O TRABALHO IMATERIAL E O CORPO DO ATOR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mansano, Sonia Regina Vargas
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Sanches, Gabriela Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/14165
Resumo: O corpo ocupa espaço de destaque no tempo atual, fato que é perceptível na crescente preocupação com a estética e a saúde por parte de uma parcela significativa da população. No campo do trabalho, mais especificamente, recaem uma série de exigências que colocam o trabalhador em alerta sobre sua aparência e bem-estar. Atenta a esse cenário contemporâneo, a presente pesquisa buscou analisar as exigências que recaem sobre o corpo do trabalhador, especificamente na profissão de ator. Nesse sentido, buscou problematizar dois pontos: quais as metamorfoses corporais exigidas do ator e seus efeitos subjetivos. E, em seguida, como o mercado de trabalho interfere na produção do corpo do ator, definindo seus contornos, suas habilidades e suas características. Para isso, foi adotada uma análise qualitativa, coletando em documentos de domínio público dois depoimentos de atoras profissionais que relatam sua relação com o corpo, o cotidiano do trabalho, bem como as exigências ligadas à beleza e saúde. Como conclusão parcial, pode-se dizer que o corpo do ator é permanentemente solicitado a vivenciar mudanças tanto estéticas quanto afetivas, o que produz efeitos subjetivos os mais diversos que podem fazer dessa profissão um desafio e uma experimentação cotidianos.
id UFSM-10_1be676782ee4cd273ab03fec41702577
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14165
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling O TRABALHO IMATERIAL E O CORPO DO ATORCorpoArtePsicologiaTrabalho imaterialO corpo ocupa espaço de destaque no tempo atual, fato que é perceptível na crescente preocupação com a estética e a saúde por parte de uma parcela significativa da população. No campo do trabalho, mais especificamente, recaem uma série de exigências que colocam o trabalhador em alerta sobre sua aparência e bem-estar. Atenta a esse cenário contemporâneo, a presente pesquisa buscou analisar as exigências que recaem sobre o corpo do trabalhador, especificamente na profissão de ator. Nesse sentido, buscou problematizar dois pontos: quais as metamorfoses corporais exigidas do ator e seus efeitos subjetivos. E, em seguida, como o mercado de trabalho interfere na produção do corpo do ator, definindo seus contornos, suas habilidades e suas características. Para isso, foi adotada uma análise qualitativa, coletando em documentos de domínio público dois depoimentos de atoras profissionais que relatam sua relação com o corpo, o cotidiano do trabalho, bem como as exigências ligadas à beleza e saúde. Como conclusão parcial, pode-se dizer que o corpo do ator é permanentemente solicitado a vivenciar mudanças tanto estéticas quanto afetivas, o que produz efeitos subjetivos os mais diversos que podem fazer dessa profissão um desafio e uma experimentação cotidianos.Universidade Federal de Santa Maria2015-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/14165Revista Sociais e Humanas; v. 27 n. 3 (2014); 51-592317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/14165/pdfMansano, Sonia Regina VargasSanches, Gabriela Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:20:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14165Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:20:41Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O TRABALHO IMATERIAL E O CORPO DO ATOR
title O TRABALHO IMATERIAL E O CORPO DO ATOR
spellingShingle O TRABALHO IMATERIAL E O CORPO DO ATOR
Mansano, Sonia Regina Vargas
Corpo
Arte
Psicologia
Trabalho imaterial
title_short O TRABALHO IMATERIAL E O CORPO DO ATOR
title_full O TRABALHO IMATERIAL E O CORPO DO ATOR
title_fullStr O TRABALHO IMATERIAL E O CORPO DO ATOR
title_full_unstemmed O TRABALHO IMATERIAL E O CORPO DO ATOR
title_sort O TRABALHO IMATERIAL E O CORPO DO ATOR
author Mansano, Sonia Regina Vargas
author_facet Mansano, Sonia Regina Vargas
Sanches, Gabriela Pereira
author_role author
author2 Sanches, Gabriela Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mansano, Sonia Regina Vargas
Sanches, Gabriela Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Corpo
Arte
Psicologia
Trabalho imaterial
topic Corpo
Arte
Psicologia
Trabalho imaterial
description O corpo ocupa espaço de destaque no tempo atual, fato que é perceptível na crescente preocupação com a estética e a saúde por parte de uma parcela significativa da população. No campo do trabalho, mais especificamente, recaem uma série de exigências que colocam o trabalhador em alerta sobre sua aparência e bem-estar. Atenta a esse cenário contemporâneo, a presente pesquisa buscou analisar as exigências que recaem sobre o corpo do trabalhador, especificamente na profissão de ator. Nesse sentido, buscou problematizar dois pontos: quais as metamorfoses corporais exigidas do ator e seus efeitos subjetivos. E, em seguida, como o mercado de trabalho interfere na produção do corpo do ator, definindo seus contornos, suas habilidades e suas características. Para isso, foi adotada uma análise qualitativa, coletando em documentos de domínio público dois depoimentos de atoras profissionais que relatam sua relação com o corpo, o cotidiano do trabalho, bem como as exigências ligadas à beleza e saúde. Como conclusão parcial, pode-se dizer que o corpo do ator é permanentemente solicitado a vivenciar mudanças tanto estéticas quanto afetivas, o que produz efeitos subjetivos os mais diversos que podem fazer dessa profissão um desafio e uma experimentação cotidianos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/14165
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/14165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/14165/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 27 n. 3 (2014); 51-59
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944177807523840