluidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wendell Teixeira da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220425
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2020.
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spelling As mudanças climáticas globais e os ciclones tropicais como uma proposta de ensino de termodinâmica e dinâmica dos fluidosFísicaTermodinâmicaDinâmica dos fluidosMudanças climáticasCiclonesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, Florianópolis, 2020.Esta dissertação tem como objetivo propor um material instrucional para o ensino dos conceitos de Termodinâmica e Dinâmica dos Fluidos de forma contextualizada para diminuir as dificuldades de aprendizagem. O material é composto por quatro textos e uma atividade experimental. Texto 1: Mudanças Climáticas Globais e suas Consequências. Texto 2: Fenômenos Atmosféricos. Texto 3: Termodinâmica e Mecânica dos Fluidos. Texto 4: A Física em um Ciclone Tropical. A atividade experimental realizada foi sobre Processos Adiabáticos. O material tem como ponto de partida temas atuais e indispensáveis para o momento em que vivemos e foi elaborado para professores do ensino médio que pretendam trazer esses temas para a sala de aula, enriquecendo-as. Ele foi aplicado a um grupo de estudantes do segundo ano do Ensino Médio, da EEB Profª. Maria José Barbosa Vieira, escola pública da rede estadual, localizada na cidade de São José, Santa Catarina, Brasil. A análise dos resultados obtidos nesta dissertação permite concluir que a utilização de temas relevantes e atuais, como mudanças climáticas globais e ciclones tropicais, são relevantes no ensino de conceitos de Termodinâmica e Dinâmica dos Fluidos, nessa etapa de aprendizagem. Os estudantes estiveram interessados e receptivos durante as aulas. Este trabalho tem como objetivo principal contribuir como material de apoio aos professores de Física do segundo grau no ensino de conceitos de Termodinâmica e Mecânica dos Fluidos.Abstract: This dissertation aims to proposal an instructional material for teaching the concepts of Thermodynamics and Fluid Dynamics in a contextualized way to reduce learning difficulties. The material consists of four texts and an experimental activity. Text 1: Global Climate Changes and their Consequences. Text 2: Atmospheric Phenomena. Text 3: Thermodynamics and Fluid Mechanics. Text 4: Physics in a Tropical Cyclone. The experimental activity was carried out on Adiabatic Processes. The material has as its starting point current and indispensable themes for the time we are living and was designed for high school teachers who intend to bring these themes to the classroom, thereby enriching their classes. It was applied to a group of junior students in EEB Prof. Maria José Barbosa Vieira High School, a state?s network public school, which is a public school of the state network, located in the city of São José, Santa Catarina, Brazil. The analysis of the results obtained in this dissertation allows to conclude that the use of relevant and current themes, such as global climate changes and tropical cyclones, are relevant in teaching concepts of Thermodynamics and Fluid Dynamics at this learning stage. Students were interested and receptive during the classes. The main goal of this work is to contribute as a support material to physics teachers working in High School on the process of teaching the concepts of Thermodynamics and Fluid Mechanics.Figueiredo, WagnerUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Wendell Teixeira da2021-02-26T14:50:45Z2021-02-26T14:50:45Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis156 p.| il., gráfs.application/pdf371115https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220425porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-26T14:50:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/220425Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-02-26T14:50:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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