Uma Investigação Sobre A Crise Dos Fundamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: koff, Rogério Ferrer
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1057
Resumo: Este artigo pretende discutir algumas consequências da aceitação da tese da " crise dos fundamentos" - episódio que demarcamos em relação ao século XIX, a partir de três autores principais: Marx, Nietzsche e Dilthey. Entretanto, grande parte das noções aqui apresentadas surgem na forma de um diálogo com o professor Márcio Tavares d'Amaral, em função de seus argumentos em função do episódio da " Morte de Deus". Dividimos a apresentação em três partes. Na primeira, a exposição está centrada na tese nietzscheana sobre a Morte de Deus, na análise historicista e crítica da metafísica de Dilthey e em duas possíveis interpretações do fenômeno da ideologia em Marx. Na segunda parte uma análise das principais antinomias decorrentes da aceitação do relativismo. Finalmente, indicamos que a tese da aunsência de fundamentos constitui unicamente uma crise da idéia de fundamento, e não uma experiência ontológica capaz de destruir as expectativas em torno de um humanismo contemporâneo.
id UFSM-10_6bcfe12cf4e1ed8728f008d27c38095c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1057
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling Uma Investigação Sobre A Crise Dos FundamentosEste artigo pretende discutir algumas consequências da aceitação da tese da " crise dos fundamentos" - episódio que demarcamos em relação ao século XIX, a partir de três autores principais: Marx, Nietzsche e Dilthey. Entretanto, grande parte das noções aqui apresentadas surgem na forma de um diálogo com o professor Márcio Tavares d'Amaral, em função de seus argumentos em função do episódio da " Morte de Deus". Dividimos a apresentação em três partes. Na primeira, a exposição está centrada na tese nietzscheana sobre a Morte de Deus, na análise historicista e crítica da metafísica de Dilthey e em duas possíveis interpretações do fenômeno da ideologia em Marx. Na segunda parte uma análise das principais antinomias decorrentes da aceitação do relativismo. Finalmente, indicamos que a tese da aunsência de fundamentos constitui unicamente uma crise da idéia de fundamento, e não uma experiência ontológica capaz de destruir as expectativas em torno de um humanismo contemporâneo.Universidade Federal de Santa Maria2010-04-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1057Revista Sociais e Humanas; v. 11 n. 2 (1998); 117-1312317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1057/666koff, Rogério Ferrerinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-19T23:55:54Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1057Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-19T23:55:54Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Investigação Sobre A Crise Dos Fundamentos
title Uma Investigação Sobre A Crise Dos Fundamentos
spellingShingle Uma Investigação Sobre A Crise Dos Fundamentos
koff, Rogério Ferrer
title_short Uma Investigação Sobre A Crise Dos Fundamentos
title_full Uma Investigação Sobre A Crise Dos Fundamentos
title_fullStr Uma Investigação Sobre A Crise Dos Fundamentos
title_full_unstemmed Uma Investigação Sobre A Crise Dos Fundamentos
title_sort Uma Investigação Sobre A Crise Dos Fundamentos
author koff, Rogério Ferrer
author_facet koff, Rogério Ferrer
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv koff, Rogério Ferrer
description Este artigo pretende discutir algumas consequências da aceitação da tese da " crise dos fundamentos" - episódio que demarcamos em relação ao século XIX, a partir de três autores principais: Marx, Nietzsche e Dilthey. Entretanto, grande parte das noções aqui apresentadas surgem na forma de um diálogo com o professor Márcio Tavares d'Amaral, em função de seus argumentos em função do episódio da " Morte de Deus". Dividimos a apresentação em três partes. Na primeira, a exposição está centrada na tese nietzscheana sobre a Morte de Deus, na análise historicista e crítica da metafísica de Dilthey e em duas possíveis interpretações do fenômeno da ideologia em Marx. Na segunda parte uma análise das principais antinomias decorrentes da aceitação do relativismo. Finalmente, indicamos que a tese da aunsência de fundamentos constitui unicamente uma crise da idéia de fundamento, e não uma experiência ontológica capaz de destruir as expectativas em torno de um humanismo contemporâneo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1057
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/1057/666
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 11 n. 2 (1998); 117-131
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944176907845632