Globalização, Integração Regional e Mercosul

Bibliographic Details
Main Author: Zanella, Cristine Koehler
Publication Date: 2010
Other Authors: Ilha, Adayr da Silva, Seitenfus, Ricardo Antônio Silva
Format: Article
Language: por
Source: Sociais e Humanas
Download full: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1393
Summary: O processo de integração do Mercosul, no moldes em que foi idealizado no Tratado de Assunção, encontra-se estagnado. Considerando esta realidade o presente trabalho busca analisar a influência da globalização para esta situação e questionar a oportunidade mesmo da integração. Para tanto, parte-se de uma observação do fenômeno da globalização, suas forças dinâmicas e suas implicações. Segue-se analisando a integração como forma de atuação dos Estados no cenário mundial e a influência das forças econômicas na conformação deste processo – especialmente no âmbito do Mercosul. Por fim, discorre-se sobre a necessidade e o molde que deveria assumir a integração em países subdesenvolvidos. Do estudo resultou que a mencionada estagnação decorre, em grande parte, do fato de os estados membros terem realizado apenas as etapas que viabilizaram a liberalização comercial e não terem aprofundado mais a integração. Isso, porém, não exclui a importância da integração pois verificou-se que, assim como os desenvolvidos, os países subdesenvolvidos também tem a ganhar com ela, mas para estes, á diferença daqueles, exige-se uma participação mais ativa do Estado. A partir do que foi pesquisado, conclui-se elencando uma série de posturas que se acredita deveriam ser assumidas pelos Estados-membros do bloco para operacionalizar o Mercosul em bases mais sólidas e solidárias.
id UFSM-10_430288be18925b7fafb8296c786401f5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1393
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling Globalização, Integração Regional e MercosulGlobalizaçãoIntegraçãoMercosul O processo de integração do Mercosul, no moldes em que foi idealizado no Tratado de Assunção, encontra-se estagnado. Considerando esta realidade o presente trabalho busca analisar a influência da globalização para esta situação e questionar a oportunidade mesmo da integração. Para tanto, parte-se de uma observação do fenômeno da globalização, suas forças dinâmicas e suas implicações. Segue-se analisando a integração como forma de atuação dos Estados no cenário mundial e a influência das forças econômicas na conformação deste processo – especialmente no âmbito do Mercosul. Por fim, discorre-se sobre a necessidade e o molde que deveria assumir a integração em países subdesenvolvidos. Do estudo resultou que a mencionada estagnação decorre, em grande parte, do fato de os estados membros terem realizado apenas as etapas que viabilizaram a liberalização comercial e não terem aprofundado mais a integração. Isso, porém, não exclui a importância da integração pois verificou-se que, assim como os desenvolvidos, os países subdesenvolvidos também tem a ganhar com ela, mas para estes, á diferença daqueles, exige-se uma participação mais ativa do Estado. A partir do que foi pesquisado, conclui-se elencando uma série de posturas que se acredita deveriam ser assumidas pelos Estados-membros do bloco para operacionalizar o Mercosul em bases mais sólidas e solidárias.Universidade Federal de Santa Maria2010-06-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1393Revista Sociais e Humanas; v. 18 n. 2 (2005); 33-402317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1393/814Zanella, Cristine KoehlerIlha, Adayr da SilvaSeitenfus, Ricardo Antônio Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:01:38Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1393Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:01:38Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Globalização, Integração Regional e Mercosul
title Globalização, Integração Regional e Mercosul
spellingShingle Globalização, Integração Regional e Mercosul
Zanella, Cristine Koehler
Globalização
Integração
Mercosul
title_short Globalização, Integração Regional e Mercosul
title_full Globalização, Integração Regional e Mercosul
title_fullStr Globalização, Integração Regional e Mercosul
title_full_unstemmed Globalização, Integração Regional e Mercosul
title_sort Globalização, Integração Regional e Mercosul
author Zanella, Cristine Koehler
author_facet Zanella, Cristine Koehler
Ilha, Adayr da Silva
Seitenfus, Ricardo Antônio Silva
author_role author
author2 Ilha, Adayr da Silva
Seitenfus, Ricardo Antônio Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanella, Cristine Koehler
Ilha, Adayr da Silva
Seitenfus, Ricardo Antônio Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Globalização
Integração
Mercosul
topic Globalização
Integração
Mercosul
description O processo de integração do Mercosul, no moldes em que foi idealizado no Tratado de Assunção, encontra-se estagnado. Considerando esta realidade o presente trabalho busca analisar a influência da globalização para esta situação e questionar a oportunidade mesmo da integração. Para tanto, parte-se de uma observação do fenômeno da globalização, suas forças dinâmicas e suas implicações. Segue-se analisando a integração como forma de atuação dos Estados no cenário mundial e a influência das forças econômicas na conformação deste processo – especialmente no âmbito do Mercosul. Por fim, discorre-se sobre a necessidade e o molde que deveria assumir a integração em países subdesenvolvidos. Do estudo resultou que a mencionada estagnação decorre, em grande parte, do fato de os estados membros terem realizado apenas as etapas que viabilizaram a liberalização comercial e não terem aprofundado mais a integração. Isso, porém, não exclui a importância da integração pois verificou-se que, assim como os desenvolvidos, os países subdesenvolvidos também tem a ganhar com ela, mas para estes, á diferença daqueles, exige-se uma participação mais ativa do Estado. A partir do que foi pesquisado, conclui-se elencando uma série de posturas que se acredita deveriam ser assumidas pelos Estados-membros do bloco para operacionalizar o Mercosul em bases mais sólidas e solidárias.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1393
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1393
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1393/814
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 18 n. 2 (2005); 33-40
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1788536227750739968