SEXO COMO PROFISSÃO: RELAÇÕES DAS PROFISSIONAIS EM QUESTÃO COM O PODER PÚBLICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Colvero, Carolina Appel
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/757
Resumo: Este artigo tem por objetivo levantar alguns elementos referentes às mulheres Profissionais do Sexo no município de Santa Maria-Rio Grande do Sul-Brasil. Tais elementos são voltados para o entendimento das políticas públicas direcionadas a este grupo, bem como o protagonismo e autonomia das mulheres em questão em relação às ações que têm sido desenvolvidas ou discutidas para com elas. A análise das diretrizes do poder público foi feita a partir de objetivação participante e entrevistas aplicadas a um grupo de mulheres que fazem sexo profissionalmente em uma região estigmatizada pelo desenvolvimento de tal atividade. As questões trabalhadas com essas mulheres foram elaboradas no sentido de apreender suas percepções sobre sua profissão, sobre suas motivações para o exercício desta atividade e como elas sentem-se em relação à forma como os outros as vêem. É importante ser salientado que aqui serão discutidos pontos relativos aos interesses públicos e sociais do fenômeno social que é a existência das Profissionais do Sexo. As respostas às questões demonstraram o quanto o poder público entende o caso como uma questão de saúde.
id UFSM-10_3b58a77f838684c55d58e00aa26057b9
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/757
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling SEXO COMO PROFISSÃO: RELAÇÕES DAS PROFISSIONAIS EM QUESTÃO COM O PODER PÚBLICOProfissionais do SexoPolíticas PúblicasGênero. Este artigo tem por objetivo levantar alguns elementos referentes às mulheres Profissionais do Sexo no município de Santa Maria-Rio Grande do Sul-Brasil. Tais elementos são voltados para o entendimento das políticas públicas direcionadas a este grupo, bem como o protagonismo e autonomia das mulheres em questão em relação às ações que têm sido desenvolvidas ou discutidas para com elas. A análise das diretrizes do poder público foi feita a partir de objetivação participante e entrevistas aplicadas a um grupo de mulheres que fazem sexo profissionalmente em uma região estigmatizada pelo desenvolvimento de tal atividade. As questões trabalhadas com essas mulheres foram elaboradas no sentido de apreender suas percepções sobre sua profissão, sobre suas motivações para o exercício desta atividade e como elas sentem-se em relação à forma como os outros as vêem. É importante ser salientado que aqui serão discutidos pontos relativos aos interesses públicos e sociais do fenômeno social que é a existência das Profissionais do Sexo. As respostas às questões demonstraram o quanto o poder público entende o caso como uma questão de saúde.Universidade Federal de Santa Maria2009-12-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/757Revista Sociais e Humanas; v. 21 n. 2 (2008); 17-232317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/757/516Colvero, Carolina Appelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:08:36Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/757Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:08:36Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv SEXO COMO PROFISSÃO: RELAÇÕES DAS PROFISSIONAIS EM QUESTÃO COM O PODER PÚBLICO
title SEXO COMO PROFISSÃO: RELAÇÕES DAS PROFISSIONAIS EM QUESTÃO COM O PODER PÚBLICO
spellingShingle SEXO COMO PROFISSÃO: RELAÇÕES DAS PROFISSIONAIS EM QUESTÃO COM O PODER PÚBLICO
Colvero, Carolina Appel
Profissionais do Sexo
Políticas Públicas
Gênero.
title_short SEXO COMO PROFISSÃO: RELAÇÕES DAS PROFISSIONAIS EM QUESTÃO COM O PODER PÚBLICO
title_full SEXO COMO PROFISSÃO: RELAÇÕES DAS PROFISSIONAIS EM QUESTÃO COM O PODER PÚBLICO
title_fullStr SEXO COMO PROFISSÃO: RELAÇÕES DAS PROFISSIONAIS EM QUESTÃO COM O PODER PÚBLICO
title_full_unstemmed SEXO COMO PROFISSÃO: RELAÇÕES DAS PROFISSIONAIS EM QUESTÃO COM O PODER PÚBLICO
title_sort SEXO COMO PROFISSÃO: RELAÇÕES DAS PROFISSIONAIS EM QUESTÃO COM O PODER PÚBLICO
author Colvero, Carolina Appel
author_facet Colvero, Carolina Appel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Colvero, Carolina Appel
dc.subject.por.fl_str_mv Profissionais do Sexo
Políticas Públicas
Gênero.
topic Profissionais do Sexo
Políticas Públicas
Gênero.
description Este artigo tem por objetivo levantar alguns elementos referentes às mulheres Profissionais do Sexo no município de Santa Maria-Rio Grande do Sul-Brasil. Tais elementos são voltados para o entendimento das políticas públicas direcionadas a este grupo, bem como o protagonismo e autonomia das mulheres em questão em relação às ações que têm sido desenvolvidas ou discutidas para com elas. A análise das diretrizes do poder público foi feita a partir de objetivação participante e entrevistas aplicadas a um grupo de mulheres que fazem sexo profissionalmente em uma região estigmatizada pelo desenvolvimento de tal atividade. As questões trabalhadas com essas mulheres foram elaboradas no sentido de apreender suas percepções sobre sua profissão, sobre suas motivações para o exercício desta atividade e como elas sentem-se em relação à forma como os outros as vêem. É importante ser salientado que aqui serão discutidos pontos relativos aos interesses públicos e sociais do fenômeno social que é a existência das Profissionais do Sexo. As respostas às questões demonstraram o quanto o poder público entende o caso como uma questão de saúde.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/757
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/757
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/757/516
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 21 n. 2 (2008); 17-23
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944176540844032