Abertura Econômica e Crescimento da Economia Chilena nos Anos 80 e 90.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rondinel, Ricardo
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Sonaglio, Cláudia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1227
Resumo: Este artigo aborda a importância que os fluxos de capitais externos tiveram na economia chilena, enfatizando suas conseqüências sobre a estabilidade macroeconômica e o crescimento econômico do país. A análise é centrada nas políticas de ajuste e a postura pragmática das autoridades monetária, o que resultou num importante elemento de estabilidade econômica e do elevado crescimento experimentado pelo país nos anos 80 e 90, mais precisamente entre 1986 e 1998. A experiência chilena é muito mais o resultado de uma política cautelosa e flexível, destinada a dar suporte a uma economia estabilizada e em crescimento. As aberturas comercial e financeira, da economia chilena, provocaram uma ampliação da participação das exportações e importações na economia do país. O ingresso de capitais estrangeiros, mais precisamente de investimentos estrangeiros diretos, aumentou a taxa de investimento do país, o que resultou no crescimento do produto interno bruto a taxas elevadas. O sucesso do modelo implementado fez com que, mesmo com a abertura econômica de 1990, os três governos posteriores a Pinochet, incluindo o atual do Partido Socialista Chileno, não mudassem a essência da política econômica implementada.  
id UFSM-10_0c243b25075b6dff66d303deb2d7eb53
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1227
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling Abertura Econômica e Crescimento da Economia Chilena nos Anos 80 e 90.Crescimento econômicoAbertura econômicaEconomia chilena Este artigo aborda a importância que os fluxos de capitais externos tiveram na economia chilena, enfatizando suas conseqüências sobre a estabilidade macroeconômica e o crescimento econômico do país. A análise é centrada nas políticas de ajuste e a postura pragmática das autoridades monetária, o que resultou num importante elemento de estabilidade econômica e do elevado crescimento experimentado pelo país nos anos 80 e 90, mais precisamente entre 1986 e 1998. A experiência chilena é muito mais o resultado de uma política cautelosa e flexível, destinada a dar suporte a uma economia estabilizada e em crescimento. As aberturas comercial e financeira, da economia chilena, provocaram uma ampliação da participação das exportações e importações na economia do país. O ingresso de capitais estrangeiros, mais precisamente de investimentos estrangeiros diretos, aumentou a taxa de investimento do país, o que resultou no crescimento do produto interno bruto a taxas elevadas. O sucesso do modelo implementado fez com que, mesmo com a abertura econômica de 1990, os três governos posteriores a Pinochet, incluindo o atual do Partido Socialista Chileno, não mudassem a essência da política econômica implementada.  Universidade Federal de Santa Maria2010-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1227Revista Sociais e Humanas; v. 16 n. 1 (2003); 09-202317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1227/734Rondinel, RicardoSonaglio, Cláudia Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:00:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1227Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:00:58Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Abertura Econômica e Crescimento da Economia Chilena nos Anos 80 e 90.
title Abertura Econômica e Crescimento da Economia Chilena nos Anos 80 e 90.
spellingShingle Abertura Econômica e Crescimento da Economia Chilena nos Anos 80 e 90.
Rondinel, Ricardo
Crescimento econômico
Abertura econômica
Economia chilena
title_short Abertura Econômica e Crescimento da Economia Chilena nos Anos 80 e 90.
title_full Abertura Econômica e Crescimento da Economia Chilena nos Anos 80 e 90.
title_fullStr Abertura Econômica e Crescimento da Economia Chilena nos Anos 80 e 90.
title_full_unstemmed Abertura Econômica e Crescimento da Economia Chilena nos Anos 80 e 90.
title_sort Abertura Econômica e Crescimento da Economia Chilena nos Anos 80 e 90.
author Rondinel, Ricardo
author_facet Rondinel, Ricardo
Sonaglio, Cláudia Maria
author_role author
author2 Sonaglio, Cláudia Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rondinel, Ricardo
Sonaglio, Cláudia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Crescimento econômico
Abertura econômica
Economia chilena
topic Crescimento econômico
Abertura econômica
Economia chilena
description Este artigo aborda a importância que os fluxos de capitais externos tiveram na economia chilena, enfatizando suas conseqüências sobre a estabilidade macroeconômica e o crescimento econômico do país. A análise é centrada nas políticas de ajuste e a postura pragmática das autoridades monetária, o que resultou num importante elemento de estabilidade econômica e do elevado crescimento experimentado pelo país nos anos 80 e 90, mais precisamente entre 1986 e 1998. A experiência chilena é muito mais o resultado de uma política cautelosa e flexível, destinada a dar suporte a uma economia estabilizada e em crescimento. As aberturas comercial e financeira, da economia chilena, provocaram uma ampliação da participação das exportações e importações na economia do país. O ingresso de capitais estrangeiros, mais precisamente de investimentos estrangeiros diretos, aumentou a taxa de investimento do país, o que resultou no crescimento do produto interno bruto a taxas elevadas. O sucesso do modelo implementado fez com que, mesmo com a abertura econômica de 1990, os três governos posteriores a Pinochet, incluindo o atual do Partido Socialista Chileno, não mudassem a essência da política econômica implementada.  
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1227
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1227/734
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 16 n. 1 (2003); 09-20
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944176987537408