RAUL PREBISCH E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO RECENTE LIDERADO POR COMMODITIES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Rodrigo dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5398
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar detidamente a evolução dos preços das commodities no período recente, à luz dos efeitos provenientes do fato, de acordo com a teoria de desenvolvimento das economias agrário-exportadoras de Raul Prebisch. Na introdução, é exposto o cenário recente de alta dos preços das commodities, os reflexos disso no Brasil e a conexão com a análise de Prebisch. Na segunda seção, analisamos individualmente a evolução dos preços das commodities e seus efeitos. Em seguida, na terceira seção, evidenciamos a correlação entre preços de exportação e preços das commodities exportadas pelo Brasil. Na quarta seção, é traçado o quadro da evolução do comércio externo brasileiro, com destaque no crescimento da participação da China. Por fim, a quinta seção é dedicada a apontar os efeitos de uma economia voltada para a exportação de produtos primários, seus efeitos deletérios e possíveis políticas de governo a fim de absorver as vantagens comparativas em tais produtos para a economia como um todo, mais uma vez à luz de Prebisch e sua análise sobre as economias baseadas na exportação de produtos básicos, ou seja, as commodities de hoje.
id UFSM-10_6c3464f33bdb358bbc3a56480ace147b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5398
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling RAUL PREBISCH E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO RECENTE LIDERADO POR COMMODITIESDesenvolvimento econômicocommoditiesEste trabalho tem por objetivo analisar detidamente a evolução dos preços das commodities no período recente, à luz dos efeitos provenientes do fato, de acordo com a teoria de desenvolvimento das economias agrário-exportadoras de Raul Prebisch. Na introdução, é exposto o cenário recente de alta dos preços das commodities, os reflexos disso no Brasil e a conexão com a análise de Prebisch. Na segunda seção, analisamos individualmente a evolução dos preços das commodities e seus efeitos. Em seguida, na terceira seção, evidenciamos a correlação entre preços de exportação e preços das commodities exportadas pelo Brasil. Na quarta seção, é traçado o quadro da evolução do comércio externo brasileiro, com destaque no crescimento da participação da China. Por fim, a quinta seção é dedicada a apontar os efeitos de uma economia voltada para a exportação de produtos primários, seus efeitos deletérios e possíveis políticas de governo a fim de absorver as vantagens comparativas em tais produtos para a economia como um todo, mais uma vez à luz de Prebisch e sua análise sobre as economias baseadas na exportação de produtos básicos, ou seja, as commodities de hoje.Universidade Federal de Santa Maria2013-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5398Revista Sociais e Humanas; v. 26 n. 1 (2013); 197-2162317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5398/pdfBranco, Rodrigo dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:17:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5398Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:17:16Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv RAUL PREBISCH E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO RECENTE LIDERADO POR COMMODITIES
title RAUL PREBISCH E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO RECENTE LIDERADO POR COMMODITIES
spellingShingle RAUL PREBISCH E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO RECENTE LIDERADO POR COMMODITIES
Branco, Rodrigo dos Santos
Desenvolvimento econômico
commodities
title_short RAUL PREBISCH E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO RECENTE LIDERADO POR COMMODITIES
title_full RAUL PREBISCH E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO RECENTE LIDERADO POR COMMODITIES
title_fullStr RAUL PREBISCH E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO RECENTE LIDERADO POR COMMODITIES
title_full_unstemmed RAUL PREBISCH E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO RECENTE LIDERADO POR COMMODITIES
title_sort RAUL PREBISCH E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO BRASILEIRO RECENTE LIDERADO POR COMMODITIES
author Branco, Rodrigo dos Santos
author_facet Branco, Rodrigo dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Rodrigo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento econômico
commodities
topic Desenvolvimento econômico
commodities
description Este trabalho tem por objetivo analisar detidamente a evolução dos preços das commodities no período recente, à luz dos efeitos provenientes do fato, de acordo com a teoria de desenvolvimento das economias agrário-exportadoras de Raul Prebisch. Na introdução, é exposto o cenário recente de alta dos preços das commodities, os reflexos disso no Brasil e a conexão com a análise de Prebisch. Na segunda seção, analisamos individualmente a evolução dos preços das commodities e seus efeitos. Em seguida, na terceira seção, evidenciamos a correlação entre preços de exportação e preços das commodities exportadas pelo Brasil. Na quarta seção, é traçado o quadro da evolução do comércio externo brasileiro, com destaque no crescimento da participação da China. Por fim, a quinta seção é dedicada a apontar os efeitos de uma economia voltada para a exportação de produtos primários, seus efeitos deletérios e possíveis políticas de governo a fim de absorver as vantagens comparativas em tais produtos para a economia como um todo, mais uma vez à luz de Prebisch e sua análise sobre as economias baseadas na exportação de produtos básicos, ou seja, as commodities de hoje.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5398
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5398/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 26 n. 1 (2013); 197-216
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944177737269248