EFEITOS DE OUTSOURCING E OFFSHORING EM UMA ORGANIZAÇÃO TRANSNACIONACIONAL: FOCO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/730 |
Resumo: | Estabeleceu-se como objetivo para a pesquisa investigar os principais efeitos causados poroutsourcing (terceirização) e offshoring (expatriação) nas relações de trabalho e no ambienteorganizacional, especificamente por meio da percepção dos funcionários de uma corporaçãoenvolvida há décadas em processos de terceirização e que, mais recentemente, adotouoffshoring para o Brasil. Os funcionários percebem melhoras organizacionais trazidas pelosprocessos de expatriação e/ou terceirização? Quais os efeitos positivos e/ou negativos essesprocessos podem trazer para as relações de trabalho? Por meio de análise qualitativa dosquestionários aplicados a pessoas envolvidas em processos de transferências de posições,avaliou-se que as relações de trabalhos e o ambiente interno da organização ficam bastanteafetados quando são utilizados os dois processos. O processo de outsourcing nãoacompanhado de offshoring mostrou-se menos problemático, visto que a empresa contratadajá possui conhecimento do trabalho a ser executado, diferentemente do offshoring, queapresenta resistência dos remanescentes e alto custo de treinamento. Ambos os processos,parecem não cumprir a proposta inicial de drástica redução de custos, e deixam conseqüênciascomo a precarização das relações de trabalho e do clima organizacional. |
id |
UFSM-10_69e29fa403f07c374c937508e5f8ff61 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/730 |
network_acronym_str |
UFSM-10 |
network_name_str |
Sociais e Humanas |
repository_id_str |
|
spelling |
EFEITOS DE OUTSOURCING E OFFSHORING EM UMA ORGANIZAÇÃO TRANSNACIONACIONAL: FOCO NAS RELAÇÕES DE TRABALHORelações de trabalhoTerceirizaçãoOutsourcingOffshoring.Estabeleceu-se como objetivo para a pesquisa investigar os principais efeitos causados poroutsourcing (terceirização) e offshoring (expatriação) nas relações de trabalho e no ambienteorganizacional, especificamente por meio da percepção dos funcionários de uma corporaçãoenvolvida há décadas em processos de terceirização e que, mais recentemente, adotouoffshoring para o Brasil. Os funcionários percebem melhoras organizacionais trazidas pelosprocessos de expatriação e/ou terceirização? Quais os efeitos positivos e/ou negativos essesprocessos podem trazer para as relações de trabalho? Por meio de análise qualitativa dosquestionários aplicados a pessoas envolvidas em processos de transferências de posições,avaliou-se que as relações de trabalhos e o ambiente interno da organização ficam bastanteafetados quando são utilizados os dois processos. O processo de outsourcing nãoacompanhado de offshoring mostrou-se menos problemático, visto que a empresa contratadajá possui conhecimento do trabalho a ser executado, diferentemente do offshoring, queapresenta resistência dos remanescentes e alto custo de treinamento. Ambos os processos,parecem não cumprir a proposta inicial de drástica redução de custos, e deixam conseqüênciascomo a precarização das relações de trabalho e do clima organizacional.Universidade Federal de Santa Maria2009-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/730Revista Sociais e Humanas; v. 22 n. 1 (2009); 73-842317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/730/502Costa, Rodrigo Ferreira daFaria, Marina Dias deCarvalho, José Luis Felício dos Santos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:09:19Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/730Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:09:19Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EFEITOS DE OUTSOURCING E OFFSHORING EM UMA ORGANIZAÇÃO TRANSNACIONACIONAL: FOCO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO |
title |
EFEITOS DE OUTSOURCING E OFFSHORING EM UMA ORGANIZAÇÃO TRANSNACIONACIONAL: FOCO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO |
spellingShingle |
EFEITOS DE OUTSOURCING E OFFSHORING EM UMA ORGANIZAÇÃO TRANSNACIONACIONAL: FOCO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO Costa, Rodrigo Ferreira da Relações de trabalho Terceirização Outsourcing Offshoring. |
title_short |
EFEITOS DE OUTSOURCING E OFFSHORING EM UMA ORGANIZAÇÃO TRANSNACIONACIONAL: FOCO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO |
title_full |
EFEITOS DE OUTSOURCING E OFFSHORING EM UMA ORGANIZAÇÃO TRANSNACIONACIONAL: FOCO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO |
title_fullStr |
EFEITOS DE OUTSOURCING E OFFSHORING EM UMA ORGANIZAÇÃO TRANSNACIONACIONAL: FOCO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO |
title_full_unstemmed |
EFEITOS DE OUTSOURCING E OFFSHORING EM UMA ORGANIZAÇÃO TRANSNACIONACIONAL: FOCO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO |
title_sort |
EFEITOS DE OUTSOURCING E OFFSHORING EM UMA ORGANIZAÇÃO TRANSNACIONACIONAL: FOCO NAS RELAÇÕES DE TRABALHO |
author |
Costa, Rodrigo Ferreira da |
author_facet |
Costa, Rodrigo Ferreira da Faria, Marina Dias de Carvalho, José Luis Felício dos Santos de |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Marina Dias de Carvalho, José Luis Felício dos Santos de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rodrigo Ferreira da Faria, Marina Dias de Carvalho, José Luis Felício dos Santos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relações de trabalho Terceirização Outsourcing Offshoring. |
topic |
Relações de trabalho Terceirização Outsourcing Offshoring. |
description |
Estabeleceu-se como objetivo para a pesquisa investigar os principais efeitos causados poroutsourcing (terceirização) e offshoring (expatriação) nas relações de trabalho e no ambienteorganizacional, especificamente por meio da percepção dos funcionários de uma corporaçãoenvolvida há décadas em processos de terceirização e que, mais recentemente, adotouoffshoring para o Brasil. Os funcionários percebem melhoras organizacionais trazidas pelosprocessos de expatriação e/ou terceirização? Quais os efeitos positivos e/ou negativos essesprocessos podem trazer para as relações de trabalho? Por meio de análise qualitativa dosquestionários aplicados a pessoas envolvidas em processos de transferências de posições,avaliou-se que as relações de trabalhos e o ambiente interno da organização ficam bastanteafetados quando são utilizados os dois processos. O processo de outsourcing nãoacompanhado de offshoring mostrou-se menos problemático, visto que a empresa contratadajá possui conhecimento do trabalho a ser executado, diferentemente do offshoring, queapresenta resistência dos remanescentes e alto custo de treinamento. Ambos os processos,parecem não cumprir a proposta inicial de drástica redução de custos, e deixam conseqüênciascomo a precarização das relações de trabalho e do clima organizacional. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/730 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/730 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/730/502 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sociais e Humanas; v. 22 n. 1 (2009); 73-84 2317-1758 0103-0620 reponame:Sociais e Humanas instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Sociais e Humanas |
collection |
Sociais e Humanas |
repository.name.fl_str_mv |
Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com |
_version_ |
1799944176518823936 |