CONSTITUIÇÃO DE 1988: AVANÇOS E RETROCESSOS NA GARANTIA DO DIREITO À EDUCAÇÃO DOS GRUPOS HISTORICAMENTE EXCLUÍDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ewerton da Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Eduardo, Quadrado, Jaqueline Carvalho, Colvero, Ronaldo Bernardino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/37137
Resumo: Neste artigo, apresenta-se o resultado de um estudo bibliográfico e documental realizado com o objetivo de verificar quais as abordagens teórico-metodológicas adotadas para a garantia do direito à educação básica no Brasil após a promulgação da Constituição Federal de 1988, e os avanços e retrocessos na permanência dos grupos historicamente excluídos no ambiente escolar. Os resultados derivaram da primeira parte de uma pesquisa sobre o currículo escolar como posssibilidade para permanência de alunos (as) LGBTTIQ+ no ambiente escolar. Percebe-se uma forte dissonância entre o que está previsto nas legislações brasileiras, e a efetividade ao acesso e a permanência dos grupos historicamente excluídos nos espaços escolares. Conclui-se reiterando a proposição de uma política de transformar a escola em espaço plural e democrático, considerando que todas as formas de ser e existir estejam presentes.
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