REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INFÂNCIA INDÓCIL: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luft, Sibila
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/21743
Resumo: Este artigo apresenta os resultados obtidos na pesquisa de Doutorado desenvolvida na Linha de Pesquisa “Educação Especial”, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM, que objetivou conhecer as conhecer as representações produzidas no espaço escolar sobre os alunos indóceis, a partir da análise dos livros de ocorrência. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo efetuada uma análise documental, nos livros de registro de ocorrência, envolvendo alunos dos anos iniciais de uma escola da rede municipal de Ensino Fundamental da cidade Santa Maria/RS, onde analisamos 743 registros, em 5 livros. A coleta ocorreu no período de junho a julho de 2011, com a utilização de diário de campo e fotocópia do material. Para a análise e interpretação dos dados coletados, utilizamos a análise de conteúdo (BARDIM, 1977/2011), e com o aporte teórico da Teoria das Representações Sociais, buscamos conhecer as representações formadas, e seu impacto nas práticas de in/exclusão. No contexto pesquisado, os alunos que apresentam questões de ordem comportamental, indisciplina, agressões a colegas, desacato à professora, são os mais vulneráveis à exclusão do espaço escolar. As medidas e procedimentos adotados pela escola em relação à infância indócil vão desde a exclusão de forma fracionada, por dias (um, dois, três, cinco, sete); ameaças de exclusão, representada na forma de transferência dirigida para outra escola; a ameaça de exclusão de projetos sociais bem como a negação da participação de assistir aula de determinadas disciplinas. A abordagem interdisciplinar pode abrir caminhos e possibilidades, visando a contribuir para as discussões e pesquisas sobre esta temática em questão, crucial para o investimento no campo das Políticas Públicas em Educação, contribuindo, assim, para a permanência destas demandas de alunos na escola, minimizando impactos da exclusão escolar, o que a pesquisa evidenciou como ainda presente.
id UFSM-10_4f2bf79ba4b05c9c8314b8a82d0072bc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21743
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INFÂNCIA INDÓCIL: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RSEste artigo apresenta os resultados obtidos na pesquisa de Doutorado desenvolvida na Linha de Pesquisa “Educação Especial”, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM, que objetivou conhecer as conhecer as representações produzidas no espaço escolar sobre os alunos indóceis, a partir da análise dos livros de ocorrência. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo efetuada uma análise documental, nos livros de registro de ocorrência, envolvendo alunos dos anos iniciais de uma escola da rede municipal de Ensino Fundamental da cidade Santa Maria/RS, onde analisamos 743 registros, em 5 livros. A coleta ocorreu no período de junho a julho de 2011, com a utilização de diário de campo e fotocópia do material. Para a análise e interpretação dos dados coletados, utilizamos a análise de conteúdo (BARDIM, 1977/2011), e com o aporte teórico da Teoria das Representações Sociais, buscamos conhecer as representações formadas, e seu impacto nas práticas de in/exclusão. No contexto pesquisado, os alunos que apresentam questões de ordem comportamental, indisciplina, agressões a colegas, desacato à professora, são os mais vulneráveis à exclusão do espaço escolar. As medidas e procedimentos adotados pela escola em relação à infância indócil vão desde a exclusão de forma fracionada, por dias (um, dois, três, cinco, sete); ameaças de exclusão, representada na forma de transferência dirigida para outra escola; a ameaça de exclusão de projetos sociais bem como a negação da participação de assistir aula de determinadas disciplinas. A abordagem interdisciplinar pode abrir caminhos e possibilidades, visando a contribuir para as discussões e pesquisas sobre esta temática em questão, crucial para o investimento no campo das Políticas Públicas em Educação, contribuindo, assim, para a permanência destas demandas de alunos na escola, minimizando impactos da exclusão escolar, o que a pesquisa evidenciou como ainda presente.Universidade Federal de Santa Maria2016-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2174310.5902/2317175821743Revista Sociais e Humanas; v. 29 n. 2 (2016); 103-1142317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/21743/pdfCopyright (c) 2016 Revista Sociais e Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuft, Sibila2016-12-20T12:08:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/21743Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-12-20T12:08:56Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INFÂNCIA INDÓCIL: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS
title REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INFÂNCIA INDÓCIL: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS
spellingShingle REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INFÂNCIA INDÓCIL: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS
Luft, Sibila
title_short REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INFÂNCIA INDÓCIL: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS
title_full REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INFÂNCIA INDÓCIL: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS
title_fullStr REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INFÂNCIA INDÓCIL: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS
title_full_unstemmed REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INFÂNCIA INDÓCIL: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS
title_sort REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INFÂNCIA INDÓCIL: análise dos registros nos livros de ocorrência em uma escola municipal de Santa Maria/RS
author Luft, Sibila
author_facet Luft, Sibila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luft, Sibila
description Este artigo apresenta os resultados obtidos na pesquisa de Doutorado desenvolvida na Linha de Pesquisa “Educação Especial”, do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM, que objetivou conhecer as conhecer as representações produzidas no espaço escolar sobre os alunos indóceis, a partir da análise dos livros de ocorrência. A pesquisa foi de cunho qualitativo, sendo efetuada uma análise documental, nos livros de registro de ocorrência, envolvendo alunos dos anos iniciais de uma escola da rede municipal de Ensino Fundamental da cidade Santa Maria/RS, onde analisamos 743 registros, em 5 livros. A coleta ocorreu no período de junho a julho de 2011, com a utilização de diário de campo e fotocópia do material. Para a análise e interpretação dos dados coletados, utilizamos a análise de conteúdo (BARDIM, 1977/2011), e com o aporte teórico da Teoria das Representações Sociais, buscamos conhecer as representações formadas, e seu impacto nas práticas de in/exclusão. No contexto pesquisado, os alunos que apresentam questões de ordem comportamental, indisciplina, agressões a colegas, desacato à professora, são os mais vulneráveis à exclusão do espaço escolar. As medidas e procedimentos adotados pela escola em relação à infância indócil vão desde a exclusão de forma fracionada, por dias (um, dois, três, cinco, sete); ameaças de exclusão, representada na forma de transferência dirigida para outra escola; a ameaça de exclusão de projetos sociais bem como a negação da participação de assistir aula de determinadas disciplinas. A abordagem interdisciplinar pode abrir caminhos e possibilidades, visando a contribuir para as discussões e pesquisas sobre esta temática em questão, crucial para o investimento no campo das Políticas Públicas em Educação, contribuindo, assim, para a permanência destas demandas de alunos na escola, minimizando impactos da exclusão escolar, o que a pesquisa evidenciou como ainda presente.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/21743
10.5902/2317175821743
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/21743
identifier_str_mv 10.5902/2317175821743
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/21743/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Sociais e Humanas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Sociais e Humanas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 29 n. 2 (2016); 103-114
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944178113708032