HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Rachel Shimba
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Gabriel, Maria Angélica Oliveira, de Assis, Monique Ribeiro, Gomes, Angela da Silva, Pereira, Jaqueline Sampaio, Viveiros, Jéssica, Mendes, Jorge, dos Reis, Tatiane Parrine, Nascimento, Vera Lúcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/15083
Resumo: O presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades sociais de professores do Ensino Fundamental atuantes em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. As habilidades sociais foram avaliadas através do Inventário de Habilidades Sociais. Dos 65 professores avaliados: 34 foram identificados com repertório bastante elaborado de habilidades sociais; 9 com bom repertório; 3 com repertório médio; 6 com repertório abaixo da média e 13 com indicação para treinamento em habilidades sociais. A partir desse estudo, pode-se pensar em formas de aumentar o repertório de habilidades sociais do professor para a qualidade nas interações entre professor e aluno.
id UFSM-10_45c06c9e45a6ec6e66bbcf1068e77b34
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15083
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIOHabilidades sociaisProfessorEnsino fundamental.O presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades sociais de professores do Ensino Fundamental atuantes em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. As habilidades sociais foram avaliadas através do Inventário de Habilidades Sociais. Dos 65 professores avaliados: 34 foram identificados com repertório bastante elaborado de habilidades sociais; 9 com bom repertório; 3 com repertório médio; 6 com repertório abaixo da média e 13 com indicação para treinamento em habilidades sociais. A partir desse estudo, pode-se pensar em formas de aumentar o repertório de habilidades sociais do professor para a qualidade nas interações entre professor e aluno.Universidade Federal de Santa Maria2015-03-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/15083Revista Sociais e Humanas; v. 27 n. 3 (2014); 108-1202317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/15083/pdfCarneiro, Rachel ShimbaGabriel, Maria Angélica Oliveirade Assis, Monique RibeiroGomes, Angela da SilvaPereira, Jaqueline SampaioViveiros, JéssicaMendes, Jorgedos Reis, Tatiane ParrineNascimento, Vera Lúciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:20:41Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/15083Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:20:41Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
spellingShingle HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Carneiro, Rachel Shimba
Habilidades sociais
Professor
Ensino fundamental.
title_short HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_full HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_fullStr HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_full_unstemmed HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
title_sort HABILIDADES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
author Carneiro, Rachel Shimba
author_facet Carneiro, Rachel Shimba
Gabriel, Maria Angélica Oliveira
de Assis, Monique Ribeiro
Gomes, Angela da Silva
Pereira, Jaqueline Sampaio
Viveiros, Jéssica
Mendes, Jorge
dos Reis, Tatiane Parrine
Nascimento, Vera Lúcia
author_role author
author2 Gabriel, Maria Angélica Oliveira
de Assis, Monique Ribeiro
Gomes, Angela da Silva
Pereira, Jaqueline Sampaio
Viveiros, Jéssica
Mendes, Jorge
dos Reis, Tatiane Parrine
Nascimento, Vera Lúcia
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Rachel Shimba
Gabriel, Maria Angélica Oliveira
de Assis, Monique Ribeiro
Gomes, Angela da Silva
Pereira, Jaqueline Sampaio
Viveiros, Jéssica
Mendes, Jorge
dos Reis, Tatiane Parrine
Nascimento, Vera Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Habilidades sociais
Professor
Ensino fundamental.
topic Habilidades sociais
Professor
Ensino fundamental.
description O presente estudo teve como objetivo investigar as habilidades sociais de professores do Ensino Fundamental atuantes em duas escolas públicas do Rio de Janeiro. As habilidades sociais foram avaliadas através do Inventário de Habilidades Sociais. Dos 65 professores avaliados: 34 foram identificados com repertório bastante elaborado de habilidades sociais; 9 com bom repertório; 3 com repertório médio; 6 com repertório abaixo da média e 13 com indicação para treinamento em habilidades sociais. A partir desse estudo, pode-se pensar em formas de aumentar o repertório de habilidades sociais do professor para a qualidade nas interações entre professor e aluno.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/15083
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/15083
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/15083/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 27 n. 3 (2014); 108-120
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944177819058176