GOVERNANÇA PÚBLICA: UMA LEITURA ACERCA DOS INDICADORES SUBJETIVOS DE QUALIDADE DE VIDA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Candido, Helena Hinke Dobrochinski
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dreher, Marialva Tomio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/6041
Resumo: A governança pública é vista como um processo de gestão compartilhada dos interesses públicos. É conduzida pela articulação dos sujeitos, das instituições e dos poderes executivos em sistemas que promovem transparência, participação e democracia. Pela complexidade, a governança se utiliza de procedimentos de avaliação e controle, entre eles, indicadores de qualidade de vida que procuram evidenciar os esforços públicos na promoção do bem estar. No entanto, a subjetividade é pouco considerada na definição das estratégias que, geralmente no discurso, incentivam a participação e a cidadania. Isto prejudica o processo de governança quanto ao conhecimento sobre como os sujeitos percebem o lugar que vivenciam, bem como minimiza a possibilidade de identificar as opiniões e sentimentos sobre as propostas de uma governança. Diante deste contexto, o objetivo deste estudo é analisar como a governança pública poderia utilizar-se dos indicadores subjetivos de qualidade de vida no direcionamento das estratégias de gestão. Por meio desta pesquisa de caráter bibliográfico, podem-se evidenciar dados que sugerem um repensar no uso dos indicadores de qualidade de vida, demasiadamente valorizados em discursos públicos, porém ainda pouco adequados para atingir a amplitude das questões mais subjetivas.  
id UFSM-10_4efa4278b0df46ed827b8970ade2c3ad
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6041
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling GOVERNANÇA PÚBLICA: UMA LEITURA ACERCA DOS INDICADORES SUBJETIVOS DE QUALIDADE DE VIDAGovernança públicaIndicadores subjetivos de qualidade de vida.A governança pública é vista como um processo de gestão compartilhada dos interesses públicos. É conduzida pela articulação dos sujeitos, das instituições e dos poderes executivos em sistemas que promovem transparência, participação e democracia. Pela complexidade, a governança se utiliza de procedimentos de avaliação e controle, entre eles, indicadores de qualidade de vida que procuram evidenciar os esforços públicos na promoção do bem estar. No entanto, a subjetividade é pouco considerada na definição das estratégias que, geralmente no discurso, incentivam a participação e a cidadania. Isto prejudica o processo de governança quanto ao conhecimento sobre como os sujeitos percebem o lugar que vivenciam, bem como minimiza a possibilidade de identificar as opiniões e sentimentos sobre as propostas de uma governança. Diante deste contexto, o objetivo deste estudo é analisar como a governança pública poderia utilizar-se dos indicadores subjetivos de qualidade de vida no direcionamento das estratégias de gestão. Por meio desta pesquisa de caráter bibliográfico, podem-se evidenciar dados que sugerem um repensar no uso dos indicadores de qualidade de vida, demasiadamente valorizados em discursos públicos, porém ainda pouco adequados para atingir a amplitude das questões mais subjetivas.  Universidade Federal de Santa Maria2013-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/6041Revista Sociais e Humanas; v. 26 n. 1 (2013); 179-1962317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/6041/pdfCandido, Helena Hinke DobrochinskiDreher, Marialva Tomioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:17:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/6041Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:17:16Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv GOVERNANÇA PÚBLICA: UMA LEITURA ACERCA DOS INDICADORES SUBJETIVOS DE QUALIDADE DE VIDA
title GOVERNANÇA PÚBLICA: UMA LEITURA ACERCA DOS INDICADORES SUBJETIVOS DE QUALIDADE DE VIDA
spellingShingle GOVERNANÇA PÚBLICA: UMA LEITURA ACERCA DOS INDICADORES SUBJETIVOS DE QUALIDADE DE VIDA
Candido, Helena Hinke Dobrochinski
Governança pública
Indicadores subjetivos de qualidade de vida.
title_short GOVERNANÇA PÚBLICA: UMA LEITURA ACERCA DOS INDICADORES SUBJETIVOS DE QUALIDADE DE VIDA
title_full GOVERNANÇA PÚBLICA: UMA LEITURA ACERCA DOS INDICADORES SUBJETIVOS DE QUALIDADE DE VIDA
title_fullStr GOVERNANÇA PÚBLICA: UMA LEITURA ACERCA DOS INDICADORES SUBJETIVOS DE QUALIDADE DE VIDA
title_full_unstemmed GOVERNANÇA PÚBLICA: UMA LEITURA ACERCA DOS INDICADORES SUBJETIVOS DE QUALIDADE DE VIDA
title_sort GOVERNANÇA PÚBLICA: UMA LEITURA ACERCA DOS INDICADORES SUBJETIVOS DE QUALIDADE DE VIDA
author Candido, Helena Hinke Dobrochinski
author_facet Candido, Helena Hinke Dobrochinski
Dreher, Marialva Tomio
author_role author
author2 Dreher, Marialva Tomio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Candido, Helena Hinke Dobrochinski
Dreher, Marialva Tomio
dc.subject.por.fl_str_mv Governança pública
Indicadores subjetivos de qualidade de vida.
topic Governança pública
Indicadores subjetivos de qualidade de vida.
description A governança pública é vista como um processo de gestão compartilhada dos interesses públicos. É conduzida pela articulação dos sujeitos, das instituições e dos poderes executivos em sistemas que promovem transparência, participação e democracia. Pela complexidade, a governança se utiliza de procedimentos de avaliação e controle, entre eles, indicadores de qualidade de vida que procuram evidenciar os esforços públicos na promoção do bem estar. No entanto, a subjetividade é pouco considerada na definição das estratégias que, geralmente no discurso, incentivam a participação e a cidadania. Isto prejudica o processo de governança quanto ao conhecimento sobre como os sujeitos percebem o lugar que vivenciam, bem como minimiza a possibilidade de identificar as opiniões e sentimentos sobre as propostas de uma governança. Diante deste contexto, o objetivo deste estudo é analisar como a governança pública poderia utilizar-se dos indicadores subjetivos de qualidade de vida no direcionamento das estratégias de gestão. Por meio desta pesquisa de caráter bibliográfico, podem-se evidenciar dados que sugerem um repensar no uso dos indicadores de qualidade de vida, demasiadamente valorizados em discursos públicos, porém ainda pouco adequados para atingir a amplitude das questões mais subjetivas.  
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/6041
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/6041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/6041/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 26 n. 1 (2013); 179-196
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944177765580800