HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/15083 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades sociais de professores do Ensino Fundamental atuantes em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. As habilidades sociais foram avaliadas através do Inventário de Habilidades Sociais. Dos 65 professores avaliados: 34 foram identificados com repertório bastante elaborado de habilidades sociais; 9 com bom repertório; 3 com repertório médio; 6 com repertório abaixo da média e 13 com indicação para treinamento em habilidades sociais. A partir desse estudo, pode-se pensar em formas de aumentar o repertório de habilidades sociais do professor para a qualidade nas interações entre professor e aluno. |
id |
UFSM-10_45c06c9e45a6ec6e66bbcf1068e77b34 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15083 |
network_acronym_str |
UFSM-10 |
network_name_str |
Sociais e Humanas |
repository_id_str |
|
spelling |
HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIOHabilidades sociaisProfessorEnsino fundamental.O presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades sociais de professores do Ensino Fundamental atuantes em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. As habilidades sociais foram avaliadas através do Inventário de Habilidades Sociais. Dos 65 professores avaliados: 34 foram identificados com repertório bastante elaborado de habilidades sociais; 9 com bom repertório; 3 com repertório médio; 6 com repertório abaixo da média e 13 com indicação para treinamento em habilidades sociais. A partir desse estudo, pode-se pensar em formas de aumentar o repertório de habilidades sociais do professor para a qualidade nas interações entre professor e aluno.Universidade Federal de Santa Maria2015-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/15083Revista Sociais e Humanas; v. 27 n. 3 (2014); 108-1202317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/15083/pdfCarneiro, Rachel ShimbaGabriel, Maria Angélica Oliveirade Assis, Monique RibeiroGomes, Angela da SilvaPereira, Jaqueline SampaioViveiros, JéssicaMendes, Jorgedos Reis, Tatiane ParrineNascimento, Vera Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:20:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15083Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:20:41Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title |
HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
spellingShingle |
HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO Carneiro, Rachel Shimba Habilidades sociais Professor Ensino fundamental. |
title_short |
HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_full |
HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_fullStr |
HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_full_unstemmed |
HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
title_sort |
HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO |
author |
Carneiro, Rachel Shimba |
author_facet |
Carneiro, Rachel Shimba Gabriel, Maria Angélica Oliveira de Assis, Monique Ribeiro Gomes, Angela da Silva Pereira, Jaqueline Sampaio Viveiros, Jéssica Mendes, Jorge dos Reis, Tatiane Parrine Nascimento, Vera Lúcia |
author_role |
author |
author2 |
Gabriel, Maria Angélica Oliveira de Assis, Monique Ribeiro Gomes, Angela da Silva Pereira, Jaqueline Sampaio Viveiros, Jéssica Mendes, Jorge dos Reis, Tatiane Parrine Nascimento, Vera Lúcia |
author2_role |
author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Rachel Shimba Gabriel, Maria Angélica Oliveira de Assis, Monique Ribeiro Gomes, Angela da Silva Pereira, Jaqueline Sampaio Viveiros, Jéssica Mendes, Jorge dos Reis, Tatiane Parrine Nascimento, Vera Lúcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habilidades sociais Professor Ensino fundamental. |
topic |
Habilidades sociais Professor Ensino fundamental. |
description |
O presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades sociais de professores do Ensino Fundamental atuantes em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. As habilidades sociais foram avaliadas através do Inventário de Habilidades Sociais. Dos 65 professores avaliados: 34 foram identificados com repertório bastante elaborado de habilidades sociais; 9 com bom repertório; 3 com repertório médio; 6 com repertório abaixo da média e 13 com indicação para treinamento em habilidades sociais. A partir desse estudo, pode-se pensar em formas de aumentar o repertório de habilidades sociais do professor para a qualidade nas interações entre professor e aluno. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/15083 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/15083 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/15083/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sociais e Humanas; v. 27 n. 3 (2014); 108-120 2317-1758 0103-0620 reponame:Sociais e Humanas instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Sociais e Humanas |
collection |
Sociais e Humanas |
repository.name.fl_str_mv |
Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com |
_version_ |
1799944177819058176 |