COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO E ATRACAO DE PESQUISADORES INTERNACIONAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Silva, Helena de Fátima Nunes, Quandt, Carlos Olavo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131853
Resumo: A mobilidade internacional de pesquisadores tem sido discutida como um componente capaz de fortalecer o desenvolvimento de parcerias para a geração de inovação e desenvolvimento científico e tecnológico. Este trabalho tem como objetivo geral categorizar fatores que influenciam o compartilhamento de informações e conhecimentos entre os Pesquisadores estrangeiros e os pesquisadores vinculados às Instituições de Ensino e Pesquisa localizadas no país. A metodologia do trabalho consistiu em uma revisão da literatura a respeito do assunto a fim de revelar fontes de informação a respeito dos fatores que influenciam o compartilhamento e coleta e análise dos dados referentes a atração de pesquisadores estrangeiros para o Brasil. Os resultados encontrados evidenciam que os fatores individuais, organizacionais e tecnológicos contribuem para que os pesquisadores compartilhem seus conhecimentos e produzem inovações, medidas por meio de publicações ou patentes. Em relação à atração de pesquisadores internacionais, vislumbrou-se que por meio do Programa Ciências Sem Fronteiras o Brasil tem atraído pessoas de diversos países, sobretudo Estados Unidos, França, Espanha e Portugal. Sendo as regiões sudeste e sul as que mais atraem pesquisadores internacionais.
id UFSC_ffdb162d915325b71b02228552dac565
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/131853
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO E ATRACAO DE PESQUISADORES INTERNACIONAISCompartilhamento de conhecimento e informação; mobilidade internacional; cooperação internacional.A mobilidade internacional de pesquisadores tem sido discutida como um componente capaz de fortalecer o desenvolvimento de parcerias para a geração de inovação e desenvolvimento científico e tecnológico. Este trabalho tem como objetivo geral categorizar fatores que influenciam o compartilhamento de informações e conhecimentos entre os Pesquisadores estrangeiros e os pesquisadores vinculados às Instituições de Ensino e Pesquisa localizadas no país. A metodologia do trabalho consistiu em uma revisão da literatura a respeito do assunto a fim de revelar fontes de informação a respeito dos fatores que influenciam o compartilhamento e coleta e análise dos dados referentes a atração de pesquisadores estrangeiros para o Brasil. Os resultados encontrados evidenciam que os fatores individuais, organizacionais e tecnológicos contribuem para que os pesquisadores compartilhem seus conhecimentos e produzem inovações, medidas por meio de publicações ou patentes. Em relação à atração de pesquisadores internacionais, vislumbrou-se que por meio do Programa Ciências Sem Fronteiras o Brasil tem atraído pessoas de diversos países, sobretudo Estados Unidos, França, Espanha e Portugal. Sendo as regiões sudeste e sul as que mais atraem pesquisadores internacionais.INPEAU2015-04-09T12:45:03Z2015-04-09T12:45:03Z2014-12-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-00-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131853Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa PereiraSilva, Helena de Fátima NunesQuandt, Carlos Olavoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-04-09T12:45:04Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/131853Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-04-09T12:45:04Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO E ATRACAO DE PESQUISADORES INTERNACIONAIS
title COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO E ATRACAO DE PESQUISADORES INTERNACIONAIS
spellingShingle COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO E ATRACAO DE PESQUISADORES INTERNACIONAIS
Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Compartilhamento de conhecimento e informação; mobilidade internacional; cooperação internacional.
title_short COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO E ATRACAO DE PESQUISADORES INTERNACIONAIS
title_full COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO E ATRACAO DE PESQUISADORES INTERNACIONAIS
title_fullStr COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO E ATRACAO DE PESQUISADORES INTERNACIONAIS
title_full_unstemmed COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO E ATRACAO DE PESQUISADORES INTERNACIONAIS
title_sort COMPARTILHAMENTO DE CONHECIMENTO E ATRACAO DE PESQUISADORES INTERNACIONAIS
author Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
author_facet Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Silva, Helena de Fátima Nunes
Quandt, Carlos Olavo
author_role author
author2 Silva, Helena de Fátima Nunes
Quandt, Carlos Olavo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira
Silva, Helena de Fátima Nunes
Quandt, Carlos Olavo
dc.subject.por.fl_str_mv Compartilhamento de conhecimento e informação; mobilidade internacional; cooperação internacional.
topic Compartilhamento de conhecimento e informação; mobilidade internacional; cooperação internacional.
description A mobilidade internacional de pesquisadores tem sido discutida como um componente capaz de fortalecer o desenvolvimento de parcerias para a geração de inovação e desenvolvimento científico e tecnológico. Este trabalho tem como objetivo geral categorizar fatores que influenciam o compartilhamento de informações e conhecimentos entre os Pesquisadores estrangeiros e os pesquisadores vinculados às Instituições de Ensino e Pesquisa localizadas no país. A metodologia do trabalho consistiu em uma revisão da literatura a respeito do assunto a fim de revelar fontes de informação a respeito dos fatores que influenciam o compartilhamento e coleta e análise dos dados referentes a atração de pesquisadores estrangeiros para o Brasil. Os resultados encontrados evidenciam que os fatores individuais, organizacionais e tecnológicos contribuem para que os pesquisadores compartilhem seus conhecimentos e produzem inovações, medidas por meio de publicações ou patentes. Em relação à atração de pesquisadores internacionais, vislumbrou-se que por meio do Programa Ciências Sem Fronteiras o Brasil tem atraído pessoas de diversos países, sobretudo Estados Unidos, França, Espanha e Portugal. Sendo as regiões sudeste e sul as que mais atraem pesquisadores internacionais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-05
2015-04-09T12:45:03Z
2015-04-09T12:45:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-00-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131853
identifier_str_mv 978-85-68618-00-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/131853
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652353286438912