A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gaglietti, Mauro
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1224
Resumo: O artigo apresenta alguns aspectos em torno dos quais são evidenciados o dilema de ser brasileiro. Para tanto, são observados os sentimentos ambivalentes presentes nas comemorações das datas cívicas. Em primeiro lugar analisa o sentimento coletivo de ilegitimidade de ser brasileiro tendo referencia a mestiçagem. Em segundo lugar, mostra como o parâmetro historiográfico hegemônico prioriza as guerras em detrimento de outros marcos de enorme significado para as populações da América Latina. Em seguida são apresentados os significados dos feriados nacionais em contraposição ao cotidiano. Por fim, apresentam-se sugestões para redescobrir o Brasil em sala de aula, tendo como foco central as músicas de Caetano Veloso.
id UFSM-10_262e7e6ea2aa4206c1d901494a524581
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1224
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser BrasileiroDatas cívicasBrasilCultura O artigo apresenta alguns aspectos em torno dos quais são evidenciados o dilema de ser brasileiro. Para tanto, são observados os sentimentos ambivalentes presentes nas comemorações das datas cívicas. Em primeiro lugar analisa o sentimento coletivo de ilegitimidade de ser brasileiro tendo referencia a mestiçagem. Em segundo lugar, mostra como o parâmetro historiográfico hegemônico prioriza as guerras em detrimento de outros marcos de enorme significado para as populações da América Latina. Em seguida são apresentados os significados dos feriados nacionais em contraposição ao cotidiano. Por fim, apresentam-se sugestões para redescobrir o Brasil em sala de aula, tendo como foco central as músicas de Caetano Veloso.Universidade Federal de Santa Maria2010-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1224Revista Sociais e Humanas; v. 16 n. 1 (2003); 69-832317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1224/731Gaglietti, Mauroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:00:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1224Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:00:58Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro
title A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro
spellingShingle A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro
Gaglietti, Mauro
Datas cívicas
Brasil
Cultura
title_short A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro
title_full A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro
title_fullStr A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro
title_full_unstemmed A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro
title_sort A Hora Cívica nas Escolas e o Dilema de Ser Brasileiro
author Gaglietti, Mauro
author_facet Gaglietti, Mauro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gaglietti, Mauro
dc.subject.por.fl_str_mv Datas cívicas
Brasil
Cultura
topic Datas cívicas
Brasil
Cultura
description O artigo apresenta alguns aspectos em torno dos quais são evidenciados o dilema de ser brasileiro. Para tanto, são observados os sentimentos ambivalentes presentes nas comemorações das datas cívicas. Em primeiro lugar analisa o sentimento coletivo de ilegitimidade de ser brasileiro tendo referencia a mestiçagem. Em segundo lugar, mostra como o parâmetro historiográfico hegemônico prioriza as guerras em detrimento de outros marcos de enorme significado para as populações da América Latina. Em seguida são apresentados os significados dos feriados nacionais em contraposição ao cotidiano. Por fim, apresentam-se sugestões para redescobrir o Brasil em sala de aula, tendo como foco central as músicas de Caetano Veloso.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1224
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1224/731
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 16 n. 1 (2003); 69-83
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944176983343104