A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1224 |
Resumo: | O artigo apresenta alguns aspectos em torno dos quais são evidenciados o dilema de ser brasileiro. Para tanto, são observados os sentimentos ambivalentes presentes nas comemorações das datas cívicas. Em primeiro lugar analisa o sentimento coletivo de ilegitimidade de ser brasileiro tendo referencia a mestiçagem. Em segundo lugar, mostra como o parâmetro historiográfico hegemônico prioriza as guerras em detrimento de outros marcos de enorme significado para as populações da América Latina. Em seguida são apresentados os significados dos feriados nacionais em contraposição ao cotidiano. Por fim, apresentam-se sugestões para redescobrir o Brasil em sala de aula, tendo como foco central as músicas de Caetano Veloso. |
id |
UFSM-10_262e7e6ea2aa4206c1d901494a524581 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1224 |
network_acronym_str |
UFSM-10 |
network_name_str |
Sociais e Humanas |
repository_id_str |
|
spelling |
A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser BrasileiroDatas cívicasBrasilCultura O artigo apresenta alguns aspectos em torno dos quais são evidenciados o dilema de ser brasileiro. Para tanto, são observados os sentimentos ambivalentes presentes nas comemorações das datas cívicas. Em primeiro lugar analisa o sentimento coletivo de ilegitimidade de ser brasileiro tendo referencia a mestiçagem. Em segundo lugar, mostra como o parâmetro historiográfico hegemônico prioriza as guerras em detrimento de outros marcos de enorme significado para as populações da América Latina. Em seguida são apresentados os significados dos feriados nacionais em contraposição ao cotidiano. Por fim, apresentam-se sugestões para redescobrir o Brasil em sala de aula, tendo como foco central as músicas de Caetano Veloso.Universidade Federal de Santa Maria2010-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1224Revista Sociais e Humanas; v. 16 n. 1 (2003); 69-832317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1224/731Gaglietti, Mauroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:00:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1224Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:00:58Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro |
title |
A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro |
spellingShingle |
A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro Gaglietti, Mauro Datas cívicas Brasil Cultura |
title_short |
A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro |
title_full |
A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro |
title_fullStr |
A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro |
title_full_unstemmed |
A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro |
title_sort |
A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro |
author |
Gaglietti, Mauro |
author_facet |
Gaglietti, Mauro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gaglietti, Mauro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Datas cívicas Brasil Cultura |
topic |
Datas cívicas Brasil Cultura |
description |
O artigo apresenta alguns aspectos em torno dos quais são evidenciados o dilema de ser brasileiro. Para tanto, são observados os sentimentos ambivalentes presentes nas comemorações das datas cívicas. Em primeiro lugar analisa o sentimento coletivo de ilegitimidade de ser brasileiro tendo referencia a mestiçagem. Em segundo lugar, mostra como o parâmetro historiográfico hegemônico prioriza as guerras em detrimento de outros marcos de enorme significado para as populações da América Latina. Em seguida são apresentados os significados dos feriados nacionais em contraposição ao cotidiano. Por fim, apresentam-se sugestões para redescobrir o Brasil em sala de aula, tendo como foco central as músicas de Caetano Veloso. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-04-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1224 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1224/731 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sociais e Humanas; v. 16 n. 1 (2003); 69-83 2317-1758 0103-0620 reponame:Sociais e Humanas instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Sociais e Humanas |
collection |
Sociais e Humanas |
repository.name.fl_str_mv |
Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com |
_version_ |
1799944176983343104 |