Prevenção e tratamento de lesões mamilares: promovendo uma amamentação sem dor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Geralda Magela Ferreira e
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172679
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Saúde Materna, Neonatal e do Lactante
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spelling Prevenção e tratamento de lesões mamilares: promovendo uma amamentação sem dorAleitamento maternoenfermagemeducaçao em saúdeTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-graduação em Enfermagem. Linhas de Cuidado em Saúde Materna, Neonatal e do LactanteAs vantagens do Aleitamento Ma terno Exclusivo (AEM), proporcionadas ao binômio são incontestáveis. Recomenda - se a amamentação exclusiva até o sexto mês de vida, por apresentar vários nutrientes e conferir imunidade aos neonatos, propiciar maior desenvolvimento cognitivo desses e aumen tar o vínculo mãe e filho. Também proporciona vantagens para as mulheres, contribuindo para involução uterina, redução de câncer de mama e contracepção. Melhora a qualidade de vida da criança e família. Mesmo diante das recomendações a literatura relata a baixa frequência da amamentação. Entre as principais causas estão as lesões mamilares. Estas podem ser evitáveis por meio de ações educativas que utilizem a problematização e materiais ilustrativos. O objetivo deste estudo foi elaborar material para orient ação de puérperas sobre prevenção e cuidados com lesões de mamilo. Trata - se de uma cartilha elaborada a partir da problemática surgida do cotidiano da autora em função da falta de sistematização e uniformidade de informações para fundamentar as ações de educação em saúde sobre amamentação, desenvolvidas pela equipe de enfermagem, na maternidade em que atua no município de Belo Horizonte/Minas Gerais. Direciona - se às estantes e puérperas da maternidade de atuação da autora e da Rede de Atenção à Saúde de B elo Horizonte e Minas Gerais. A construção do material baseou - se na realidade vivenciada pelas puérperas e nas políticas públicas de incentivo ao aleitamento materno. O momento de construção iniciou - se pelo planejamento das ações, momentos de rodas de conv ersa com as puérperas, discussão do processo de trabalho com a equipe de enfermagem, revisão literária para construção do conteúdo e posteriormente, seleção criteriosa de imagens, utilizando o sítio da rede mundial de computadores Google Imagens, versão M icrossoft Office Word 2007. Finalmente, foi realizada a revisão de conteúdo, com foco no entendimento do público alvo. Para construir a cartilha foram realizadas quatro rodas de conversa (cerca de 60 minutos cada) com 23 puérperas no total, sendo consolida do o conhecimento por compartilhamento de saberes. A equipe técnica de enfermagem, 12 profissionais, também foi reunida em três encontros (40 minutos cada). Nesses encontros abordou - se a qualidade e divergência das informações entre os membros da equipe de enfermagem. O desenvolvimento deste estudo/material foi facilitado em função de o tema ter convergência com o campo de trabalho e pela colaboração das puérperas e equipe de enfermagem. Como fatores limitadores apresentaram - se: a dificuldade de identificar o tema na busca de base de dados, devido à variação de nomenclatura sobre o fenômeno; á necessidade de adaptação das linguagem técnica para uma linguagem de fácil compreensão a clientela alvo; encontrar imagens que representassem de forma fidedigna o co nteúdo abordado. O trabalho gerou reflexão sobre a prática de cuidar na amamentação. O caminho percorrido no curso até a construção desta cartilha culminou na desconstrução e reconstrução da forma de conduzir o processo de trabalho da equipe. Gerou a refle xão sobre a c riação de um grupo de trabalho formado por diversos profissionais que atuam na maternidade; - revisão do processo de trabalho e implementação de rotinas que visem uma melhoria da qualidade da assistência , em especial sobre o aleitamento matern o. Estimulou a interação, promoveu o diálogo, ampliou os conhecimentos, reconheceu as necessidades das mulheres e o desenvolvimento de práticas educativas, a partir das demandas das pu é rperas. Evidenciou a necessidade de capacitação dos profissionais e uni formização das orientações dadas, evitando contradições e descrédito da clientela que busca o serviço. A formação dos profissionais nas universidades sobre o aleitamento materno e educação permanente dos profissionais são fatores essenciais para a redução das fissuras e, por sua vez, manutenção e eficácia do aleitamento materno. Além de interação dos profissionais de enfermagem e estímulo a busca de conhecimentos por parte dos desses, reforçou a necessidade de se adequar os conhecimentos técnicos e informaç ões a uma linguagem compreensiva. A cartilha poderá servir de instrumento para enfermeiros nas consultas das gestantes e junto à puérperas durante a internação. Enfim, a cartilha poderá fortalecer a capacidade da mulher para os manejos das lesões mamilares , exercício da amamentação e, consequentemente, repercutir na saúde e desenvolvimento do recém - nascido, diminuindo a morbidade/mortalidade infantil.Florianópolis, SCZampieri, Maria de Fátima MotaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Geralda Magela Ferreira e2017-01-25T18:00:49Z2017-01-25T18:00:49Z2017-01-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis54application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/172679porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-01-25T18:00:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/172679Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-01-25T18:00:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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